Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Janeiro de 2025
Notícia
20/04/2012 | Dropes: 128º capítulo

 

Na mesma. As pesquisas que estão rodando pela cidade continuam oferecendo o mesmo cenário, desde o final do mês de fevereiro. As posições estão praticamente inalteradas, mas os números sofreram mudanças acima da margem de erro.
 
Dois corpos de vantagem. Paganini vinha subindo lentamente desde a primeira pesquisa depois de lançada a sua pré-candidatura. No último levantamento, ele superou a soma das intenções direcionadas a Alberto Mendes e Manoel Marques. O nome de Martins não figurou nessa pesquisa.
 
Meio corpo de vantagem. Nessa mesma pesquisa, Alberto Mendes continuou aparecendo à frente de Manoel Marques, porém a diferença entre os dois esticou cinco por cento. Em relação à pesquisa anterior, Alberto cresceu 1%, Manoel perdeu 4%.
 
O crescimento de Paganini. Analisando as tabulações, é possível concluir que parte do crescimento de Paganini pode ser atribuída à migração das intenções direcionadas a Manoel. A parte mais significativa, no entanto, veio com a definição do nome de Dado, na chapa oposicionista.
 
Pode piorar. Outra conclusão para a queda de Manoel pode estar na resposta popular ao desgaste que o reajuste dos salários dos vereadores está levando ao presidente da câmara. Nessa pesquisa 45% dos entrevistados afirmaram ter algum conhecimento sobre os acontecimentos na casa legislativa.
 
Pelo sim, pelo não, Manoel Marques terá que tomar providências urgentes para estancar a sangria na tendência de votos e, principalmente, reduzir o índice de rejeição. Nessa pesquisa, para cada 10 pessoas que declararam a intenção de votar, 38 disseram que não votariam em Manoel de jeito nenhum. Um índice que só cresceu nos últimos três levantamentos.
 
Paganini é o menos rejeitado. Quem não pode reclamar dos índices de rejeição são os pré-candidatos Alberto Mendes e Paganini. Alberto situa na chamada zona confortável, mesmo crescendo um pouco não colocaria luz vermelha na campanha.
 
TVPCI: Por falar em Paganini, a TVPCI vem convidando o pré-candidato para uma Conversa de Gente Grande, mas o ritmo do Mestre não tem conciliado, depois veio um problema na voz. Mas semana que vem essa entrevista sai. Palavra de Paganini. Aguardem! 
 
O prefeito Toninho Bellini prometeu e cumpriu. Encomendou uma pesquisa para avaliar as chances de Alberto, Manoel e Martins. Para a surpresa de muita gente, Manoel ficou à frente de Martins, nesse levantamento. Mas perdeu para Alberto. Na ponta, continua Paganini.
 
Mané na cabeça. Circula pelos corredores palacianos que Toninho Bellini, apesar da boa posição de Alberto Mendes, optará por Manoel Marques como candidato oficial. Deve anunciar a decisão na semana que vem.
 
Eu, Martins ou Alberto. Segundo informações da João de Moraes, Manoel exigiu do prefeito Toninho Bellini um posicionamento definitivo. E avisou:" se você não me der uma luz, quarta-feira, 18, reunirei o meu grupo para anunciar o rompimento definitivo."  E completou: “você me conhece, sabe que depois da decisão tomada, eu não volto atrás de jeito nenhum.”

Desmarcou. Por conta da disposição de Toninho Bellini anunciá-lo na semana que vem como candidato oficial, Manoel Marques suspendeu a reunião que tinha marcado para a noite de ontem.
 
Como ficará o PT nessa história. Sonia Santos e Mino Nicolai estarão do lado de Manoel, mas a maioria da executiva não engole, nem com leite condensado, o chamado “sapo barbudo”. Martins estará automaticamente descartado. Sinal de que a campanha contra o vice, nesses oito anos, funcionou.
 
Como ficará o PDT nessa história. Alberto ostenta bons números e baixíssima rejeição quando comparado a Manoel. Orcini e Cristina, até onde se sabe, rezam na cartilha de Manoel. Logo, a depender dos dois...
 
Mino tá na cara. As posições assumidas por Mino Nicolai são claramente favoráveis a Manoel Marques. Tem feito o que pode para aliviar a carga que está sobre a presidência da câmara.
 
