As pessoas que forem, na semana em que se comemora o Dia Internacional dos Museus, visitar o Museu Histórico e Pedagógico Comendador Virgolino de Oliveira, no Parque Juca Mulato, irão se deparar com uma novidade que entrou em funcionamento desde março, um elevador hidráulico, que não é movido por cabos, e não dá solavancos. O acessório faz parte das reformas iniciadas no final do ano passado pela atual administração municipal.
Segundo o diretor-técnico do Museu, Eric Apolinário, desde que entrou em funcionamento o elevador tem permitido a visita de pessoas que antes tinham que enfrentar um enorme lance de escadas para ir até o piso superior. “Já foi utilizado além de cadeirantes, por pessoas com dificuldade de locomoção, que usam bengalas, muletas e é claro, o público mais idoso”, disse. Ainda de acordo com Apolinário, o museu tem recebido um público expressivo aos domingos.
Os cadeirantes Benedito Rafael da Costa, 69, morador no Jardim Itamaracá, e Rita Farias, moradora do bairro Nosso Teto, que nunca tinham visitado o museu, fizeram um passeio no local na tarde de ontem. Dona Rita foi acompanhada do netinho Luan, companheiro inseparável.
Ambos chegaram ao local munidos de seus triciclos adaptados que permitem aos dois que se locomovam sem maiores dificuldades pela cidade.Costa disse que já conhecia alguns museus famosos, como o do Ipiranga, em São Paulo, e gostou do que viu. “Itapira é uma cidade que dá muita importância à área cultural. Acho que o museu retrata bem esse tipo de preocupação”, comentou. Ele ficou particularmente entretido com o material da Revolução Constitucionalista.
Já dona Rita disse que sempre teve curiosidade em conhecer a parte de cima. Ela, o neto e o colega foram visitar o espaço reservado à comemoração dos 80 anos do professor de Educação Física, José Oliveira Barretto Sobrinho. “Sabia da exposição e estou feliz por vê-la de perto”, disse dona Rita.