Não fala tão grosso assim, por enquanto. Manoel Marques garantiu que a informação publicada pelo Dropes sobre o eventual apoio financeiro da Sanepav e da Usina N. S. Aparecida não procede: “eu sou pré-candidato do PV. Não tenho nada arrumado em termos de financiamento, mas tenho muitas empresas que vão colaborar comigo, caso seja candidato. Quando isso acontecer vou correr todas.”
Outra informação incorreta. Manoel Marques esclareceu, também, que seu irmão, conhecido como Pinga, não é e nunca foi funcionário da Sanepav, assim como ele, Manoel, nunca pediu emprego para parentes na Sanepav ou em qualquer outro lugar: “não quero confundir as coisas. Meu irmão detesta política.”
Pinga só na van. Marques esclareceu que o irmão trabalha como motorista prestando serviço para a Sanepav no transporte de pessoal. Manoel disse que a van dirigida pelo Pinga não é dele e que desconhece o nome do prestador do serviço, dono da van.
O dono da frota? Corre pela cidade, há tempos, um comentário não confirmado de que Manoel Marques seria proprietário de uma frota de vans que presta serviços em Itapira e Mogi-Guaçu. Coincidentemente, tais comentários, sempre colocaram Pinga como gestor dessa empresa. Na próxima oportunidade o Dropes vai tentar esclarecer essa história.
Aí, quem pagou o pato... A Sanepav acabou levando a pior sem merecer. Recentemente, ela deixou de recolher o lixo orgânico por não conseguir descarregar os caminhões no aterro. A justificativa oficial foi a chuva e as condições da estrada. Nada disso. Não se sabe de onde partiu a decisão, mas o trator noturno foi desativado por questão de economia e, sem ele, os caminhões não sobem a ribanceira para o descarregamento.
Tem uma luz no fim do túnel. Foi perfeita a reunião, sexta-feira, 10, em São Paulo, entre os membros do PCdoB de Itapira e o Ministro dos Esportes Aldo Rebelo. Até o final desse mês, os coordenadores do programa receberão as orientações para os tramites burocráticos necessários que possibilitem a retomada das atividades a partir do mês de abril.
Não nos ouviram! Segundo os coordenadores, desde o princípio eles vêm garantindo à prefeitura que o Ministério dos Esportes encontraria uma solução para que o trabalho esportivo educacional não fosse interrompido, desde que fosse encontrada uma solução provisória, local: “mas, não deram crédito às nossas palavras. Foi uma pena.”
Perguntas no ar. Os coordenadores e colaboradores do Segundo Tempo querem saber: qual é ou quais são os integrantes do Novo Tempo que não desejam a continuidade do Projeto Segundo Tempo em Itapira? Alguém se habilita? Porque todo mundo fala bem do projeto publicamente, mas alguns trabalham contrariamente na calada da noite?
Pisaram na bola! O vereador Ferrarini voltou a reclamar de tratamento inadequado recebido pela Secretaria da Saúde ao realizar uma reunião, na sua região, sem que lhe fosse passada as coordenadas depois do trabalho exaustivo e dedicado que ele, Ferrarini tem feito. Assim não dá!
Era isso que vocês queriam? Sonia Santos ocupou a tribuna da sessão desta terça, 14, na câmara, para declarar inimizade ao prefeito Toninho Bellini e a Mino Nicolai. Ela disse: “depois da última sessão fiquei pensando no que você disse, quem não estivesse com você e com seu irmão, seria considerado como inimigo, portanto, Mino sou inimiga sua e do prefeito, então!
Meu voto é não! Sonia, pediu que Mino levasse ao prefeito o seguinte recado: “não adianta ele ligar para os deputados do PT para que intercedam junto a mim na tentativa de mudar o meu voto. Pois a todos direi a mesma coisa, o meu voto é não!”
Querem inverter os papéis. Sonia disse ainda que o prefeito Toninho Bellini está dizendo para os deputados que caso as contas de 2007 não sejam aprovadas, certamente a vereadora será a responsável pelo retorno de Barros Munhoz no comando da cidade.
Ora, veja só! “Não me coloquem essa pecha, não. Eu ajudei a tirar o Barros Munhoz do comando da cidade. Se ele voltar, não serei eu a responsável, mas a péssima administração que esse governo desenvolveu” enfaticamente se pronunciou.
Quem estaria ameaçando a vereadora? Sonia, a certa altura, enigmaticamente declarou que não adianta lhe dirigir ameaças, pois ela não mudará o seu voto de jeito nenhum: “nessa vida, minha gente, já passei por muitas situações e dificuldades, logo eu não tenho medo de nada.”