Manoel não deixou. Sobre a distância de Manoel Marques para Paganini, Toninho Bellini tem dito o seguinte: “em 2004 quando eu vi a primeira pesquisa, a gente lá embaixo, ameacei abandonar, só não larguei tudo porque Manoel não deixou. Ele dizia que poderíamos mudar. E mudou.”
 
Ai o bicho pega! Uma questão que o grupo ligado a Manoel Marques anda dizendo é que a preferência deles é para que continuem no páreo Paganini e Dado. O medo é que ocorram mudanças até a convenção e entre um nome ligado historicamente ao grupo ou o do próprio Totonho Munhoz.
 
União, nem pensar. Os apoiadores de Manoel acham que Paganini e Dado não conseguirão ter o grupo trabalhando unido para elegê-los. Acham que vai rolar muita briga e acabarão adotando a velha fórmula do cada um por si e Deus pra todos.
 
Do outro lado, a mesma coisa. O interessante, nessa discussão, é que os oposicionistas pensam quase a mesma coisa. Para eles, Manoel é um desagregador contumaz. O máximo que ele poderá conseguir será a apatia do grupo que não aceitará, de jeito nenhum, a formalização da sua candidatura como situacionista. Acreditam que Manoel não resistiria até a convenção. Renunciaria antes.
 
Campanha inusitada. Alberto Mendes já declarou que não será candidato sozinho, quer o PT com ele. Mas há quem diga que Alberto não conseguirá desistir caso o PT também vá de mala e cuíca para os braços de Manoel. Nesse caso, Alberto sairia com uma estrutura minúscula, porém com uma base de apoio fenomenal. Com ele os contrários a Munhoz e a Manoel. É esperar pra ver.
 
Terão fôlego para quantas seções mais? O ex-secretário petista Antonio Carlos dos Santos encaminhou email ao Dropes questionando: “a que você atribui que mesmo com toda imprensa do final de semana o número de expectadores ontem (terça) na Câmara tenha reduzido consideravelmente em relação à semana passada?”
 
Antonio Carlos continuou: “E mais, ao contrário da semana passada foram embora antes do encerramento, o que denota que não estão preocupados com o “sistema” e sim com um assunto pontual, que sendo resolvido ou não, todos voltarão para o conforto de seus lares. Aparentemente não existe qualquer compromisso ideológico, apesar do PSOL, puro oba, oba!”
 
E concluiu. Os Vereadores já decidiram que não voltarão atrás e ponto final. Com isso qual será o rumo do "movimento"? Volto a insistir na questão do "sistema", me parece um movimento de uma bandeira só!
 
O Dropes responde pela parte que lhe cabe. Várias pessoas, de pontos diferentes, informaram ao Dropes que o número de manifestantes cresceu. A repercussão foi grande. Ela foi sentida nos acessos ao texto, publicado no PCI, lido pela Helo Bueno que figura entre os mais acessados da semana.
 
Sonia Santos encaminhou: “gostaria de esclarecer que ontem(terça) na câmara não estavam somente jovens. Para citar algumas pessoas, que, embora possam não parecer, mas já possuem mais de 28 anos a saber: Heloísa Bueno, Salete Riboldi, Almir Carula, Vandre, Pedroso, Borjão, dentre outros. Há que se ressonar que minhas palavras não foram dirigidas para nenhuma criancinha, mas efetivamente para os organizadores que conforme dito acima, já passaram da tenra idade.”
 
Ops, já estava esquecendo. Vandré chegou a encaminhar este email para o Dropes anterior, mas não deu tempo de publicá-lo: “Ops, já estava esquecendo; vale reprisar que em passado recente nobre vereadora fez uso da tribuna defendendo a não realização de concurso público na Câmara Municipal, mesmo diante da existência de funcionários não concursados, portanto, ilegais, sob a justificativa de evitar o aumento da despesa pública, no que foi seguida por outros pares. Será que a mudança de posição levou em conta apenas os beneficiários da medida? E a propalada defesa da redução dos gastos públicos?”
 
Projeto Popular. Um grande problema se avizinha para o presidente Manoel Marques e os vereadores. O PSOL (ou os manifestantes como preferem) buscará colher assinaturas para propor um projeto popular, que se aprovado, rejeitaria o reajuste concedido.
 
