Inaugurada oficialmente no dia 07 de setembro junto a outros equipamentos disponibilizados para a população no Centro de Convivência Prefeito Alcides de Oliveira, a Academia de Saúde completa na próxima semana um mês de funcionamento. Superando as previsões iniciais, a procura por uma das diversas atividades levadas diariamente no local, o novo dispositivo já precisa de ampliação.
O secretário de Esportes e Lazer, Luiz Domingues, disse que já pensa em correr atrás de recursos para a cobertura da quadra que fica defronte ao prédio da Academia. Em sua avaliação, a proximidade do espaço com o bairro do Penhão e adjacências fez explodir uma demanda reprimida. “Havia ausência desse tipo de atendimento e a população gostou da novidade. Agora temos que trabalhar para que o atendimento seja assegurado ao maior número de pessoas possível”, registrou.

Experiente no assunto, Domingues avalia que a tendência é que com o passar do tempo, por motivos diversos, haja desistências, mas ainda assim acredita que a tendência é a de turbinar a iniciativa. Marcos Schmidt,que é o responsável pelo andamento dos trabalhos no local, admitiu que a programação inicial já foi totalmente remodelada. Ele exemplificou dizendo que no caso da ginástica para pessoas da Terceira Idade, houve o comparecimento de pessoas, principalmente do público feminino, que necessariamente não se identificam com este público e que foi necessário acolhê-las. “O período da manhã é o mais procurado. Se inicialmente tínhamos projetado atividades para 20 pessoas, tivemos que dobrar esta projeção”, afirmou.
Parceria
A Academia de Saúde é um dos casos onde a atual administração vem exercitando o chamado conceito de interdisciplinariedade, onde diversas secretarias mobilizam seus recursos para atendimento da comunidade. A Secretaria de Saúde também vem dando atendimento no local.
A enfermeira Vera Vômero disse que a aceitação da comunidade pelo trabalho realizado só tem feito estimular os profissionais de sua área em melhorar ainda mais o atendimento. Segundo ela, disponibilizar equipamentos para atividades lúdicas (como xadrez e damas) e outras que exigem movimento como dança, ginástica e yoga, ajuda na melhoria das condições gerais de saúde do público atendido. “ Problemas como stress, diabetes, controle do colesterol, tudo isso pode ter nas atividades propostas uma forma de minorar os efeitos destas patologias”, observou.