Na próxima quinta-feira, 19, as paróquias Nossa Senhora da Penha, Santo Antônio, Nossa Senhora Aparecida dos Prados, Santa Rita de Cássia, São Benedito e São Judas Tadeu se reúnem para a celebração do Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A comemoração é realizada sempre após a Festa da Santíssima Trindade, em uma quinta-feira, em referência à Quinta-Feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. A data é calculada contando-se 60 dias depois da Páscoa.
Além da missa, a tradição também prevê a procissão sobre os tapetes elaborados com materiais diversos como materiais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, tampinhas de garrafas, flores e folhas. Cada paróquia da cidade, por meio de seus grupos de jovens e pastorais, ficam responsáveis pela elaboração do tapete em determinados trechos. Imagens alusivas à Eucaristia e outras representando simbologias religiosas compõem as estampas. A confecção começará às 5h00 e durante todo o dia as ruas que compõem o trajeto ficarão impedidas.
Às 16h00, todas as paróquias se reúnem na Matriz de Nossa Senhora da Penha para a missa que será presidida pelo padre João Gonçalves da Silva e contará com a presença dos demais párocos. Em seguida, por volta das 18h00, sai a procissão solene que percorrerá as ruas centrais com destino à Matriz de São Benedito. Na chegada junto ao largo, haverá a bênção do Santíssimo Sacramento.
Com o término dos rituais religiosos, a banda católica Línguas de Fogo faz um show para os fiéis. Barracas de pastel, mini pizza, cachorro quente, roleta e bebidas quentes e geladas também serão montadas no local. No período da manhã, às 8h00, cada paróquia organiza sua missa matinal, sendo algumas em suas matrizes e outras nas comunidades dos bairros pertencentes a cada uma delas.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.