Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Janeiro de 2025
Notícia
27/03/2012 | Dropes: 117º capítulo

 

A grande enrascada do PT 1. O PT de Itapira tem em suas fileiras dois grandes baluartes: o vice-prefeito e a vereadora. Sonia é militante desde os primeiros anos da década de oitenta. Eleita em 2000, está no terceiro mandato consecutivo. 

A grande enrascada do PT 2. Martins foi candidato a prefeito no final dos anos oitenta e elegeu-se a vice em 2004 e 2008. É apontado como fator determinante da vitória novotempista.     

A grande enrascada do PT 3. O atual diretório do PT de Itapira desqualificou a importância de Sonia Santos e desconsiderou totalmente as aspirações políticas da vereadora. Mesmo ela lançando-se pré-candidata, ninguém lhe deu o menor apoio e passou a usar procedimentos estranhos à agremiação para afastá-la das decisões partidárias.
 
A grande enrascada do PT 4. Com Martins a situação, aparentemente diferente, não deixou de ser, também, constrangedora. Lançou sua pré-candidatura sem qualquer articulação política, colocando o partido numa verdadeira sinuca de bico, ao não oferecer, aos demais partidos da base, margem de negociação. Martins só pode ser candidato a prefeito.
 
Manoel ajudou? Manoel declara há tempos que é candidato. Por conta dessa disposição combateu ou dizimou todas as possibilidades que surgiram no grupo. Ele aceitaria agora abrir mão de tudo o que fez para oferecer a Martins?
 
A grande enrascada do PT 5. Restam ao PT três alternativas: ir sozinho até o fim correndo o risco de levar Martins ao fiasco; retirar a candidatura de Martins e tentar compor com Manoel ou Alberto, mas de pires na mão, uma vez que não possuem qualquer força de negociação e acabar não sendo nem vice; e por ultimo, o cúmulo da ironia do destino, pedir para que a vereadora Sonia aceite colocar seu nome na disputa.
 
A grande enrascada do PT 6. Na noite desta segunda-feira, 16, o PT se reuniu e tomou a seguinte decisão. Fica mantida a pré-candidatura de Antonio Carlos Martins. 
 
A pesquisa vai resolver. Para a próxima quinta-feira, 29, está convocada uma reunião com o Prefeito Toninho Bellini para tentar arrumar a casa. Vai colocar a seguinte proposta: contratar uma pesquisa para avaliar, dentre os dois pré-candidatos colocados e talvez um terceiro, qual reúne a preferência do eleitorado itapirense. Esse será o candidato governista.
 
Uma proposta natimorta. Manoel sabe que em face da rejeição alardeada seu nome poderá sair prejudicado nessa pesquisa. Ele acredita que a rejeição é localizada e não atinge a maioria, logo isso não será problema na campanha. O PT não aceitará ocupar um papel menor. Logo, para os principais dirigentes, tanto de um lado como do outro, o investimento nessa pesquisa será jogado no lixo.
 
O ex-presidente do PRB, Sebastião Leoncio Avena, já está arrumando as malas para desembarcar no Partido Social Liberal presidido por Danilo Ventura.   
 
Alguém duvida? O presidente do PSDC, o popular Dorado, ao que tudo indica aportou na ala governista de novo, mais precisamente, com Manoel Marques. Mas esse noivado poderá ser rompido a qualquer momento, ao estalar dos dedos de Barros Munhoz ou de Paganini. 
 
Quase tudo certo. Cleber Borges vereador e presidente do Partido da Pátria Livre não fechou a porteira, mas caminha a passos largos para integrar o grupo de apoio a Manoel Marques.
 
Foi um sucesso! Apesar de alguns comentários de que a reunião de organização patrocinada pelo pré-candidato Manoel Marques com os candidatos à vereança na última quinta-feira, 22, não teria passado de trinta ou quarenta participantes, os apoiadores do pré-candidato pevista garantem: “mais de oitenta pessoas participaram da reunião.”
 
