Carregando aguarde...
Itapira, 02 de Janeiro de 2025
Notícia
12/06/2015 | Conferência Municipal debateu problemas das pessoas com deficiência
O Comdef (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Com Deficiência de Itapira) avaliou de forma bastante positiva os debates ocorridos dentro da 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que foi realizada segunda-feira, 01, no auditório da AIPA (Associação de Preparo do Adolescente). Segundo a presidente do órgão, a terapeuta ocupacional Ana Alice Camargo Barros Munhoz, o ponto alto do encontro foi sua organização.
“Por ser uma primeira conferência, foi muito bem organizada, muito bem estruturada em cima de três eixos principais de discussão. Se não tivemos uma participação mais efetiva em termos numéricos, devemos acrescentar que os debates foram muito bem conduzidos de forma a tirar propostas, as quais, serão encaminhadas para examinar a viabilidade de sua aplicação prática o mais rápido possível. Por meio dos debates realizados, pretendemos trazer problemas do cotidiano para a transformação da política do atendimento à pessoa com deficiência”, entusiasmou-se.
Participaram do encontro pouco mais de 50 pessoas, entre elas, três secretários do atual governo municipal: Flávia Rossi, da Educação; Eliana Assugeni Sobreiro Dias, da Promoção Social, e Luiz Domingues, do Esporte. Destaque ainda para a participação do ex-secretário de Administração e vereador na Câmara Municipal, Carlos Jamarino.
Em três ambientes separados, foram debatidos os três eixos de discussão propostos: gênero, raça e etnia, diversidade sexual e geracional; Órgãos Gestores e Participação Social, e Interação entre os Poderes e Entes Federados. Ao final do encontro foram apresentadas as propostas decorrentes destas mesas.
Eliana Sobreiro se mostrou feliz com o resultado final. “Como espaço de discussão focado neste segmento particular pudemos perceber o quanto ainda temos que avançar em termos de resolução de problemas que afetam o cotidiano destas pessoas”, lembrou. Segundo Eliana, durante os debates os participantes portadores de deficiência pediram que seja solicitado das pessoas em geral que se coloquem na posição de deficientes para examinar soluções práticas no dia a dia para minorar as dificuldades encontradas.
Segundo a secretária, sugestões aparentemente simples, como conscientizar pessoas a não deixar obstáculos em calçadas, nem portões das garagens abertas, foram ventiladas. Outras mais evidentes, como o abuso por parte de pessoas que utilizam vagas de estacionamento destinadas a este público, mereceram menções. “Tudo o que foi debatido e recebeu encaminhamento, será levado ao prefeito Paganini, que irá acolher, não tenho a menor dúvida disto, as propostas tiradas e que dependem do Poder Público Municipal para sua efetivação”, encerrou.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2145 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções