Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Janeiro de 2025
Notícia
13/05/2015 | Contemplados do Condomínio Morada Nova recebem orientação sobre animais

 

Durante os encontros regulares realizados no mês passado, as 320 famílias contempladas do Condomínio Morado Nova, que está sendo construído no Loteamento José Tonolli, receberam orientações a respeito do abandono de animais. As instruções foram repassadas pelos membros do COMPA (Conselho Municipal de Proteção dos Animais), que foram especialmente convidados para esclarecer dúvidas e orientar os futuros moradores.

 
Desde o sorteio dos apartamentos, as pessoas engajadas na causa animal do município começaram a se preocupar com a possibilidade do regimento interno do condomínio não aprovar a permanência de animais e, constantemente, o aumento dos índices de abandono.
 
De acordo com os membros do COMPA – presidente Rodrigo
Bertini, secretária Graciana Pereira Machado, segundo secretário Alair Cavallaro Júnior e Rogério Oliveira – o que ficou enfatizado durante o encontro é que, independente do que for decidido quanto à permissão ou não de se manter animais nos apartamentos, o abandono é crime e passível de prisão que pode ir de três meses a um ano e multa, ambos determinados na Lei Federal 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. “Estivemos lá justamente para alertar e orientar quanto à lei e suas implicações e também questões relacionadas quanto à posse responsável e a situação de condomínio, como, por exemplo, manter o animal dentro de casa”, disse Cavallaro Júnior.
 
Como era de se esperar, o encontro trouxe certa apreensão aos moradores, com muitos deles relatando que não desejavam dispor dos animais de estimação. Como o regulamento ainda não foi definido, a discussão deve se arrastar até meados de julho e agosto, quando a ocupação terá início. “Explicamos sobre as responsabilidades que cada um tem pelo animal e, como plano B, sugerimos que eles arrumem um parente ou amigo que possa ficar com o animal no caso de não ser permitido levar. E caso seja aprovada a permanência dos bichos, terá que haver respeito mútuo”, frisou Oliveira.
 
O presidente do COMPA, Rodrigo Bertini, criticou o fato de muitos munícipes terem se ‘acomodado’ diante de algumas situações e tenham passado a transferir algumas de suas responsabilidades ao município. “Se o animal é dele, ele é responsável por tudo o que ele faz”, afirmou. Graciana completou dizendo que é necessário mudar um pouco a consciência das pessoas e fazê-las entender que são elas que precisam levá-los para vacinar, castrar e zelar pelo seu bem estar em geral. “O que não pode é soltar na rua. A UIPA está com lotação máxima, a Zoonoses não recolhe animais e as outras duas ONGs do município não tem sede para abrigar toda essa demanda. Estamos tentando mudar alguma coisa de modo a colocar implicações para o dono, para que ele entenda que a partir do momento que ele adquire um animal é responsável por ele. O abandono vai causar não apenas problemas para o condomínio, mas para o bairro como um todo com animais causando acidentes, sendo atropelados, correndo o risco de morder alguém...”, preocupa-se.
 
De acordo com Letícia Maria Lima, monitora de educação profissional do Senac – instituição responsável por todo o trabalho educativo junto aos moradores –, a participação do COMPA se deu devido à preocupação dos membros quanto ao abandono dos animais, mas seguiu o cronograma rotineiro de reuniões. “Ainda não há outras conversas sobre esse assunto agendadas, mas eles continuam parceiros e os encontros com os moradores também prosseguem normalmente”, disse.
 
Para conhecer melhor a situação com a qual estão lidando, o COMPA solicitou ao Senac que, no próximo contato com as famílias, seja incluído no cadastro a quantidade de animais que cada uma delas tem.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

995 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções