Tem início hoje em onze postos montados pela Divisão de Zoonose da Secretaria Municipal de Saúde a primeira etapa da vacinação antirrábica em cães e gatos. O esquema organizado pela Divisão de Zoonoses, sob coordenação do médico veterinário Rodrigo Silva Bertini, prevê vacinação no dia de hoje para as localidades situadas abaixo da margem do Ribeirão da Penha,tendo como referencial o bairro dos Prados, Cubatão, Vila Ilze e Vila Izaura.
No próximo sábado serão atendidos moradores da parte de cima da margem do Ribeirão, tomando como referência a área central da cidade e bairros como Vila Boa Esperança, Santa Cruz, Santa Bárbara, Pé no Chão e toda a área do Penhão. Finalmente, no dia 20 serão atendidos moradores da zona rural. A imunização terá início às 8h00 e se prolonga até às 16h00.
A população estimada de cães gira em torno de 12 mil animais, enquanto que a de gatos, cerca de dois mil. Bertini disse que a meta é vacinar 80% deste total. No ano passado, apesar de todo esquema de divulgação, o comparecimento ficou em torno de 50%. “Temos que melhorar essa cobertura”, afirmou o médico-veterinário. Ele avalia que a população terá um esquema de atendimento muito eficiente e que só não vacinará seu animal quem não quiser. “Elaboramos um planejamento que facilita a vida de todo mundo”, reiterou. Bertini afirmouque a vacina é da melhor procedência e que a equipe está muito bem treinada. Ao todo a campanha de vacinação irá mobilizar em torno de 200 profissionais. Advertiu ainda que em hipótese alguma será entregue vacina para que seja levada para casa.
A vacinação ocorre neste ano em dezembro e não em agosto como normalmente ocorre em decorrência do atraso da entrega das vacinas para a Secretaria Estadual de Saúde, que só recebeu no final de setembro, e também por causa de outras campanhas programadas anteriormente pelo setor de Vigilância Epidemiológica, além da realização das eleições. Os animais deverão ser levados para a vacinação por pessoa adulta, devidamente presos em coleiras e guias, com as respectivas carteiras de vacinação. Cães bravios, ou de grande porte, deverão usar focinheiras. Importante também levar a carteirinha de vacinação.
Causada por vírus, a raiva é uma doença dos animais que pode ocorrer nos homens, sendo a principal zoonose que se conhece. É mortal tanto para os homens quanto para os animais. A melhor forma de prevenção contra a raiva é vacinar cães e gatos. A transmissão da raiva ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado entra no organismo, através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura. No Brasil, o principal animal que transmite a raiva para o homem é o cão. O morcego hematófago é também um importante transmissor da raiva, pois pode infectar bovinos, equinos e outras espécies de morcegos, que também podem transmitir a raiva para o homem.
Locais de vacinação
Escola Estadual Cândido Moura, Escola Estadual Pedro Ferreira Cintra, Escola Municipal de Ensino Fundamental Comendador Virgolino de Oliveira, Izaura da Silva Vieira , Diva Magalhães Raimonti, José Francisco Martins, Wilma Toledo Barros Munhoz, Unidade de Saúde da Família dos bairros Istor Luppi, Cubatão, Vila Ilze e Prados
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.