Toninho Camargo, da Toque de Arte, está apostando no evento
A cada quatro anos o país inteiro altera sua rotina para acompanhar as partidas da seleção brasileira na Copa do Mundo. O torneio dos brasileiros, que têm o esporte como o principal na preferência nacional.
Casas são enfeitadas, o comércio mudasuas vitrines e todo gira em torno do futebol e da seleção brasileira. Este ano, com a Copa sendo disputada no Brasil e a despeito das manifestações contrárias que acontecem nas principais cidades do país, a expectativa cresce na medida em que o início da competição se aproxima. A seleção brasileira abre a Copa diante da Croácia, no dia 12 de junho, às 17h00, na Arena Corinthians, em São Paulo.
No comércio local a expectativa de aumento nas vendas faz com que inúmeras lojas coloquem o verde e o amarelo como cores predominantes em suas vitrines. Tudo para chamar a atenção dos consumidores e aumentar o volume de vendas. “Vamos explorar a Copa para incrementar as vendas”, diz Maycon Moraes Luiz, da rede Pag Menos.
Vale tudo, desde camisas oficiais, camisetas, bonés, chapéus exóticos, bolas, bandeiras, apitos e tudo que lembre futebol, torcida e Copa do Mundo. E, apesar dos protestos que ocorrem em torno da realização da competição em gramados brasileiros, todos apostam no aumento nas vendas.
Enfeites
Para incrementar ainda mais o clima de Copa, a ACEI (Associação Comercial e Empresarial de Itapira) pretende deixar as ruas mais movimentadas com a cara da Copa. Enfeites serão colocados em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo do município.
“Queremos deixar a cidade mais colorida, mais alegre e enfeitada”, explica o presidente José Aparecido da Silva. “A fachada da ACEI já está enfeitada e as ruas também devem ganhar um colorido verde e amarelo”.
Rede do Pag Menos que incrementar vendas durante a Copa
Horário do comércio será liberado
Os dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo não terão horário especial no comércio. Segundo Rafael Pedroso, gerente da ACEI (Associação Comercial e Empresarial de Itapira), não há um horário de fechamento, ficando a cargo dos lojistas a opção por fechar as portas ou manter o estabelecimento aberto durante o horário do jogo.
“Não estabelecemos qualquer horário, deixando a critério de cada um a opção por fechar ou permanecer aberto”, explica Pedroso. “Cada um escolhe o que deseja fazer”.
A seleção brasileira estreia na quinta-feira, 12, às 17h00, diante da Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo-SP. Em seguida enfrenta o México no dia 17, às 16h00, na Arena Castelão, em Fortaleza-CE, e fecha a fase inicial diante de Camarões, no dia 23, às 17h00, no Mané Garrincha, em Brasília-DF.