Realizada na manhã do dia 05 no auditório da AIPA (Associação Itapirense de Preparo do Adolescente), a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reuniu mais de 100 pessoas, dentre elas um número significativo de jovens.
O evento teve início com a abertura oficial, com discursos de autoridades e apresentação musical de dois alunos da Casa das Artes. Em seguida, os jovens aprendizes da AIPA e do Jovens em Ação apresentaram algumas propostas elaboradas durante as pré-conferências realizadas nas entidades com várias questões nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte, assistência social, dentre outras.
Uma palestra sobre ‘Políticas e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes’ com o mestre em Serviço Social Edson Mauricio Cabral precedeu a divisão de grupos e discussão aprofundada dos eixos temáticos e apresentação de propostas. “Fizemos um apanhado de idéias e sugestões e agora vamos colocar tudo no papel para a etapa regional. Tudo o que foi discutido será levado adiante para que, lá na frente, possam se tornar leis que melhorem as condições de vida do da criança e do adolescente. Se a gente não discutir esse assunto, como vamos conseguir ações lá na frente?”, indagou a presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente), Rose Martucci.
Ao fim do encontro, foram eleitos ainda os delegados que irão representar o município na conferência regional, dentre eles dois jovens (e um suplente) e quatro adultos. As datas das próximas etapas ainda não foram definidas. “Estamos satisfeitos com o resultado da conferência, principalmente pela grande participação da sociedade. Essa discussão é muito importante e se trata do planejamento para os próximos dez anos. Temos que pensar e tratar disso com cuidado, afinal as crianças são o futuro da nação”, finalizou Rose.