O Departamento Municipal de Trânsito e Fiscalização de Posturas deu início esta semana à vistoria de veículos de transporte escolar. Os trabalhos começaram na segunda-feira, 21, e cerca de 46 vans e kombis de transporte escolar, foram inspecionadas em dois horários: das 7h00 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.
Após essa primeira etapa, a equipe do Departamento promoverá as inspeções externas, na garagem da Viação Itajaí e na Viação Mirage, compreendendo veículos de transporte urbano e escolar. “Em todas as vistorias nós checamos uma série de itens mecânicos, elétricos e de segurança. Além disso, conferimos se o veículo possui o selo emitido no ano anterior, que atesta que ele está funcionando de forma regular”, explica o coordenador do setor, Marcelo de Moura.
Alguns documentos foram exigidos no momento da vistoria, tais como o atestado de antecedentes criminais de motoristas e monitores; cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); cópia da carteira de habilitação específica para o transporte escolar; atestado de saúde e atestado de bom funcionamento do veículo.
No caso da verificação ser positiva, kombis e vans recebem o selo de inspeção da Prefeitura Municipal de Itapira. Por outro lado, se algum problema for encontrado, o proprietário do veículo precisa sanar imediatamente a irregularidade ou dirigir-se a uma oficina mecânica e retornar para uma nova checagem.
“O atendimento de todos os pré-requisitos de segurança e a apresentação de um laudo de uma oficina atestando o perfeito estado do veículo, são indispensáveis para que façamos a emissão do selo, sem o qual os serviços de transporte escolar não podem ser prestados”, ressalta Moura.
Vale destacar que a validade da vistoria é de seis meses, havendo a necessidade, portanto, da realização de um novo procedimento em julho.
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