Petista tem 43% e tucano 32% das intenções de votos, segundo aponta levantamento do Ibope
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, abriu 11 pontos de vantagem sobre o tucano José Serra. Com 43% das intenções de voto, ela poderia vencer no primeiro turno se eleição fosse realizada hoje, segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo.
Serra tem 32% e Marina Silva (PV), 8%. Juntos, outros candidatos chegam a 1%. A petista (43%) e os adversários somados (41%) estão empatados dentro da margem de erro. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa ter mais votos do que a soma dos adversários.
A pesquisa é a primeira a captar os efeitos da série de entrevistas do Jornal Nacional com os candidatos, entre os dias 9 e 11 de agosto. No dia 5, data do levantamento anterior do Ibope, a petista tinha 39% e o tucano, 34%. Na eventualidade de ocorrer segundo turno entre os candidatos do PT e do PSDB, a petista venceria por 48% a 41% se eleição fosse realizada hoje.
Na divisão do eleitorado por regiões, Serra segue na liderança no Sul. O tucano lidera por 44% a 35%. No Nordeste, Dilma avançou de 46% para 53%. No Sudeste, Dilma saiu de um empate técnico (35% a 35%) para uma vantagem de 41% a 32%.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.