No dia 28 de abril é celebrado o dia mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Esta data é referência no mundo todo, devido à importância das campanhas de prevenção e o trabalho que resguarda a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores nas empresas. O profissional responsável por esta função é o Técnico de Segurança do Trabalho. Nunca se valorizou tanto na história a preservação das condições de trabalho como atualmente. Esta valorização do trabalhador faz com que o mercado absorva em grandes proporções, os profissionais certificados na área.
Na região de Itapira isto não é diferente. Pouco a pouco, os técnicos em Segurança do Trabalho vão sendo encaixados nas empresas e indústrias locais. Um exemplo recente de sucesso é o técnico em Segurança do Trabalho e atual aluno de Química da ETEC João Maria Stevanatto, William Melo. Ele concluiu o curso de Segurança do Trabalho em Dezembro na ETEC e acaba de ser contratado pela empresa Manufatura de Brinquedos Estrela S/A. “Sem dúvida, estou muito feliz por ter sido contratado. Um curso de qualidade, aliado à minha dedicação, fez toda a diferença na minha carreira profissional”, declarou William.
Além de trabalhar dentro de uma empresa, os técnicos em Segurança do Trabalho também podem prestar serviços em forma de consultoria, fazendo vistorias, emitindo pareceres e laudos. O objetivo é cuidar da Segurança e Saúde dos trabalhadores dentro de uma empresa, incentivando o uso correto de EPIs, apontando as adequações necessárias no local, acessibilidade, fazendo mapas de risco, campanhas de prevenção, entre outras ações pontuais. Após um ano e meio de curso, o aluno está apto para realizar todos estas atividades e, portanto, é certificado como técnico em Segurança pela ETEC – Centro Paula Souza. O próximo passo é dar entrada no Ministério do Trabalho para obter o número de registro profissional.
Vestibulinho do 2º semestre
Quem busca uma vaga de emprego no mercado, deve estar ciente da necessidade de se capacitar profissionalmente. De encontro a esta necessidade, estão abertas as inscrições para o vestibulinho na ETEC João Maria Stevanatto, em vários cursos, inclusive em Segurança do Trabalho. As inscrições vão até o dia 15 de Maio e devem ser feitas diretamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. O valor da inscrição é de R$ 25,00. A prova será realizada no dia 16 de junho. Os cursos oferecidos são realizados no período noturno, das 19h às 22h50, com duração de três semestres.
Outra oportunidade oferecida pela ETEC é o ingresso do aluno já no 2º módulo do curso, para quem já tem alguma formação técnica, atua na área ou que possa comprovar conhecimentos específicos. Para entrar no 2º módulo, o candidato deve estar atento ao edital que sairá na mídia local e fazer uma prova de admissão. Os interessados poderão entrar em contato na escola para obter mais informações, às quartas ou sextas-feiras, e falar com a coordenação do curso de Segurança do Trabalho. O telefone de contato é o (19) 3813 4548.
A diretora da ETEC, Débora Ruiz Parejo ressaltou os altos índices de empregabilidade que os cursos técnicos oferecem. “Optar por fazer um curso técnico é uma ótima estratégia para quem deseja uma vaga rápida de emprego. Os nossos alunos assim que terminam o curso, em pouco tempo já conseguem uma colocação no mercado. A empregabilidade é altíssima, por isso mesmo os nossos vestibulinhos são sempre concorridos. Após terminar o curso técnico e adquirir a estabilidade na carreira, o profissional poderá ainda fazer uma graduação ou qualquer outra especialização que deseje. Portanto, quem tiver disponibilidade no período noturno, poderá fazer o vestibulinho e escolher um dos cursos técnicos que a ETEC oferece. Além de serem gratuitos, os cursos têm a certificação de qualidade no ensino do Centro Paula Souza”, finalizou Débora.
Mais informações sobre a ETEC João Maria Stevanatto pelo site www.etecitapira.com.br.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.