Um problema muito grande, pois o número de assinaturas a ser coletado não é tão grande como se imagina. Supondo que pelo menos cinquenta integrantes do grupo se dispusessem a conseguir cem assinaturas cada, na conformidade da lei, o mínimo necessário seria facilmente superado.
 
Cinco mil? Quem sabe, mais até! Apresentado o projeto popular, com digamos, cinco mil assinaturas, será que algum vereador, além de Mino Nicolai, teria coragem de votar desfavoravelmente?
 
Do reajuste não abro mão. Aliás, Mino Nicolai teria explicado o porquê dele continuar votando na manutenção do reajuste. Os eleitores dele sabem o quanto ele trabalha e reconhecem que o salário que ele recebe é justo. E concluiu: “E se o Paganini ganhar, quem é que vai peitar o Totonho? Aqui não vai mais ter Sonia, nem o Mané. Por isso, muita gente vai precisar votar em mim.”
 
Ato falho. Depois Mino teria corrigido a fala dizendo que o candidato a prefeito que ele apoiar terá mais chance de ganhar e que outros valorosos vereadores deverão estar com ele, também, para fazer uma Itapira cada vez melhor.
Antes tarde, do que depois. Já tem vereador que está pensando em mudar de postura antes que esse projeto popular chegue à casa. O raciocínio desse vereador é simples. Se ele apresentar um projeto, mesmo sendo rejeitado, ele se salva, caso contrário queimará no mármore do inferno como os demais.
 
De bem na fita. A ideia é levar os quase favoráveis à revogação, mas seguidores de Mino e Manoel a optarem por um reajuste menor. Daqui para frente, os reajustes serão anualizados, na média, os vereadores futuros ficarão numa situação muito melhor à que eles próprios viveram, quatro anos sem nada de acréscimo.
 
Mais polícia. Outro grande problema que as manifestações contrárias ao reajuste proporcionarão será no desvio dos agentes de segurança para a porta da câmara, todas as semanas, sem que nenhum dos representantes abra a boca em defesa dos representados.
 
Enquanto por aqui, a Câmara Municipal chama a polícia, a guarda municipal e até o exército se ele existisse, Barros Munhoz é chamado, por ordem do exército e autorização da presidenta Dilma, a receber a maior honraria da instituição que completou nesta quinta-feira, 20, 364 anos de existência: a medalha do mérito militar, uma comenda anualmente oferecida a civis e militares que se destacaram no Brasil.
 
Medalha da Polícia Militar. Na última quarta-feira, 18, o presidente da Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo, coronel da Polícia Militar - Jorge Gonçalves entregou em mãos ao Presidente da Assembleia Legislativa Paulista, Deputado Barros Munhoz, a medalha “Veteranos da Polícia Militar”
 
Mau atendimento. Todas as semanas a imprensa mostra pelo menos um caso grave de mau atendimento no sistema de saúde. A impressão que se tem é que o boicote está correndo solto por aquele setor vital para a população itapirense ou, então, é falta de competência para gerenciar o pessoal, mesmo.
 
Uma pequena luz. Para tentar amenizar esse problema, os vereadores oposicionistas solicitaram uma ambulância ao deputado Barros Munhoz e hoje receberam a informação de que o pedido já foi encaminhado para o governo estadual e que, brevemente, Itapira estará recebendo mais um veículo para o sistema de saúde.
 
Cada uma... Dizem que Devaldo Cescon ficou mais preocupado com a eleição de segunda-feira do que no dia em que descobriu que sua calvície era irreversível. Mas agora, tranquilo com o resultado, está dizendo que vai adotar a proposta da “oposição.” Mudar o estatuto.
 
Ficha Limpa 1. Pasté está preparando uma proposta aos conselheiros. A adoção do “Ficha Limpa adaptado ao clube” para as próximas eleições: “assim, determinadas candidaturas a gente mata no ninho e os associados não correm o risco de ver no conselho ou na diretoria gente com problemas na justiça.
 
Ficha Limpa 2. Caso Devaldo Cescon consiga programar a ideia do “Ficha Limpa” para as próximas eleições, certamente colocará a Recreativa como sendo o primeiro clube a adotar uma medida saneadora. Afinal, eleição só deve ter a participação de gente limpa. Caso alguém conheça algum clube que tenha feito isso, encaminhar para o Pasté.  
 
Até o próximo capitulo!
 
Prezados Internautas
Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
Nino Marcati, da Redação do PCI.
 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1415 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções