Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Janeiro de 2025
Notícia
03/06/2015 | Dom Pedro Carlos Cipollini deixa Diocese de Amparo e vai para o ABC

 
Por meio de nota publicada em seu site na manhã da última quarta-feira, a Diocese de Amparo anunciou a transferência do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André, no ABC Paulista. Ele ocupará o cargo do bispo Dom Nelson Westrupp que, aos 75 anos, pediu renúncia ao cargo depois de 11 anos de serviços prestados.
 
“Comunicamos oficialmente que o Santo Padre o Papa Francisco nomeou o Exmº Dom Pedro Carlos Cipollini para ser o novo Bispo Diocesano de Santo André, no Estado de São Paulo, conforme notícia publicada hoje, 27 de maio de 2015, pelos órgãos de imprensa do Vaticano após comunicado oficial do Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello a Dom Pedro”, informa o texto.
 
Cipollini toma posse no dia 26 de julho, às 16h, na Praça da Igreja Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, e até lá permanece como Administrador da Diocese de Amparo. Procurado pela reportagem, Dom Pedro disse ter recebido a notícia de sua transferência no início do mês. “Recebi a notícia com espanto por ser uma diocese muito grande e trabalhosa a que me foi destinada”. Ele também disse que desconhece os motivos do Papa Francisco, mas que é o Núncio, representante da autoridade máxima da Igreja Católica no Brasil, que organiza as transferências e nomeações e deve ter feito a indicação.
 
A Diocese de Santo André foi criada pelo Papa Pio XII em 22 de julho de 1954, desmembrada totalmente da Arquidiocese de São Paulo. A sua instalação e posse do primeiro bispo, Dom Jorge Marcos de Oliveira, aconteceu em 12 de setembro de 1954, na Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo. O padroeiro da Diocese é o Apóstolo Santo André e da Igreja Catedral Nossa Senhora do Carmo. A região geográfica da diocese é conhecida como Grande ABC Paulista e seu território é formado por sete cidades: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
 
O bispo também revelou que até o momento não há candidatos para assumirem sua ocupação em Amparo e que esse nome só deve começar a ser cogitado em agosto e o anúncio também será feito pelo Papa Francisco através do Núncio Apostólico. “Também não sei se haverá alguma cerimônia de despedida e preciso discutir com os padres o que eles desejam fazer”, disse.
 
Padre Ademir Bernardelli, da Paróquia São Benedito, disse que a notícia foi recebida com surpresa por todos os padres da cidade na última quarta-feira. “Todos nós ficamos sabendo na quarta e com um pouco de susto. Desde que ele foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Doutrina da Fé e devido ao trabalho que ele tem feito na diocese sabíamos que em algum momento isso poderia acontecer, mas não acreditávamos que seria tão cedo”, disse. Apesar disso, o padre disse que o sentimento é um misto de tristeza e gratidão, pois sabe que a missão foi dada a ele como reconhecimento.
 
Sobre despedidas, o pároco da São Benedito contou que os padres da cidade ainda precisam se reunir para decidir o que fazer, mas se houver alguma celebração a nível diocesano ocorrerá em Amparo. “Até a chegada do novo bispo tudo continua normalmente. O novo nome pode sair tanto de algum dos padres da diocese ou de alguém indicado diretamente pelo Vaticano”, revelou.
 
Em suas primeiras palavras após o anúncio da transferência, Dom Pedro Carlos Cipollini abençoou os fiéis e pediu por orações pela nova caminhada. “Ao querido povo de Deus da Igreja de Amparo, nossa Diocese, neste momento dirijo uma palavra de saudação e prece a Deus por todos. Fico triste de me ausentar da Diocese onde tanto trabalhei e fiz tantas amizades, mas não posso me negar ao chamado de Deus. Abençôo a todos de coração e peço vossas orações”, despediu-se Dom Pedro.
Trajetória
 
Dom Pedro Carlos nasceu no dia 04 de maio de 1952, em Caconde, interior paulista. Foi ordenado presbítero em 25 de fevereiro de 1978. É doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É do clero da Arquidiocese de Campinas, onde atuou como pároco, professor e em diversos conselhos e organismos.
 
Foi eleito bispo de Amparo pelo Papa Bento XVI em 14 de julho de 2010, sendo ordenado em 12 de outubro do mesmo ano, na Catedral Metropolitana da Imaculada Conceição, em Campinas. Escolheu como lema episcopal “In nomine Iesu” — (Em nome de Jesus — Cf. Cl 3,17).
 
Assumiu o governo pastoral de sua primeira diocese em 24 de outubro de 2010. Foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Doutrina da Fé (2015 – 2019) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, durante a 53º Assembléia Geral da CNBB, em abril deste ano.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1042 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções