Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Janeiro de 2025
Notícia
21/07/2014 | De forma tímida, campanha eleitoral já começa a ser notada nas ruas da cidade

Terminada a Copa do Mundo, o assunto que deverá monopolizar as atenções daqui em diante serão as eleições de outubro, quando os eleitores irão às urnas para eleger o presidente da República, governadores de Estado, um senador, deputado federal e deputado estadual. Com as atenções desviadas para o futebol, somente aquelas pessoas mais antenadas em assuntos políticos acompanharam a definição das escolhas dos partidos.

Itapira terá quatro postulantes a algum tipo de cargo eletivo; três a deputado estadual e um a deputado federal. Concorrerão a uma vaga na Assembleia Legislativa o já deputado por quatro mandatos, José Antonio Barros Munhoz (PSDB); o autônomo André Siqueira ( PSL) e a servidora pública municipal Rosalina Martins Souza (PSOL). O vereador Marcos Paulo da Silva (PRB) vai disputar a uma vaga na Câmara dos Deputados.

Munhoz já colocou a campanha nas ruas. Carros de som circulam pela cidade fazendo propaganda para sua reeleição. Convicto de que tem fôlego para mais quatro anos de mandato, ele acredita que tem cacife para se eleger com votação expressiva.
 
André Siqueira disse que está investindo inicialmente em propagandas de apelo visual, confeccionando placas que terão seu nome e de apoiadores de seu partido, instaladas em Itapira e outras cidades da região. “O dinheiro que dispomos é curto, fruto de contribuições partidárias. Por isso temos que saber como gastar”, afirmou.
 
Colaborador privilegiado da administração do ex-prefeito Toninho Bellini, Siqueira, de 38 anos, não possui experiência eleitoral. Ia disputar a eleição para a Câmara Municipal em 2012, mas teve seu nome indeferido pela Justiça Eleitoral a partir de uma representação movida contra ele pelos adversários por causa de uma pendência com a Justiça Eleitoral. Apesar disso, garante que desde os 20 anos lida com política. Questionado se acredita ter chance de se eleger, Siqueira disse que apesar de acreditar que suas chances são ínfimas, não vê problemas em disputar a eleição. “É uma forma de testar minha popularidade. Na pior das hipóteses tornarei meu nome mais conhecido para futuras empreitadas”, admite. Ele acredita que a sua campanha vai decolar a partir de agosto quando pretende que esteja mais estruturada materialmente falando.
 
Com base eleitoral na Vila Izaura, disse que vai investir também em cidades vizinhas como Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Lindoia, Águas de Lindoia e até em Poá, na grande São Paulo, onde tem parentes. “Já avisei meus parentes que se não aparecer voto meu por lá vou ficar bravo”, brinca.
 
Legado
 
O caso da servidora Rosalina é mais emblemático. Será sua segunda experiência eleitoral. Em 2008, disputou eleição para a Câmara Municipal num momento de enorme fragilidade emocional, quando tinha ficado viúva do esposo Antonio Carlos, também ex-servidor municipal, aquele que de fato tinha, segundo declarou, maior vocação e envolvimento com assuntos políticos. “Disputei a eleição para preservar o legado do meu marido. Sabia que ele ficaria orgulhoso de mim”, comentou.
 
 
Foi por intermédio do falecido esposo que ela conheceu pessoas ligadas ao PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) agremiação de ideologia esquerdista, surgida a partir de dissidentes do PT (Partido dos Trabalhadores). Rosalina disse que não tem este tipo de envolvimento ideológico e aceitou disputar a eleição como uma forma de se envolver mais em assuntos políticos. “Embora uma disputa eleitoral tenha aquele foco de disputar e vencer, no meu caso eu tenho ambições mais modestas. Para mim, se tiver cinco votos, vou soltar rojão porque serão cinco pessoas que acreditaram em minha mensagem. Você não pode conceber um modelo democrático sem participação eleitoral, por mais modesta que ela possa se apresentar”, colocou.
 
Com relação à rede de apoiadores, ela diz que o principal mentor é o metalúrgico e ex-candidato a prefeito, Luiz Carlos Pedroso. “Ele tem me dado muito incentivo. É claro que a partir do momento em que a campanha esquentar terei que gastar muita sola de sapato. Pretendo colocar a cara à tapa. Vou visitar todos os locais onde quiserem me receber”, condicionou. Rosalina tem 47 anos e cinco filhos e reside no bairro Acchiles Galdi.
 
O vereador Marcos Paula da Silva, procurado pela reportagem de A Cidade, disse que em função de sua agenda muito espremida não tinha tempo para conceder entrevista para falar a respeito de sua candidatura.
 
Munhoz acha que pode repetir votação de 2010
 
 
Mais conhecido entre os candidatos de Itapira que estão na disputa eleitoral deste ano, o deputado José Antonio Barros Munhoz (PSDB), 69, vem enfrentando uma autêntica maratona nos últimos dias. Tem visitado cidades de várias regiões do estado de São Paulo. Ele acredita que o trabalho que realizou ao longo dos últimos oito anos na Assembleia Legislativa o credenciam a pelo menos tentar repetir a votação de 2010, quando figurou entre os mais bem votados, com cerca de 183 mil votos.
 
Nas raras oportunidades em que tem dado expediente em seu escritório político na cidade, Munhoz tem comentado que o cenário político que tem se apresentado favorável ao seu partido, destacando que tanto o candidato à presidência, senador Aécio Neves, quanto o governador Geraldo Alckmin, têm aparecido muito bem nas pesquisas de intenção de voto. Nas diversas bases eleitorais que montou, pretende abastecer os partidários com propaganda direcionada para os eleitores locais mostrando realizações conseguidas graças ao seu trabalho. Sua confiança é tamanha que projeta ser o mais votado em muitas cidades da região e em localidades mais distantes.
 
Apesar do ritmo frenético que ele próprio determina em sua agenda, o atual líder do governo na Assembleia admite que deve também atuar como ponta de lança no reforço das candidaturas de Aécio Neves e do atual governador. No caso da campanha presidencial existe a agravante de que quem coordena as ações no estado de São Paulo é o próprio candidato a vice, o senador Aloysio Nunes Ferreira Filho, do qual Munhoz é uma das pessoas mais próximas. Na avaliação que fez, cumprir também este tipo de agenda não vai lhe acarretar dificuldades, pautado na lógica de que ao fazer sua campanha, estará também levando a mensagem dos candidatos a cargos executivos.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

948 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções