Uruguai e Costa Rica realizaram neste sábado (14) a partida de abertura do Grupo D da Copa do Mundo 2014 no Castelão, em Fortaleza (CE) e a Costa Rica, de virada, saiu de campo com a vitória pelo placar de 3 a 1.
O jogo se mostrou bastante truncado em seus primeiros minutos. O Uruguai procurava sair para o ataque, mas a Costa Rica priorizava a marcação e impedia os avanços dos uruguaios.
A primeira boa chance de gol aconteceu aos 11 minutos, quando Ruíz tentou cabecear bola na área, porém não conseguiu colocá-la na direção do gol defendido por Muslera. A resposta uruguaia veio aos 16, com Cavani, que também desperdiçou boa chance de abrir o placar.
Aos 20, o Uruguai teve pênalti marcado a seu favor quando Lugano foi puxado na área por Díaz. Cavani foi para a cobrança e colocou os uruguaios na frente do placar em Fortaleza.
A Costa Rica respondeu aos 26 minutos no chute de Campbell, que passou com perigo pela meta de Muslera. Depois, foi a vez de González aproveitar rebote e exigir a defesa do arqueiro uruguaio. A pressão da equipe centro-americana se mostrava intensa.
Ruíz cobrou escanteio aos 42 e Muslera não conseguiu ir para a bola, que sobrou para González tentar a finalização. No entanto, a chance do empate da Costa Rica foi desperdiçada.
No começo da etapa final, Duarte completou de cabeça cobrança de falta de Bolaños e Muslera foi para a defesa. No rebote, o jogador da Costa Rica acabou desperdiçando a chance de empatar o confronto.
Campbell, aos oito minutos do segundo tempo, marcou o gol de empate da Costa Rica, aproveitando rebote da defesa uruguaia e tentando o chute que Muslera não conseguiu defender.
A Costa Rica rapidamente manteve a pressão e Duarte fez o gol da virada, depois de nova cobrança de falta de Bolaños, ao tocar de cabeça na bola e mandá-la no canto esquerdo do gol defendido por Muslera.
A pressão do time da América Central continuou forte, aproveitando os espaços que conseguia para chegar ao ataque. O Uruguai procurava reagir e Cavani cruzou na área aos 24 e a defesa da Costa Rica fez o corte. No escanteio seguinte, Cavani se arriscou no cabeceio e exigiu a defesa de Navas.
Ureña. que havia acabado de entrar, fez o terceiro gol da Costa Rica aos 39 minutos, ao receber bola lançada por Campbell e aproveitar a saída de Muslera para arrematar.
Nos acréscimos, Maxi Pereira levou o cartão vermelho, o primeiro da Copa do Mundo 2014, ao dar um pontapé em Campbell que tentava segurar a bola no campo de ataque.
Próximos jogos de Costa Rica e Uruguai pelo Grupo D da Copa do Mundo 2014
Uruguai x Inglaterra - 19/jun - 16h00 - Arena São Paulo (São Paulo-SP)
Itália x Costa Rica - 20/jun - 13h00 - Arena Pernambuco (Recife-PE)
Ficha Técnica
Uruguai 1 x 3 Costa Rica
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE);
Árbitro: Felix Brych (ALE);
Auxiliares: Mark Borsch e Stefan Lupp (ambos da ALE);
Uruguai: Muslera, Maxi Pereira, Lugano, Godín e Caceres; Arévalo Rios, Gargano (Álvaro González), Cristian Rodríguez (Abel González), Stuani; Forlán (Lodeiro) e Cavani.
Técnico: Óscar Tabárez.
Costa Rica: Navas; Umaña, González e Duarte; Gamboa, Tejeda (Cubero), Borges e Díaz; Bolaños (Barrantes), Ruiz (Ureña) e Campbell.
Técnico: Jorge Luis Pinto.
Gols: Cavani (URU) aos 21 (pên) do primeiro tempo. Campbell (CRC) aos 8, Duarte (CRC) aos 12 e Ureña (CRC) aos 39 do segundo tempo.
CA: Lugano, Cáceres e Gargano (URU).
CV: Maxi Pereira (URU).
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.