Quarenta ou cinquenta! O grupo de apoio a Manoel Marques conta com quarenta candidatos garantidos à vereança. Outros dez ainda estão estudando a possibilidade. Na reunião alguns fizeram uso da palavra, a exemplo de Antonio Carlos, Ferrarini, Cleber e Manoel Marques.
 
Quem fede mais? Um membro do PC do B, assim justificou a aliança com o grupo oposicionista:  para o partido Manoel e Toninho são “personas non gratas” e no final Manoel vai se impor sobre os demais, inclusive PT e PDT. Como a maioria dos pecedobistas é inimiga pessoal do pevista, não existiria acordo possível (a raiva é tanta que preferiram tapar o nariz e se juntaram ao Munhoz).
 
E a justificativa continuou. A candidatura do Alberto não chegará ao final. Ele não teve capacidade de aglutinar. Por estrelismo se isolou achando que os demais viriam por inércia. Alberto se intitula terceira via e tudo leva a crer que com ele serão quatro candidatos. Logo o bordão iria para a cucuia.
 
Só falta avisar. O pecedobista acredita que Manoel e Cristina já se entenderam quanto ao Toninho ser o vice, falta o momento certo para avisar o “marido traído”: Alberto.  
 
Quer crescer. Antes de finalizar, o integrante do PCdoB disse que o partido precisa ser pragmático para crescer na cidade. A oferta foi muito boa, com a possibiloidade de cargos que reconhecem a nossa importância em detrimento ao que Manoel e Toninho fizeram e nos expulsaram do governo. No final dessa parte, a redação do texto precisou alterada para a preservar a moral e os bons costumes. 
 
Encerrou assim: quase todos os pecedobistas acreditam que Paganini será independente e não sofrerá interferências do deputado Barros Munhoz: “acho que eles acreditam também em saci-pererê, boi tatá, mula sem cabeça, gnomo, etc..” 
 
O presidente do PCdoB de Itapira, Tiago Pinheiro, antes, um dos favoráveis ao apoio a Alberto e contrário à coligação com o PSDB encaminhou email ao PCI com o seguinte teor: “ 
 
Parabéns! Estou escrevendo para parabenizar os trabalhos de articulação política do PCdoB - partido a qual represento aqui em Itapira - e do PSDB que não mediu esforços para concretizar a aliança que será selada oficialmente na próxima sexta-feira.” 
 
Gostaria de tornar isso público. “Quero agradecer Marcelo Cárdia, nosso secretario estadual de organização, que conduziu a reunião de quarta passada com serenidade, maturidade e com alto nível, coisa rara de se ver. Também à postura de Sylas, nosso coordenador regional, e de Edgard Romão nosso secretario municipal.” 
 
Gestão transformadora. Enfim, a todos os membros de nossa executiva municipal. Tenham a certeza que o PCdoB estará mais forte do que nunca para colaborar e engajar com todo ímpeto na campanha para eleger Paganini e Dado Boreti, com vistas, claro, a uma gestão transformadora a altura de Itapira. 
 
Não dá para perder! Na quinta-feira, 8h, pela TVPCI Dado Boretti participará do programa “Conversa de Gente Grande”. O provável candidato a vice ao lado de Paganini, passou os últimos meses sob o fogo das especulações calado. Quinta ele deve abrir o jogo.
 
A sorte, com muita sorte, está lançada. Será nesta sexta-feira, 30, às 11h30min, na Bike & Cia, a reunião para o lançamento da pré-candidatura de Dado Boreti na chapa encabeçada por Paganini. Apesar da grande festa que vai acontecer em São Paulo, na Alesp, no Plenário Juscelino Kubitschek, às 20h, em comemoração aos 90 anos do PCdoB, inúmeros figurões do partido estarão em Itapira para prestigiar o evento.
 
PSD ajuda Itapira. Na câmara a sessão desta terça feira foi tranquila. Ferrarini foi para a tribuna agradecer os R$ 200 mil, da verba parlamentar, destinados pelo deputado federal, pelo PSD, Guilherme Mussi a Itapira para a saúde.
 
