A Casa das Artes de Itapira, em resgate às manifestações da cultura popular, investe na formação da equipe de professores do projeto Batutinha, realizando pesquisas das mais diversas manifestações culturais populares, durante suas reuniões semanais.
Na última sexta, dia 28, o grupo trabalhou com a música “As diferentes culturas se encontram neste lugar”, compartilhando estudos realizados sobre o Bumba-Meu-Boi.
Segundo Danilo Lopes, coordenador do projeto, todos só tem a ganhar com essa iniciativa: "Com esse trabalho estamos desenvolvendo uma linha de pensamento em nossos professores de interesse naquilo que estamos propondo. Além de desenvolver uma educação por meio da arte para os nossos alunos, nosso interesse maior é também formar profissionais na área da arte educação, seja na linguagem da musicalização e da expressão corporal, pois percebemos desde o ano passado que nossa região não possui mão de obra qualificada nesse sentido. Devido a isso formar nossos professores, seja através de práticas artísticas e pesquisas ou em aulas de musica, canto coral e instrumento e também incentivando para a apreciação artística, foi uma de nossas metas. O resultado está sendo tão interessante que pode ser apreciado nas aulas administradas por eles e também nos convites que nossos profissionais estão recebendo para trabalharem em outros projetos que também desenvolvem trabalhos na linha da arte educação”.
Já foram apresentadas pesquisas sobre: Congada, Catira, Folia de Reis, Frevo, Carnaval e Carimbó. Para a próxima reunião está previsto o tema Baião.
A Casa das Artes é uma associação cultural sem fins econômicos e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapira, através das Secretarias de Educação e Cultura, e do Governo Estadual por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), tendo como patrocinadores Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos, Micropack, Allevard, além da assessoria da Direção Cultura e do apoio da LSO Informática
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.