No início da semana, 25 agentes da Defesa Civil e da Guarda Municipal participaram de um curso de capacitação em primeiros socorros que foi ministrado pela Cruz Vermelha. A Organização Não Governamental centenária atua em mais de 100 países, focalizando processos de ajuda humanitária em situações de desastres naturais e cenários de guerra.
Conforme esclareceu o funcionário da representação brasileira baseada na cidade de São Paulo, Philipe Sampaio, coordenador de primeiros socorros, a ONG vem intensificando desde o começo do ano o contato com prefeituras do interior de São Paulo, oferecendo o curso com aulas teóricas e práticas. “Desde janeiro já atendemos 27 cidades e a meta é fechar o ano com pelo menos 50. O objetivo deste curso é aumentar a agilidade do poder de resposta em casos extremos”, revelou.
O curso é gratuito. A partir do interesse revelado pelas cidades através de contatos formalizados via e-mail junto aos organismos de Defesa Civil destas cidades, é feito o agendamento. Sampaio esteve acompanhado da voluntária Sara Lima.
Romeu Job de Souza, coordenador da Defesa Civil, informou que o comando da Secretaria de Defesa Social, tão logo foi informado da proposta autorizou de imediato a inscrição do município e determinou que também parte do efetivo da GM fosse incluída. O GM Richard, um dos participantes, disse que não são raros casos onde o efetivo se depara com situações emergenciais onde os agentes se vêem na situação de prestar um socorro imediato. “As situações de emergência são recorrentes e temos que estar aptos a oferecer um atendimento condizente com o momento”, defendeu.
Ao todo, foram aplicados treinamentos para nove situações específicas: reanimação cardiopulmonar, manobra para desengasgamento, desmaio, choque elétrico, convulsão, afogamento, queimaduras, envenenamento e acidentes com animais; ferimentos e hemorragias, e torção e fraturas. O treinamento foi realizado em dois dias consecutivos, na segunda e terça-feiras. Procedimentos como fazer curativos, imobilização e até uso de colete cervical foram aplicados.
Na avaliação de Job, o curso se mostrou bastante efetivo e vai acarretar uma experiência indispensável para todos os agentes que participaram. O secretário de Defesa Social, Clayton Ribeiro, lembrou ainda que tem sido uma constante a realização de cursos de capacitação para os colaboradores da área. “É muito importante a realização deste tipo de iniciativa que amplia a bagagem pessoal de nossos agentes, atualizando diversos conteúdos e habilidades específicas”, complementou.