Na quinta-feira, 28, os alunos do 7º ano do Colégio Objetivo, fizeram um passeio turístico pedagógico na capital paulista. Os alunos foram acompanhados pela professora de Língua Portuguesa e Artes, Ivanilde Borges e da professora Juliana Avancini, de Literatura e Teatro. A Empresa de Turismo Fuga pro Mato, junto com seu monitor, foram os responsáveis pelo passeio. O destino da viagem foi o Museu da Língua Portuguesa, além do belíssimo complexo onde fica a histórica Estação da Luz e assim puderam conhecer um pouco sobre o prédio e a sua funcionalidade, principalmente observar os trens que lá trafegam. A estação foi construída no fim do século XIX com o objetivo de sediar a recém-criada Companhia São Paulo Railway, de origem britânica, assim como de se constituir na parada paulistana de sua linha ferroviária, a qual ia de Santos, no litoral do estado, a Jundiaí, no interior. No Museu da Língua Portuguesa, todos passaram pela Sala de Cinema, onde num filme narrado pela atriz Fernanda Montenegro, puderam aprender sobre a origem da língua e a proporção que tomou durante os séculos.
Inaugurado oficialmente no dia 20 de março, o Museu da Língua Portuguesa abriu suas portas ao público no dia 21 de março de 2006. Em seus três primeiros anos de funcionamento mais de 1.600.000 pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul. O Museu da Língua Portuguesa, dedicado à valorização e difusão do nosso idioma (patrimônio imaterial), apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.
Depois do Museu, foi a vez da Exposição Água na Oca, instalada na própria Oca, no complexo do Parque do Ibirapuera. A exposição contou na maior parte com a itinerancia, onde até fizeram experiência com folhas de papel e água, monitorada por um biólogo. Num espaço de 8000 mil metros quadrados, divididos em três andares, a água em vários momentos da vida, estava presente nas mais diferentes formas, às vezes se tornando imperceptível, mas estava ali, na natureza, nas indústrias, na praça, na nossa casa, na nossa vida.
Durante o ano, o Colégio proporciona aos alunos cerca de duas viagens, todas elas de cunho pedagógico e cultural. No início do mês de abril, os alunos do 1º ao 6º ano foram para a cidade de Americana visitar a Editora Adonis e excursionar pelo Zoológico, onde o que aprenderam fazem parte dos projetos que estão sendo desenvolvidos no Colégio.
Até o final deste mês, os alunos do 3º ao 5º ano, devem visitar o Memorial Casa Menotti Dell Picchia, bem como os demais Museus que perfazem o complexo do Parque Juca Mulato. Os alunos já estão empenhados no Projeto da XXXª Semana Juca Mulato, onde a professora Juliana Avancini, com as demais professoras dessas séries se empenharão num Sarau que será realizado em agosto, mês em que se comemora a semana. A professora também fez pequenas palestras e debates com todas as séries do período da tarde, contando a história, levando vídeos para que um trabalho intensificador possa estimular os alunos.