A Associação Ambientalista Copaíba segue engajada em suas atividades de sensibilização ambiental, importante vertente de trabalho da instituição, que há quinze anos promove a defesa e restauração da Mata Atlântica na bacia dos Rios do Peixe e Camanducaia.
Entre as atividades desenvolvidas visando a sensibilização, está o “CONHECENDO O VIVEIRO” que consiste na visitação ao espaço físico do viveiro da Copaíba, onde os estudantes acompanham de perto a rotina do viveiro, conhecem o processo produção de mudas e realizam atividades lúdicas que despertam a curiosidade pelas questões ambientais e a importância vital da defesa da Mata Atlântica.
No mês de março, 60 crianças do programa “Vem Ser”, visitaram o viveiro. O Programa Vem Ser, vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania de Socorro atende cerca de 150 crianças, desenvolvendo atividades para crianças de 07 a 14 anos, promovendo a educação, cidadania e lazer no contra turno do horário escolar.
Várias escolas e entidades da região receberam a visita da Copaíba para apresentação da atividade e devem, dentro em breve, visitar a instituição para esta importante integração entre a comunidade, a instituição e o meio ambiente. A sensibilização ambiental sempre permeou o trabalho da Copaíba que, desde o início de sua atuação, sensibilizou mais de 25.000 pessoas, em sua maioria crianças e adolescentes em idade escolar.
A Educadora Ambiental Tatiana Novaes de Oliveira destaca a importância de trabalhar as questões ambientais e sensibilizar crianças para a preservação da Mata Atlântica. “A construção de uma nova consciência ecológica começa na criança e na sua relação com o meio ambiente e com a sociedade. Além de serem nosso futuro, crianças são naturais multiplicadoras de conhecimento e informação” – afirma.
Poderão participar da atividade “Conhecendo o Viveiro” estudantes dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas localizadas nas bacias do Rio do Peixe e Rio Camanducaia. Para participar, basta que Diretores, Coordenadores ou Professores entrem em contato com a instituição, sinalizando o interesse em ampliar o conhecimento de seus alunos sobre Mata Atlântica e conservação da natureza. A atividade não envolve custo, cabendo ao visitante somente responsabilizar-se pelo transporte dos alunos.
O agendamento das visitas deve ser feito com a Coordenação do Viveiro Florestal através do telefone (19) 3895-8382 ou pelo e-mail [email protected] .
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.