Desde sua implantação com o atual modelo em parceria com a Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira (Ascorsi) em abril de 2011, o recolhimento de lixo reciclável ( coleta seletiva) pretende atingir a partir desta segunda-feira (18) , 100 % de abrangência dentro da área urbana, com a incorporação de 13 novas localidades, todas da zona leste da cidade: Cubatão, Vila Izaura, Vila Ilze, Jardim Itamaracá, Jardim Ivete, Jardim Bonfim, Jardim Magali, Jardim Raquel, Jardim Tropical , Jardim São Francisco, Vila Maria , Macumbê e Conjunto São Judas Tadeu.
A exemplo do que ocorreu nos demais bairros da cidade desde início da atividade de recolhimento da coleta seletiva, a direção administrativa da Ascorsi realizou um trabalho de preparação junto à população destes bairros objetivando a conscientização para que sejam separados o lixo reciclável do lixo orgânico. A educadora ambiental Mariah Paola de Arruda lembra que os problemas mais comuns em início de atividade dizem respeito à mistura de detritos no meio do material reciclável. “ É importante que as pessoas se conscientizem que não devem misturar papel higiênico, restos de comida, fraldas descartáveis e outros materiais orgânicos já que todo material reciclável é processado pelos nossos cooperados”, advertiu. Devem ser colocados nas calçadas para que um caminhão especialmente designado para esta função pela empresa EPPO faça o recolhimento a partir das 6h da manhã de materiais específicos como papel, papelão, plásticos, embalagens PET, vidros , embalagens longa vida.
Preparativos
Mariah contou que já há pelo menos 30 dias vem sendo uma campanha intensiva para conscientizar a população destes bairros. Além de anúncios veiculados ma mídia local, ela contou com a ajuda de aprendizes do Jovem em Ação para distribuir folhetos explicativos. “ Batemos de porta em porta, esclarecendo como vai funcionar a coleta. Torcemos para que este trabalho resulte numa conscientização efetiva”, declarou.
Depois de atingir este estágio de maturação o projeto prevê levar a ideia para os chamados ‘bairros rurais’, como Eleutério, Barão Ataliba , Rio Manso e Ponte Nova.
A coleta seletiva é processada na sede da Ascorsi e gera rendimento para seus cooperados