O Departamento de Trânsito e Transporte da cidade de Amparo esteve nas ruas do centro e bairros com a campanha “Maio Amarelo”, que foi encerrada no último dia 30.
Na mesma linha das campanhas: “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, campanhas de prevenção do câncer de mama e próstata, respectivamente, o mês de maio, a partir deste ano será o mês destinado a campanhas de conscientizações para a prevenção de acidentes e mortes no trânsito.
Na semana passada, dois mil motoristas receberam as orientações e panfletos com sugestões para o bom andamento no trânsito. O trabalho contou com apoio da ACEA, Supermercados Guarani e papelarias Offício, Couceiro e das Estâncias.
Opinião DTT de Amparo
É possível prevenir os acidentes de trânsito?
Respondemos a parte que nos cabe, como administradores públicos: Sim, é possível! Através de sinalização e fiscalização de trânsito damos os primeiros passos para a prevenção de acidentes de trânsito, mas infelizmente não depende somente desses fatores.
Trânsito, segundo o CTB – Código de Trânsito Brasileiro, LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997, é:
Art. 1º ...
§ 1º Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.
Trânsito é algo muito complexo, depende dos esforços de todos nós, administração pública e participantes do sistema viário. É impossível falarmos em prevenção de acidentes e mortes no trânsito sem falarmos de um dos fatores mais forte do trânsito: O Homem. Segundo as estatísticas, próximo de 80% dos acidentes são causados pelos comportamentos ou as atitudes humanas, isso assumidamente pelos participantes das ocorrências, segundo a reportagem na web:
http://www.cnt.org.br/Paginas/Agencia_Noticia.aspx?n=9255, dados da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação.
Considerando o exposto, fechamos maio, reivindicando mais Vida no Trânsito, pedindo que cada um faça sua parte, que dirijam com mais atenção, que respeitem a velocidades impostas nas vias, que se lembrem que a velocidade normal dentro das ruas de seus bairros ficam em torno de 30 a 40 quilômetros por hora, que não ultrapassem onde não tenham visão, que respeitem os pedestres, que respeitem as regulamentações das vagas de estacionamentos, que não furem os sinal vermelho, … , que vocês vivam muitos “Maios Amarelos”.