Carregando aguarde...
Itapira, 04 de Janeiro de 2025
Notícia
01/09/2013 | Controle de carrapatos atraiu pouco mais de 20 pecuaristas na Casa da Agricultura

 

 
O frio  intenso registrado na  noite de terça-feira passada acabou impedindo que um número maior de participantes atendessem ao convite formulado pela Casa da Agricultura de Itapira para prestigiar uma palestra especialmente agendada para atender  o público pecuarista da cidade. Segundo informou o engenheiro agrônomo chefe da Casa da Agricultura, Ivo Peres Faria, é neste período do ano quando os carrapatos ficam circulando  nas pastagens e outras dependências das propriedades rurais  iniciando o período de acasalamento.
 
Para esclarecer aos pecuaristas os cuidados e as técnicas para controle desta  praga, a Casa da Agricultura trouxe à Itapira  a médica-veterinária Fernanda  Baptistella , que presta serviços para a empresa multinacional Bayer . Natural e radicada em Araras, a profissional tem se especializado neste assunto.
 
Durante   aproximadamente uma hora e meia ela falou a estimadas 25 pessoas que deixaram o frio de lado e foram ouvir suas explicações. Em linhas gerais, advertiu aos criadores que por conta do uso incorreto dos carrapaticidas  algumas variedades de carrapatos já apresentam maior resistência ao veneno.
 
Ela abordou as formas corretas de prevenção e manejo, além de discorrer a respeito dos protocolos oficiais para a aplicação deste tipo de insumo. Ivo Faria disse que  o uso correto dos carrapaticidas acabam  por  prevenir problemas futuros. “ Tanto a subdosagem, quanto a superdosagem implicam em problemas sérios. Além de problemas mais específicos como a perda de peso do rebanho, existe sempre o risco dos animais contraírem doenças relacionadas aos carrapatos. Daí nossa preocupação em trazer uma palestra que enfatizasse principalmente  o manejo correto”, afirmou.
 
Ele lamentou ainda o fato do frio ter afastado o público. “ Sinceramente, esperávamos pelo menos o dobro do público que acabou comparecendo. Acho até se for o caso, podermos futuramente voltar a abordar esta questão”, disse.
 
A médica-veterinária  Fernanda Baptistella falou aos itapirenses
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1162 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções