O frio intenso registrado na noite de terça-feira passada acabou impedindo que um número maior de participantes atendessem ao convite formulado pela Casa da Agricultura de Itapira para prestigiar uma palestra especialmente agendada para atender o público pecuarista da cidade. Segundo informou o engenheiro agrônomo chefe da Casa da Agricultura, Ivo Peres Faria, é neste período do ano quando os carrapatos ficam circulando nas pastagens e outras dependências das propriedades rurais iniciando o período de acasalamento.
Para esclarecer aos pecuaristas os cuidados e as técnicas para controle desta praga, a Casa da Agricultura trouxe à Itapira a médica-veterinária Fernanda Baptistella , que presta serviços para a empresa multinacional Bayer . Natural e radicada em Araras, a profissional tem se especializado neste assunto.
Durante aproximadamente uma hora e meia ela falou a estimadas 25 pessoas que deixaram o frio de lado e foram ouvir suas explicações. Em linhas gerais, advertiu aos criadores que por conta do uso incorreto dos carrapaticidas algumas variedades de carrapatos já apresentam maior resistência ao veneno.
Ela abordou as formas corretas de prevenção e manejo, além de discorrer a respeito dos protocolos oficiais para a aplicação deste tipo de insumo. Ivo Faria disse que o uso correto dos carrapaticidas acabam por prevenir problemas futuros. “ Tanto a subdosagem, quanto a superdosagem implicam em problemas sérios. Além de problemas mais específicos como a perda de peso do rebanho, existe sempre o risco dos animais contraírem doenças relacionadas aos carrapatos. Daí nossa preocupação em trazer uma palestra que enfatizasse principalmente o manejo correto”, afirmou.
Ele lamentou ainda o fato do frio ter afastado o público. “ Sinceramente, esperávamos pelo menos o dobro do público que acabou comparecendo. Acho até se for o caso, podermos futuramente voltar a abordar esta questão”, disse.
A médica-veterinária Fernanda Baptistella falou aos itapirenses