Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Setembro de 2024
Notícia
26/09/2011 | Desabafo de um palhaço: como é difícil ser honesto nesse País.

Todos os caminhos nos empurra a sermos desonestos, alguns, como eu, insistem a fazer a coisas certas, porem, somos desrespeitados, e tratados como ninguém a todo instante.

Somos nós que pagamos, e pagamos caro, para que a máquina do Estado caminhe, somos nós que pagamos inclusive os desvios e falcatruas que aparecem a toda hora e as que aparecerão, também aquelas que nunca aparecerão...pois, fora todo imposto que pagamos no dia a dia, em mercadorias,  (O impostômetro colocado no Centro de São Paulo já passou da casa do trilhão), no hollerith, vem descontado uma quantidade enorme de dinheiro para pagar impostos que nem mesmo me dizem pra onde vão (talvez seja melhor que eu não saiba), ou seja recebem meu dinheiro primeiro que eu.

Pagamos para ter saúde, mas se não fizermos planos individuais, morremos nas filas dos hospitais públicos, ou entramos com uma unha encravada e saímos sem o pé (o pé errado).

Pagamos para ter educação, mas temos que pagar escola particular para nossos filhos para que possam concorrer a uma boa universidade.

Pagamos para ter transporte público de qualidade, porem temos que usar nosso transporte particular se quisermos chegar ao destino com a roupa sem estar amarrotada.

Isso gera inclusive outro desrespeito, pago 42% de imposto para comprar um carro, pela falta de segurança pública (que pago por ela) não tenho coragem de tirar da agência sem contratar um Seguro, levo ao despachante tenho várias taxas a pagar, a licença para te-lo, o seguro obrigatório e Imposto do veículo, emplacamento etc...

Agora, tem um órgão do governo que funciona,...Sim, esse funciona, quer saber qual?

A Polícia. Seja Militar ou Rodoviária quando você cai nas mãos deles, tem que estar acima do solicitado, não encara-los , falar de cabeça baixa, voz baixa e moral baixa, se não conhecer as patentes chama-los de senhor já basta..., para eles, não existe bom senso, vale o que está escrito, interpretação de leis ou qualquer coisa do gênero. Se não tiver rigorosamente dentro do escrito, tá frito. E o interessante que o fritam com um a satisfação, um sorriso velado no rosto, tipo peguei  um hoje...Não basta ter o poder, tem que exerce-lo.

Em contrapartida, quando pegam um meliante, bandido ou coisa do gênero, os tratam como cidadãos, chego a sentir inveja do tratamento a eles dispensados, o carinho com que os colocam na viatura para que não batam com a cabeça, levam primeiro ao IML para exames de Corpo Delito, quando preso o INSS que eu contribuo destina uma parte para que sua família não passe por necessidades, pois o “trabalhador da casa” esta impedido  de prover seu sustento.

Eu, para ter direito a um mês de férias, tenho que trabalhar onze meses, O cidadão preso, sai Cadeia mais vezes e por mais tempo que eu de férias, tem indulto de Natal, de Páscoa, do dia das Mães, e assim por diante, tem refeições diárias, coisa que muito trabalhador não tem.

Nada do que eu disse até agora eu passei a sentir a  partir disso, mas vou relatar um episódio recente que fez com que eu escrevesse esse desabafo.

Estava de folga dias 16, 17 e 18/09, resolvi ir com a esposa visitar uns amigos muito queridos que moravam aqui e depois de aposentados foram morar em Itapira, Cidade vizinha a Mogi Mirim. Como o dia estava lindo sem previsão de chuvas, resolvemos ir de motocicleta, grande estradeira, confortável e muito sol..., perfeito. Na entrada da cidade não percebi a preferencial e acabei chocando na porta de um VW gol de uma senhora que assustada, com medo do marido não quis fazer acordo comigo no local, então, sem saber, meu problema estava realmente começando. Caí nas mãos dos meus algozes.

Esta senhora estava sem os documentos do veículo, recebeu uma multa por não portar documentos exigidos por lei e foi liberada para ir para casa dirigindo seu veículo. (sem os documentos). Eu, de posse do CRLV/2010, recibos emitidos pelo caixa do Banco do Brasil de que estaria tudo pago, inclusive o Licenciamento  CRLV/2011, tive meu veículo apreendido, numa sexta feira, o Ciretran não funciona aos fins de semana, e a liberação só é feira as terças e quintas a tarde. Pergunto? Deveria eu ter dito que não tinha documentos, e assim como liberaram a senhora, me liberariam também? Sem documentos para vir para São Paulo?. Aí é que reclamo o bom senso, Não ter o documento é melhor que o anterior e as taxas pagas que apresentei a eles?

A impressão que deixaram é aquelas dos filmes do velho oeste norte americano que diz...

Não gostamos de forasteiros aqui...

Trabalho e moro em São Paulo, recebo meu dinheiro aqui e vou gasta-lo lá, deveria ser melhor tratado, pois sozinho meu dinheiro não faz diferença para a cidade mas é assim que vivem as estâncias turísticas, não que lá seja uma, mas poderia se tornar uma se recebessem e acolhecem melhor quem os visitam.

Devo voltar a cidade, pois gosto muito do pessoal que escolheu essa cidade para morar, mas confesso, aquele prazer de dar voltas na cidade, passear na praça, igreja matriz bem como a tantos lugares que gosto acabou, sem contar o risco de cair nas mão do Xerife novamente.

 

Arnaldo Mendes Mesini

RG 11.417.018-6 -  CPF/MF 043.796.948-79

Fonte: Arnaldo Mendes Mesini

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2662 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções