Os dirigentes da Escola de Samba Academia do Samba, baseada no bairro Istor Luppi, realizou uma festa de confraternização entre simpatizantes que participaram dos desfiles da agremiação. A escola foi escolhida pelo jurados que foram designados pela Secretaria de Cultura e Turismo para avaliar os desfiles neste ano, como a campeã do carnaval.
Uma das pessoas mais felizes com o resultado do Carnaval era o comerciante Ademir Aparecido de Freitas. Ele é coordenador da escola, pai de Ana Paula Vicente de Freitas e viúvo de Regina Vicente, fundadora da agremiação. Falecida em março de 2013, aos 50 anos, Regina era uma espécie de líder comunitária no bairro e virou tema da escola no desfile deste ano.
Freitas, de 53 anos, apesar de comovido com a homenagem, diz que não se pode afirmar categoricamente que a escolha do tema tenha sido fator preponderante para o título inédito. “O enredo pode ter contribuído. Mas não existe uma lógica em afirmar que ele foi preponderante. Na minha opinião, a escola se sagrou campeã por que realizou um desfile impecável. Fizemos um trabalho muito bem feito”, resumiu.
Ele calcula que sua escola colocou na avenida cerca de 110 passistas. “Não muito mais do que no ano passado”, segundo observou. Freitas revela ainda que pouco mais da metade dos componentes era do bairro. “Trouxemos pessoas de outros bairros e até de cidades vizinhas”, relatou. A conquista do título do Carnaval, segundo ele, pode reverter este quadro. “A gente imagina que a euforia causada pelo título pode sim animar outras pessoas a participarem conosco no ano que vem. Estamos apostando nisso”, considerou.
Valor
Ele acredita que a comunidade ligada à Escola de Samba deve valorizar sobremaneira o título obtido. Segundo seu raciocínio a escola Império do Samba, que ficou com a segunda colocação, era a favorita. “Era um candidato fortíssimo, que realizou um desfile maravilhoso. Isso deu um valor ainda mais extremo ao nosso campeonato. Temos muito o que comemorar”, concluiu.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.