Gastando sola de sapato. Os dois grupos estão empenhados na campanha. Estão rodando a cidade em busca de apoio. Paganini, além buscar o apoio dos seus pares ao grupo liderado por José Aparecido da Silva, aproveita para fazer um laboratório do que será a sua vida quando a campanha eleitoral começar.
Sartori. O primeiro vereador a usar o pequeno expediente, desta terça-feira, foi Carlinhos Sartori que pediu providências da casa quanto à falta de atenção da empresa Central Park sobre os pedidos de esclarecimentos encaminhados. E sugeriu que o SAAE passe a abastecer o Hospital Municipal com os copos embalados pela autarquia.
Sonia entrou quente na tribuna. Foi dizendo que Mino nunca a deixa falar por último. Mas que isso não era problema para ela. Voltou a chamar Mino de moleque e de mentiroso. Informou que um integrante do PT, um funcionário da prefeitura, levou o comunicado da reunião, às 16h45min. Todos sabiam do compromisso dela e se limitaram a pegar um aviso de recebimento de uma funcionária.
30 anos no lixo 1. Sonia disse, também, que ela não sabia que aquela reunião decidiria sobre a escolha do líder do partido. Imaginava que o máximo que poderia ocorrer era a definição da data para tal decisão. Sonia achou que a armação foi mais sórdida do que ela poderia esperar. Marcaram a reunião com pauta determinada e decidiram sem a presença dela.
30 anos no lixo 2. Sonia lembrou que em 1982 ela colocou a voz no horário eleitoral gratuito, anunciando todos os candidatos do partido. Ela não se conforma do PT ter dado tanto crédito a um neopetista que mal conhece o programa. Sonia avisou na reunião desta quinta que tomará todas as providências contra a decisão da executiva local.
Toninho no palanque de Paganini? Sonia terminou a fala alertando o presidente da casa para tomar cuidado com o olhar de bom moço de Toninho Bellini. Para ela essa história de Dado vice de Paganini não deve ser mera coincidência. Ela não se espantará ao ver Toninho no palanque da oposição.
Do outro lado, nem pensar. Manoel agradeceu a preocupação da vereadora Sonia, mas garantiu que não se sente traído e nem acredita que Toninho Bellini apoiará outro candidato fora do grupo governista. E garantiu à vereadora, que ele Marques jamais estará ao lado de Munhoz.
Mané confiante. Para Manoel Marques Munhoz está fazendo tudo isso, aliciando partidos e pessoas porque sabe que a batalha não será fácil. “Nós ganhamos de Munhoz várias vezes. Não só a duas eleições. Outros embates também, inclusive a presidência dessa casa. Nós aprendemos a ganhar dele, pois sabemos que só a cabeça dele é que pensa. Nós atuamos em equipe. O presidente da Alesp vai experimentar mais uma derrota. Nós vamos ganhar.”
Vou sozinho se preciso for. Manoel Marques esclareceu à vereadora Sonia que o PV não é do prefeito. O Partido Verde tem nas suas bases só gente que gosta de política. “Eu tenho um grupo que trabalha em conjunto, que estruturou o partido e caso Toninho não esteja conosco, iremos sozinhos. E se Bellini passar para o outro lado arrumará mais um grande inimigo, eu!”
Mané não se sente traído. Sobre Dado, Manoel disse que eles não perderam nada. “Dado nunca foi do nosso grupo. Dado não traiu Toninho. Traiu Alberto Mendes. Traiu o Beto da Tribuna. Eles estavam todos juntos. Sentavam à mesma mesa. Eu estou tranquilo, pois tudo o que diziam de mim, agora o povo de Itapira está vendo quem é quem.
A recaída do Mané 1. Para terminar o seu discurso, Manoel Marques insatisfeito com algumas notas publicadas no Dropes resolveu atacar Nino Marcati, o redator deste noticioso político, como Totonhista convicto e apoiador incondicional da candidatura Paganini. Disse inclusive, que Nino poderá escolher a secretaria que bem escolher e que o dono do portal, Renato Silva, ficará com todos os serviços de fotografia e filmagem do novo governo.
Nino Marcati responde. “Tomara que o Paganini tenha ouvido Manoel Marques, gostado da idéia e me coloque na melhor secretaria: a de Governo. Mas imponho uma condição: quero ocupar o cargo do prefeito de fato. Vou deitar e rolar...”
A pedido. O Renato Silva, também citado, pediu que o Dropes respondesse educadamente, sem ironia: ele é o fotógrafo oficial do deputado Barros Munhoz e tem conseguido atender o grau de exigência dele. Espera que Paganini pergunte ao deputado sobre o trabalho, caso eleito. Mas esclarece que ao ser chamado por outros políticos da cidade, de qualquer lado, o zelo e a dedicação serão exatamente os mesmos.
A recaída do Mané 2. Manoel Marques desde que deixou a Secretaria de Governo tem se revelado um político hábil, conciliador, aberto às críticas, mas ao que parece tal comportamento não se revelou constante. Voltou a classificar como totonhistas todos aqueles que lhe faz crítica indigesta. O Dropes espera que o pré-candidato do PV tenha passado por um ligeiro desconforto, mas que retorne o mais rápido possível à democracia. Esse negócio de gostar só quando a nota favorece, direta ou indiretamente, é coisa do passado.