Eu não sou louco! O vereador Zé Branco, tido como única possibilidade a oferecer o sétimo voto para a aprovação das contas e evitar a inelegibilidade por oito anos de Toninho e Martins, garantiu que votará de acordo com a lei: contra a aprovação. “Se o Tribunal desaprovou, quem sou eu para dizer o contrário”, encerrando o comentário.
IPTU sem aumento por oito anos. Deve ter doído, nos governistas, a matéria publicada nos jornais, no final de semana, assinada por Carlinhos Sartori lembrando que o IPTU só permaneceu inalterado nesses oito anos por conta da ação dos vereadores em 2009. Carlinhos lembrou que o prefeito queria sete por cento de aumento e os cinco vereadores, Carlinhos, Orcini, Cleber, Moreno e Zé Branco votaram contra. “O mérito é desta casa, não do poder executivo”, explicou.
Carlinhos anda questionando. “Quem garante que se não tivéssemos barrados aquele aumento, esse governo continuaria mantendo o IPTU com reajuste zero, todos os anos? Na opinião dele, Carlinhos, novos aumentos só não foram colocados, nos anos seguintes, por medo de não serem aprovados. Medo de dar o crédito para os vereadores.
Carlinhos garante! “E se eles tinham medo da rejeição do aumento do IPTU, eles estavam absolutamente certos. Dificilmente os vereadores, inclusive alguns governistas, aprovariam qualquer aumento. E sabe por quê? Nós sabemos o quanto município está arrecadando de ICMS. Não precisáva aumentar o IPTU esses anos.”
Quem pensa no povo, não faz desse jeito! Para Sartori, se a preocupação do prefeito era beneficiar o povo, deveria ter encaminhando, conforme pedido aprovado unanimemente pelos vereadores, um projeto que oferecesse desconto aos que pagam à vista e aos aposentados e poderia, inclusive, oferecer outros benefícios. “Porque não fizeram e nem resposta nos deram”, indignando-se.
Oitenta a zero. Na vez de Mino Nicolai o clima esquentou mais uma vez. Desqualificou a notícia publicada por Carlinhos Sartori e a classificou como uma quase mentira. Reafirmando que nos oito anos do seu irmão o reajuste do IPTU foi zero, enquanto no do ex-prefeito e líder político do vereador Carlinhos o aumento, no mesmo período, superou a casa dos oitenta por cento.
Povo alienado, não sabe o que lhe espera! Mino aproveitou para taxar Barros Munhoz como o grande malfeitor de Itapira, classificando-o como um grande orador, colocando-o acima de Paulo Maluf na arte de bem falar, mas terminou os elogios dizendo que tudo o que vem dele é para destruir Itapira e o seu povo. Mino não disse, mas deu a entender que o povo de Itapira ou mais precisamente, os setenta e cinco por cento dos que votaram no deputado na última eleição estão redondamente enganados.
Será que era isso mesmo o que ele quis dizer? O raciocínio de Mino, como se viu e ouviu, é totalmente imparcial: quem vota contra Munhoz sabe exatamente o que está fazendo, é gente inteligente e esperta. Já os que votam a favor...
Inimigos para sempre! Mino tentou consertar a declaração de inimizade na sessão da semana passada. Disse que não quer arrumar inimigos. Disse que tem mais amigos e gostaria de continuar assim. Mas do jeito como o vereador tem se mostrado agressivo ultimamente, certamente, não será desse jeito que ele vai conseguir o intento.
Ela vai acabar mudando de idéia. Após o encerramento da sessão, Manoel Marques como de praxe, ao encerrar a transmissão da Clube dá a costumeira entrevista ao grande Betuska. Nesta terça, ele disse que não acredita que Sonia vai levar essa história de inimiga do Toninho e Mino por muito tempo. O que será que o faz pensar assim?
Líder da bancada Munhoz. Manoel disse, também, que apesar de Sonia estar atuando como líder da bancada oposicionista, portanto, líder dos vereadores ligados a Barros Munhoz, ela não está do lado do deputado e nunca estará. Por isso, a esperança...
Sonia ou Mino? Por falar em liderança do PT, o partido não conseguiu se reunir para decidir quem será o líder da bancada. Depois de deixar a vereadora fora das comissões da câmara na tentativa de trazê-la para a negociação, uma artimanha que não deu certo, agora a idéia é trocar o posto de líder do PT pelo voto favorável às contas. Alguém imagina o resultado?
É o fim do mundo! Itapira conquistou o quarto lugar no Estado no Pacto das Águas que contou com a participação de 598 municípios. Uma grande notícia para Itapira. Deveria ser motivo de festa para o prefeito do PV. Um título, certamente, muito mais importante do que a conquista da série A3. Nem assim o prefeito compareceu. Mandou Martins para representá-lo.
Prezados Internautas
Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
Nino Marcati, da Redação do PCI.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.