Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Janeiro de 2025
Notícia
16/05/2012 | Dropes: 140º capítulo

Viu! Não doeu. Doeu? O prefeito Toninho Bellini ao saudar a presença do deputado Barros Munhoz agradeceu o empenho e o esforço realizado junto ao governo do Estado para que fosse disponibilizada a verba que resultou na reforma do fórum que ajudará na melhoria dos serviços prestados ao povo de Itapira.

Ah se fossem mais inteligentes! Um advogado presente à solenidade, diante da fala de Toninho, disse: “tá vendo, doeu para o prefeito agradecer ao deputado pelo esforço que ele ofereceu à nossa cidade?” E completou: “Toninho Bellini não poderia ter feito isso, muitas vezes, durante seu mandato? Já pensou como Itapira estaria se assim tivesse acontecido?”

Ajuda vetada. Esse advogado, integrante do Novo Tempo do primeiro mandato garantiu: “Toninho Bellini mantém grande mágoa em relação a Barros Munhoz e nunca faria festa para o deputado, mas certamente buscaria o apoio dele para as coisas que Itapira precisasse. Só não o fez por conta do veto de Manoel Marques.”

Quem não quer? Sobre o assunto ajuda do deputado Barros Munhoz, uma pesquisa realizada na cidade levantou o poder de fogo do presidente da Alesp, mostrando que o apoio do deputado será determinante na eleição deste ano.

Não atira, arde. Atira, dói! Nos últimos anos de Lula na presidência, a oposição ficou numa situação mais do que complicada. Falar bem de Lula, nem pensar. Falar mal sangrava votos. O jeito era atirar de raspão. Em Itapira, em relação ao deputado Barros Munhoz parece que algo semelhante deverá acontecer nessas eleições.

Não é novidade. Nessa pesquisa realizada recentemente mostra que sessenta por cento dos entrevistados votariam, hoje, no candidato indicado por Barros Munhoz. Tal tendência nada mais faz do que refletir a votação de 75% que o deputado recebeu, no município, na última eleição.

O povo quer certeza. Os apoiadores do pré-candidato situacionista montaram estratégia para deixar claro à população quem é amigo e inimigo de Totonho.  Querem garantir que nenhum candidato tentará confundir o eleitor dizendo que agora não gosta do Totonho, mas depois de eleito buscará o apoio do deputado de Itapira.

Sabe o que quer. Ganhará o voto do eleitor itapirense o candidato que melhor representar o desejo popular de ver o próximo prefeito defendendo a cidade, buscando ajuda dos governos, federal e estadual, através dos deputados bem votados na cidade.

Sempre presente. O pré-candidato a prefeito pelo PSDB não para um segundo sequer. Ele marca presença em todos os acontecimentos, nos mais diferentes segmentos. Lá está o mestre Paganini sendo visto nos quatro cantos da cidade!

Parelho. Quem não fica atrás do Paganini é o pré-candidato do PDT. Ele tem corrido por todos os cantos reunindo-se com grupos de moradores e de lideranças comunitárias organizados pelos pré-candidatos a vereador ou pelo presidente do PSDC, José Luis Ferreira, o popular Dorado, especialista no assunto.

Fôlego de sobra na maratona de São Benedito. O pré-candidato Paganini esteve na missa das 10h. Acompanhou a apresentação das congadas no Largo e prestigiou, na sequência, o Domingão Sertanejo, comandado pelos violeiros da Rádio Clube.

Paganini santista? Quem foi ao baitacão dos Prados, tradicional reduto da torcida santista, na hora do jogo Santos x Guarani, encontrou o Mestre dando a maior força aos alvinegros praianos.  

E não parou por aí. Acompanhou a tradicional procissão das 17h até o Largo São Benedito. Assistiu ao show pirotécnico e a apresentação da Banda da Academia Militar das Agulhas Negras. Depois, circulou pelas ruas da “Festa do 13”, distribuindo cumprimentos.