Recado do Dropes. Não adianta aos políticos de Itapira as tentativas de colocar essa coluna ou seu redator ou o Portal em algum ponto do arco político. Não cairemos nessa armadilha. Não passaremos a adotar o critério da parcialidade. O Dropes noticia o que rola politicamente na cidade. O que rolar de bom vem aqui e o que rolar de ruim, também. Aliás, como todos sabem, a preferência é pelas coisas ruins e, se possível, engraçadas. Para ficar em desvantagem é só não deixar coisa ruim andar pelas ruas. E se vier alguma inverdade, basta corrigir. O velho ditado ainda vale: quem não deve, ama a verdade.
Filosofia do Dropes. O presidente da câmara, assim com muitos políticos itapirenses, precisa entender que o que deve ser criticado ou elogiado nas pessoas são suas ações. Isso faz com que as pessoas continuem preservadas apesar de só fazer coisas ruins ou não virem deuses só por fazerem coisas boas, mas como a maioria fazem coisas boas e ruins aos olhos dos outros, ora se critica, ora se elogia. Uma coisa nada tem a ver com outra. Eu sei que é dificil entender esse pensamento, mas um dia ele será claro, para todos. Quando a ignorância for banida da face da terra.
Ponto para Mané 1. A atuação do presidente Manoel Marques nas sessões, sob tiroteio, tem sido exemplar. Em nenhum momento ele cometeu qualquer deslize. Soube conter os ânimos, com competência, dando a Sonia o direito de resposta, mesmo depois de ser classificado, por ela, como machista.
Ponto para Mané 2. Nos programas que a Rádio Clube de Itapira convida o presidente da câmara para falar sobre as questões do legislativo, viraram uma espécie de ouvidoria dos reclamos da população. Ele mostra que a máquina da prefeitura está atenta aos seus pedidos. Ele já começa o programa, anunciando, antecipadamente, as providências tomadas com os secretários e diretores.
O líder que sofre. O esforço de Manoel Marques ao tentar resolver problemas que caberiam ao poder executivo tem uma explicação. Ele procura mostrar o apoio de todos, ao contrário do que é alardeado. Mas não é bem assim. Alguns integrantes, inclusive do primeiro escalão favoráveis a Marques são perseguidos dentro da própria prefeitura pelos contrários a ele.
Tem que acertar o pinico, sempre. Mino Nicolai disse, o prefeito Toninho Bellini deverá anunciar brevemente Manoel ou Martins como candidato oficial. Esse momento tanto retardado é esperado com grande apreensão. Os contrários a Manoel Marques levarão uma séria dor de cabeça ao prefeito. Manoel, por outro lado, está tranquilo. Ele só quer gente que está com ele e não abre.
Última vez. Mino assumiu, como esperado, a última posição para falar. Foi logo dizendo que a discussão entre ele e a vereadora Sonia encerrava hoje. Mino confirmou que a vereadora sabia da reunião marcada para as 19h30mim.
Precisa pensar para falar. Mino cometeu um pequeno deslize, usou mal as palavras ao dizer que a vereadora não conhecia um homem de verdade. Levou os ouvintes a interpretações variadas e maldosas. Sonia respondeu que conhece muito bem o que é um homem de verdade e que o homem dela nunca foi traído, nunca apanhou e nem bateu. Agora foi a vereadora que usou indevidamente as palavras levando o público a caminhar por mais de uma estrada, maldosa também.
Pulando fora do Barco 1. Mino Nicolai disse que a debandada era esperada por ele e pelo irmão. Disse que teve um monte de gente que pulou fora do barco. Inclusive, a vereadora Sonia.
Pitaco do Dropes. Mino se esqueceu de lembrar que, normalmente, quando as pessoas pulam fora do barco é por acharem que a embarcação está afundando. Portanto, o pulo pode até ser feio, mas tem a ver com sobrevivência. Logo, perfeitamente explicável.
Pulando fora do Barco 2. Mino garantiu que Dado Boretti não comunicou o irmão dele sobre as suas pretensões políticas. Espera que ele faça isso, o mais rápido possível. Chegou a duvidar que Dado tome o caminho que estão falando. Mas de qualquer maneira advertiu: com Manoel ou Martins, Munhoz vai ter briga de gente grande.
Amigos, amigos, política à parte! Dado tem colocado para amigos que a situação política entre ele e o grupo de Bellini ficou insustentável. Ele entende a situação do amigo, mas não poderia esperar mais. Bellini está amarrado com Manoel Marques. Os incomodados que se retirem...
Pulando fora do Barco 3. Para finalizar o vereador Mino deu um ultimato aos que estão buscando outros colos. “O meu irmão passou todo esse tempo com a corda no pescoço. Segurou um monte de gente que não deveria segurar só para atender pedido de pessoas que hoje se voltam contra ele. Não haverá perdão para essa gente.”
Mesma língua. Sobre as declarações publicadas no último Dropes sobre o acordo Dado e Paganini, o PCdoB achou que Munhoz, Alberto e Syllas falaram a mesma língua e mostraram o que realmente está acontecendo. Eles entendem que estamos num país democrático onde tanto as pessoas como os grupos têm o direito à opção política partidária.
A vontade de maioria. O PCdoB está querendo seguir em direção ao fluxo da corrente e para que este partido cresça não pode nadar contra a correnteza que, neste caso, será a vontade da maioria dos integrantes do partido.
Praticamente fechado. O PCdoB diz que não tem "rabo preso" com ninguém e vai participar efetivamente de todo o processo eletivo, da organização, dos projetos, das decisões e de uma possível administração, com direitos e deveres, com bons quadros do partido, todos trabalhando em prol da comunidade. Essa é a meta. Aguardam apenas as orientações do Comitê
Quinta continua.
Prezados Internautas
Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.