Na segunda-feira, 17, representantes do Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) esperavam quórum suficiente para deliberar sobre um assunto que de certa forma cria um estado de ansiosidade entre alguns conselheiros, pelo fato de uma parcela deles estar se despedindo da função por questões estatutárias. Cada conselheiro pode exercer a função por dois anos consecutivos, renováveis por mais dois anos. É o caso da bióloga Maria Odete Moreira Mello, que nos últimos quatro anos vem exercendo o cargo de presidente do Comdema.
Odete espera conduzir o processo de substituição dela própria e dos demais conselheiros na mesma situação no início de março. A AIPA (Associação Itapirense de Proteção Ambiental) indicou Valdir Inácio de Moraes (titular), Carlos Alexandre de Lima Fiorillo (suplente), Gabriel Inácio de Moraes (titular) e Ronaldo Cesar Barricatti (suplente).
Na próxima quarta-feira , 26, haverá reunião ordinária para se discutir esta questão. Indagada se estava tris.te por se afastar da direção do Comdema, Odete disse que um dos pressupostos elementares da atuação do órgão é exatamente estimular a rotatividade dos seus membros. “Como as reuniões do órgão são abertas ao público, continuarei participando normalmente”, garante.
Ela lista várias ações que tiveram o Comdema como protagonista ao longo dos últimos anos, como por exemplo a elaboração do Código Municipal de Meio Ambiente. Acha ainda que o órgão ganhou visibilidade junto à comunidade local e aponta como evidência o fato de muitas denúncias terem sido encaminhadas e todas elas prontamente averiguadas. Graduada pela USP (Universidade de São Paulo) em Biologia, Odete tem pós-graduação em Gerenciamento Ambiental e em Políticas Públicas. Sua passagem pelo Comdema, segundo enxerga, foi muito positiva para exercitar na prática o que aprendeu neste segundo curso.
Ascorsi
Além disso, ela vivencia com bastante entusiasmo sua condição de coordenadora da equipe que está à frente do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, que beneficia a Ascorsi com patrocínio oficial da famosa estatal.
Josemary Apolinário, uma das representantes da Secretaria de Saúde da Prefeitura, que também se prepara para deixar a função, acha que aqueles que chegam terão redobrado entusiasmo. O advogado Cristiano Florence, que vem se revelando um conselheiro dos mais participativos, indagado se gostaria de ter uma função na diretoria, talvez a de presidente, disse que não cogitou nada neste sentido, mas admitiu que poderia colocar seu nome à disposição, desde que fosse algo consensual. “Acho o trabalho do Comdema importantíssimo”, colocou
Cristiano Florence vem se destacando como um conselheiro dos mais atuantes
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.