Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade na sessão de terça-feira
A Câmara de Vereadores de Itapira aprovou por unanimidade na sessão da última terça-feira, dia 07, o Projeto de Lei nº 86/2014, de autoria do chefe do Poder Executivo, que dispõe sobre a denominação de Funabashi Yoshio, o Conjunto Habitacional localizado no bairro José Tonolli, com 305 unidades construído através do Programa Minha Casa Minha Vida e Casa Paulista.
Executivo cujo nome é intimamente ligado às atividades da Fábrica de Papel e Papelão Nossa Senhora da Penha S/A, Funabashi era natural da cidade de Cafelândia (SP). Ainda jovem migrou com a família para São Paulo, deixando para trás as atividades agrícolas, atraídos pela incipiente industrialização do país no começo dos anos 1950.
No início dos anos 1960, começou suas primeiras incursões em Itapira, atraído juntamente com seu tio, o saudoso comendador Funabashi Tokuji, pela oportunidade que se descortinava em adquirir o controle de uma Fábrica de Papel e Papelão de propriedade de um empresário polonês. Negócio fechado, as atividades tiveram início em 1º de fevereiro de 1961 e a empresa ganhou o nome de Nossa Senhora da Penha, uma homenagem à Padroeira dos Itapirenses. Com o falecimento do tio em 1973, Funabashi acabou exercendo atribuições cada vez mais importantes no comando da empresa, chegando a cargo de diretor-presidente.
Com um olhar acurado para os negócios, tinha como premissa básica dotar a empresa de uma competitividade que a colocasse sempre no mesmo nível ou à frente dos concorrentes. Por isso mesmo empreendeu diversas viagens ao exterior, mais notadamente ao Japão, onde adquiriu equipamentos que vieram a trazer um processo de modernização que foi decisivo para alavancar a condição de uma das maiores empresas do Brasil em seu segmento de atividade - a 4ª maior do país, estendendo sua atuação para os estados do Paraná e da Bahia.
Em 2004, deixou a direção executiva e passou a ser presidente do Conselho de Administração da empresa.
Além de grande empresário, Funabashi desde muito cedo se identificou com a cidade que o acolheu. Exerceu - sempre com enorme discrição – funções junto à Associação Comercial e Empresarial de Itapira (ACEI), Guarda Mirim, Rotary Clube, do qual foi presidente durante o biênio 1967/1968, entre diversas outras ações comunitárias.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.