Foi realizada na manhã da última quarta-feira na sede do Lyons Clube, Vila Boa Esperança, a 5ª campanha de doação de sangue realizada neste ano aqui em Itapira, numa parceria envolvendo o setor de biomedicina da Secretaria Municipal de Saúde e o Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas, a UNICAMP.
Compareceram ao todo 95 pessoas. Deste total 16 estavam inaptos e houve ainda uma desistência. Foi ainda recolhido material para cadastro de doação de medula óssea por parte de 19 pessoas. O resultado final apresentou 77 bolsas de 500 mg de sangue, número considerado “expressivo” por Roberta dos Santos , assistente social do setor de captação de doadores. “O comparecimento ficou dentro daquela margem que aguardávamos”, disse.
Roberta comentou ainda que a partir deste mês os estoques que chegam a níveis críticos a partir de junho, começam a se recompor. “Até a semana passada posso dizer que ainda estávamos no vermelho. Mas os doadores têm respondido positivamente à convocação em várias cidades e isto tem ajudado a recompor nossos estoques”, observou. Além de Itapira, na quinta-feira, outra equipe estava em Vargem Grande do Sul. A Unicamp mobilizou um efetivo de 12 profissionais para o atendimento aqui na cidade.
O bioquímico Francisco de Assis Marella, do serviço municipal de saúde também considerou positiva a movimentação. “Acho que tivemos um comparecimento muito expressivo e esperamos que continue desta forma”, acrescentou, numa alusão à ultima campanha do ano agendada para ocorrer em 20 de dezembro. Apesar de no dia 25 de novembro se comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, não está prevista nenhuma atividade para o período.
Mobilização
Ajudou na mobilização de doadores o empenho de algumas organizações como a Mocidade Espírita de Itapira (MEI). A estudante Mariana Felicio Godoy, 18 anos, contou que foi uma das 21 pessoas que doaram sangue pela primeira por causa do apelo das lideranças da MEI, cuja divulgação levou pelo menos nove pessoas para o local. “Fiquei assim meio ansiosa e caiu minha pressão. Mas ao final deu tudo certo”, comentou.
Roberta da Unicamp e Frã Marella: resultado positivo
Compareceram 95 doadores que cederam quase 40 litros de sangue
Mariana doou sangue pela primeira vez e ficou ansiosa