Como parte das festividades em comemoração ao aniversário de Itapira, o Coral Cidade de Itapira realizará no dia 29 de outubro às 20 horas, na igreja Matriz de Santo Antônio, o XX Encontro de Corais.
O objetivo do encontro é divulgar a cultura através do canto coral, estimular e aprimorar essa prática e proporcionar à população momentos de cultura e lazer com acesso gratuito, não tendo, portanto, caráter competitivo. Cabe salientar que o coral se prepara desde o início do ano e irá apresentar um repertório diversificado, do erudito ao popular.
Além do anfitrião que comemora também 32 anos de atividades, está confirmada a participação dos corais Elohin, Coral Pró-Música e Coral Jovem Sinfônico de São José dos Campos.
Conheça um pouco dos corais:
- O Coral Cidade de Itapira foi fundado em 1979 e registrado no ano seguinte na Federação Paulista de Conjuntos Corais do Estado de São Paulo. O Coral já participou do Mapa Cultural Paulista e participa de diversos encontros de corais e eventos na região e na própria cidade de Itapira. Em 2005, participou de uma gravação da vinheta de Natal do jornal EPTV/Campinas.
Desde julho de 1998 tem como regente a maestrina Marcela Cristina Pereira e seu atual presidente é o coralista José Antonio Secolin, e ainda conta também com a participação do pianista Luís Giovelli.
O Coral é mantido pela Prefeitura Municipal de Itapira através de sua Secretaria de Cultura e Turismo e conta com a dedicação voluntária de seus coralistas e apoio das empresas: Supermercado Antonelli, Vitória Presentes, Supermercado Cubatão, Escola de idiomas Jet Incorporated e Café Amajó. Atualmente possui 46 integrantes.
- O Coral Elohin foi fundado em janeiro de 1991 pelo atual regente Estevão Eduardo Ferreira; é um grupo de voluntários e amantes da arte, passou por uma fase de reformulação no ano de 2010 , onde hoje conta com muitos de seus componentes renovados . Neste ano de 2011 o coral Elohim representará São João da Boa Vista no Mapa Cultural Paulista; têm em seu repertório os mais diversos estilos musicais e em seu coração um amor incondicional à música. Trabalham sempre para superar as dificuldades, pois é um grupo de amadores que cantam somente por amor.
Sem ajuda do poder público ou privado sempre que podem representam sua cidade de origem: São João da Boa Vista-SP .O Coral Elohin conta hoje com aproximadamente 22 componentes.
- O Coral “Pró-Música” foi formado em agosto de 1986, com alguns membros do Coral dos Jovens e do Madrigal Pró-Música. Seu primeiro concerto foi em agosto de 2004, para comemorar os 15 anos de regência da Bia. Este coral se apresenta em encontros, eventos diversos e também em festas e missas.
O grupo conta com 42 integrantes e seu repertório é bastante variado; o grupo canta músicas folclóricas holandesas e brasileiras, além de arranjos tradicionais e contemporâneos em vários idiomas. A regente Beatriz Erlenne Dokkedal, carinhosamente a Bia é formada em piano e fez o curso de regência e composição na UNICAMP. Além deste coral, ela dá aulas de canto e rege também o Madrigal In Casa, que ela própria fundou com o principal intuito de aprofundar seus conhecimentos de regência coral.
- O Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos foi criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em setembro de 2005, com o objetivo de educar por meio da música, formando novas platéias e futuros cantores profissionais. O projeto oferece 150 vagas para jovens com idades entre 16 e 32 anos, divididos em três turmas: Coro Iniciante, Coro Avançado e Coro Semi Profissional. No repertório constam obras como Requiem, Missa em dó menor, Missa da Coroação (Mozart), Requiem (Fauré), Membra Jesu Nostri (Buxtehude), Missa St. Nicolai (Haydn), Fantasia Coral (Beethoven), Lobgesang (Mendelssohn), The King Arthur (Purcell), Stabat Mater (Pergolesi), Carmina Burana (Orff), 9ª Sinfonia (Beethoven), Gloria (Vivaldi), Oratório de Natal (Saint-Saëns), Missa em Sol (Schubert), Romancero Gitano (Tedesco), As sete palavras de Cristo na Cruz (Schütz) música brasileira erudita e popular, coros de óperas, negro spirituals, entre outras. Em 2010, o Coro Jovem recebeu da Câmara dos Vereadores o Diploma de Reconhecimento Público pelo trabalho realizado na cidade de São José dos Campos. O regente é Sérgio Wernec Jr, tenor e pianista, graduado em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Participou de Workshops com os Maestros Helmuth Rilling (Alemanha), Eric Whitacre (EUA), Henrique Gregori. Fez parte do quadro de cantores do Coro de Câmara e Coro da Osesp e desde 2002, passou a integrar o Coral Paulistano do Teatro Municipal de SP.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.