Apesar de algumas lojas já apresentarem um movimento próximo do esperado, o movimento ainda não é ideal para a maioria dos lojistas. As compras para o Natal ainda estão tímidas, mas a expectativa é de que haja um aumento nesta semana.
Antes do início do período de funcionamento em período prolongado, a ACEI (Associação Comercial e Empresarial de Itapira) fez uma análise e chegou à conclusão de um aumento de 10% nas vendas em relação ao ano passado seria um bom patamar. O ano atípico, com Copa do Mundo e eleições, segundo o presidente José Aparecido da Silva, contribuía para que não se esperasse muito de 2014 como um todo, mas que para o Natal a expectativa era melhor.
Passados os primeiros 10 dias com as lojas abertas até mais tarde a constatação é de que o movimento está começando a crescer. “Consultei a maioria e o que ouvi é que devagar o movimento está crescendo”, revelou Silva. “Acredito que já temos um quadro de evolução em relação a 2013”.
Para Mônica Xavier da Silva, gerente da Donderi Calçados, entretanto, o movimento ainda está aquém do esperado. “Fechamos novembro com um bom movimento, principalmente por causa do Black Friday, mas dezembro começou devagar”, revelou. “Espero que melhore nas duas semanas que faltam para o Natal”.
Marcel Luciano Ferraz, da Elegância Masculina, também aguarda por um aumento nas vendas. “O crescimento está muito pequeno em relação ao ano passado”, disse. “Em 2013 nossa loja era nova, pouco conhecida, mas esse ano não, então espero que haja um aumento”.
Ferraz lembrou de como foram as vendas para o Dia dos Pais e espera que ocorra algo parecido neste Natal. “Fizemos uma promoção durante dois meses e as vendas só aconteceram nos dois dias que antecederam o Dia dos Pais”, explicou.
Para Marta Nogueira, da Via Bella, apesar do pouco movimento, as vendas estão acontecendo. “Quem entra na loja sempre compra, pois sempre priorizar o bom atendimento”, frisou. “O movimento está bom e acredito que irá melhorar”.
Carlos Alberto Moyses, das lojas Moyses Magazine e Moyses Tecidos e vice-presidente da ACEI, tem visto um movimento bom durante o dia, mas no período noturno ainda não. “De dia as lojas estão sempre movimentadas, mas no período da noite ainda é tímido o movimento”, disse. Para ele o movimento deve crescer nos próximos dias. “Esperamos que aumente a procura no período noturno também”, frisou.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.