Vista cansada. Carlinhos Sartori anda forçando tanto a vista para fiscalizar o governo municipal que está requerendo o uso urgente de óculos. Na sessão desta terça ele teve que comprimir o globo ocular para identificar as pessoas que estavam no plenário. 
 
Solano sofre com as chuvas. Além dos pedidos dos bairros, Carlinhos pediu ao poder público que instale mais bueiros nas proximidades da Metalúrgica Solano para que a empresa consiga trabalhar em paz quando chove em Eleutério um pouco mais da conta.
 
Esqueceram de mim. Sonia Santos depois de agradecer o artigo do prefeito publicado nos jornais da cidade no final de semana sobre a votação das contas lembrou que nem o prefeito, nem o vice telefonaram-lhe, agradecendo.
 
Mas não se esqueceu... Sonia voltou a atacar o PT pelos equívocos cometidos e o jornal Gazeta pelas apelações em relação a uma possível negociata entre ela e o prefeito Toninho Bellini. "Desafio quem provar que ela tenha aceitado um centavo de quem quer que seja, vindo de meios ilegais", discursou.
 
Ninguém chorou. Sobre a reunião de sábado do grupo governista, a maioria dos candidatos a vereador e simpatizantes da pré-candidatura Paganini ficaram satisfeitos com o anuncio de Dado como candidato a vice, mas uns antigos não perderam a oportunidade para criticar. Um deles aventou a possibilidade de não mais disputar a vereança.
 
É “nóis” na fita! Manoel Marques dedicou o discurso dele, no pequeno expediente, ao Portal Cidade de Itapira e ao Dropes que agradecem a publicidade gratuita. Manoel fez rasgados elogios e, mas sempre que pode alfineta que o Portal é parcial ao postar notícias favoráveis a Paganini e ao deputado Barros Munhoz.
 
Nananinanão 1. Manoel está louco para ver o Portal Cidade de Itapira contra ele, fazendo-lhe oposição sistemática como ele tem recebido da Gazeta, do jornal Tribuna de Itapira e de um monte de gente que não gosta dele. Deve fazer parte da estratégia do presidente, colocar todos na mesma cesta, quem está contra ele está a favor do Totonho. Se isso for verdade, Manoel vai entrar nessa campanha, do mesmo jeito que a bela adormecida, quando abriu os olhos, depois da maldição. Mas a seco, sem beijo do principe. 
 
Nananinanão 2.“Mas se for esse mesmo o desejo de Manoel, é bom ele tirar o cavalinho da chuva. O PCI tem uma nova proposta.  Publicamos todas as notas políticas encaminhadas. TODAS!  E ninguém publica mais as notícias da Prefeitura e da Câmara Municipal do que o PCI. Sem cobrar nenhum tostão”, disse Nino. "Eu sou parcial na minhas opiniões. Eu defendo as minhas crenças. Abertamente e as assino. Dizer que o PCI é parcial, no mínimo, é forçar uma barra que não existe", concluiu.
 
Mino, o culpado. Mino Nicolai usou o pequeno expediente para agradecer os sete votos que aprovaram as contas de 2007. Assumiu a responsabilidade por não ter agradecido no dia, dizendo que assim o fez para evitar possíveis explorações por parte da imprensa.
 
Aí não é culpa de ninguém. Outras duas coisas que o vereador Mino precisa aprender. A primeira é de que os atos de boa educação devem prevalecer sobre qualquer outra coisa. A segunda, é que independentemente da obrigação como líder, não custava nada ao prefeito e ao vice telefonarem para agradecer o gesto de Sonia. A menos que eles já soubessem da decisão dela e os agradecimentos tivessem sido antecipados. 
 
 
Até o próximo capitulo!
 
Prezados Internautas
 
Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
 
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
 
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
 
Nino Marcati, da Redação do PCI. 
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
1 comentário
28/03/2012 09:03:48 | Griselda
A vereadora sônia gritou, espernio, apontou o dedo para tudo quanto foi lado do público no prenário dizendo que não deve, e nunca pegou, um centavo, de ninquem, qem quiser provar, ela aceita o desafio.quem vai ser besta. só se for o tatú-
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1365 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções