Com premiações quase simultâneas do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o prefeito Toninho Bellini é um dos convidados a participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+ 20, que acontece dentro de algumas semanas no Rio de Janeiro. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itapira deve expor no evento algumas das ações ambientais que tem colocado em prática e Bellini poderá estar presente em reuniões e debates da cúpula, que colocará lado a lado alguns dos principais líderes mundiais.
A última premiação recebida pelo prefeito Toninho Bellini veio do Ministério do Meio Ambiente. Na qualidade de um dos diretores do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Circuito das Águas Paulista, ele também teve seu trabalho reconhecido pelo Ministério. Isso porque o Prêmio “Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana” levou em conta as atividades desenvolvidas pelo consórcio e também aquelas realizadas em cada um dos municípios associados. Com isso, o Consórcio ficou à frente do Rio de Janeiro e de Manaus, segundo e terceiro colocados respectivamente.
Além deste prêmio, Itapira recebeu, há poucas semanas, outros dois reconhecimentos estaduais pela sua atuação na área ambiental. Entre os 645 municípios paulistas, Itapira ficou na 28ª. colocação no programa Município VerdeAzul, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, acima de todos os municípios da região, inclusive os que compõem a Região Metropolitana de Campinas. Ao mesmo tempo, recebeu o primeiro prêmio por sua atuação na Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu, composta por 38 municípios.
Itapira está integrada ao Consórcio de Saneamento desde sua formação, procurando aprimorar ações e técnicas ambientais com resultado de longo prazo no município. Uma das ações do consórcio, com apoio de Itapira, foi a criação da Estação de Transbordo de Lixo em Amparo, para onde será enviado o lixo orgânico coletado em Itapira. Com isso, o aterro sanitário municipal, localizado na estrada Itapira-Jacutinga, deixará de receber resíduos orgânicos, o que evitará grandes problemas no futuro. Para conseguir a instalação da Estação de Transbordo, Bellini, ao lado do presidente do consórcio, Paulo Miotta, prefeito de Amparo, participou de diversas reuniões para assegurar as verbas necessárias ao empreendimento.
No dia 18, sexta-feira, a Estação de Transbordo foi inaugurada em Amparo, com a presença dos doze prefeitos que integram o Consórcio de Saneamento Básico. Atendendo convite de Miotta e do superintendente do consórcio, Hilário Piffer Júnior, Bellini falou em nome de todos os prefeitos. Ele destacou o caráter regional do empreendimento e o empenho de cada um dos municípios para a instalação da estação, que evitará enormes transtornos ambientais nas cidades beneficiadas. O evento teve ainda a presença de representantes dos ministérios da Saúde e do Meio Ambiente e do consultor da presidência da Caixa Econômica Federal e ex-secretário de assuntos federativos da Presidência da República, Vicente Trevas, que destacou: “temos doze prefeitos que integram um novo e moderno grupo de gestores, que realmente enfrentaram os problemas de suas cidades de forma conjunta, visando respostas que dêem resultados a longo prazo”.
Durante o evento, foi apresentado o troféu recebido do Ministério do Meio Ambiente pelo Consórcio de Saneamento. Bellini apresentou o prêmio, ao lado do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itapira, Joaquim Barbosa Júnior, e elogiou a equipe da secretaria pelos trabalhos executados. “O manejo perfeito do aterro sanitário, a recuperação de mata ciliar na zona urbana, o replantio de essências nativas em várias áreas, a criação do projeto Parceiros do Verde com o Fundo Social de Solidariedade, a implantação da coleta seletiva de lixo em parceria com a Ascorsi e com a Secretaria de Serviços Públicos, as ações de conscientização da população e diversas outras atividades melhoraram substancialmente o cuidado com o meio ambiente em Itapira e levaram a estes prêmios, que, na prática, representam melhor qualidade de vida para a população e a ela pertencem”, afirmou.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.