Hoje é dia de adiantar os relógios em uma hora a partir da meia noite. Pelo 28º ano consecutivo o governo federal adota a medida que segundo os experts da área contribui para a economia de energia elétrica. A mudança no ponteiro do relógio atingirá neste ano os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, e vai vigorar até dia 16 de fevereiro de 2014.
Embora já conhecido da população, o Horário de Verão costuma dividir opiniões. Entre os que costumam elogiar a medida se encontra um expressivo contingente de brasileiros que adotam a prática de atividades físicas. A professora de Educação Física e empresária Adriana Brandão, da academia Corpo Ativo, diz que de uma forma geral a clientela festeja o novo horário. “O principal benefício é o fato do dia se tornar mais longo. Isso funciona como um grande incentivo àquelas pessoas que adotam um modelo de vida pautado na prática de atividades físicas das mais variadas, não somente nas academias, mas também aquelas que privilegiam uma caminhada, corrida ou um passeio de bicicleta”, opinou. Adriana considera ainda que o efeito da mudança do horário altera pouco o chamado ‘relógio biológico’. “A maioria das pessoas se acostuma rapidamente. Evidentemente que existem aquelas pessoas que demoram um pouco mais para se acostumarem, mas de uma forma geral todos acabam se habituando com a nova situação”, defendeu.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.