Mané na festa. Manoel Marques deixou o restaurante de sua propriedade e como os demais pré-candidatos foi fazer política na festa. Ora como pré-candidato, ora como presidente da câmara. No dia 13 não perdeu nenhuma oportunidade para se mostrar ao grande público.

Ué! O Alberto faltou? Teve gente dizendo que o pré-candidato pedetista não tinha participado da procissão. Questionado, Mendes sapecou: “eu fui participar da procissão e para isso não precisava ficar ao lado do deputado e nem do Toninho Bellini. Eu preferi ficar no meio do povo com as minhas orações.”  

Paganini de um lado, Dado do outro. Tem hora que não tem jeito e a separação é inevitável. Foi o que aconteceu na abertura da festa de Santa Rita, no Figueiredo, onde Dado fez a vez. Paganini, no mesmo horário, prestigiou o campeonato de bocha realizado no Bar do Colli. Nesta terça, o Mestre foi rezar para Santa Rita.

Aprovou! Alberto esteve na pré-conferência sobre segurança realizada na ACEI, nesta terça. Aprovou as propostas apresentadas, mas fez uma ressalva "para aumentarmos o efetivo em cento e vinte guardas municipais, dezoito agentes para a defesa civil e quinze agentes de trânsito, necessariamente, o próximo prefeito terá que enxugar a máquina administrativa para não ultrapassar o limite fiscal".  

Nó na garganta. Até hoje os governistas não engoliram a mudança de lado do Dado Boretti. Não perdem nenhuma oportunidade para desqualificar o ex-presidente do SAAE. Como o pré-candidato oposicionista a vice deve ter uma metralhadora nas mãos contra o Novo Tempo, onde residem os prováveis motivos da mudança, quanto mais desqualificá-lo, melhor.

Dado não é disso. Mas quem conhece Dado Boretti sabe que ele, em condições normais, jamais utilizaria tais informações para denegrir a imagem de quem quer que seja. Prova disso foi a ação dele contra as perseguições no governo Toninho Bellini.

Começou assim... Sabe-se, por exemplo, que os alardeados desentendimentos entre Dado e Manoel começaram com a insistência do todo poderoso secretário de governo em desenvolver as perseguições contra os servidores municipais ligados à antiga administração, reforçada pelo veto totalitário que impediu o Novo Tempo de buscar ajuda com Barros Munhoz.

Um vice pelo amor de Deus. Manoel Marques já tem a convicção de que nem PDT, nem PT estarão ao seu lado nessas eleições. No máximo poderá contar com um ou dois candidatos do PT fazendo campanha para ele.  Definir o nome do vice é uma tarefa urgente.

Nem isso, quem sabe. A julgar pela disposição da executiva estadual do PT, os pré-candidatos à vereança dispostos a acender velas para outro santo, estarão contrariando as determinações para a campanha petista deste ano. Esses poderão ver seus nomes banidos, sumariamente, do partido. Fiscais não faltarão.

Uns cinco. Manoel diz que tem vários candidatos a vice incrustados nos partidos que o apoia. Sempre que é solicitado a dar nomes aos bois, escapa pela tangente.  

Mário tá fora? O secretário Mario da Fonseca ficará no cargo até o final do mandato de Toninho Bellini. Não será candidato nem a vereador, nem a vice. Manoel já tirou o nome dele da cabeça.

Humberto tá dentro. Diante das incertezas do quadro político o nome que apareceu forte para a dobradinha com Manoel Marques é o do médico e ex-secretário da saúde do Novo Tempo, Humberto Barizon. Caminha-se, assim, para a tendência do PV lançar chapa pura.

Tá tudo engatilhado... O pré-candidato pevista está com tudo pronto. Um importante colaborador garantiu: “o Manoel tem estrutura material, jurídica, marqueteira... Tem três fortes patrocinadores. Tem pelo menos quarenta pré-candidatos à vereança. Acho que não falta mais nada. Falta?”

Mais segurança. Carlinhos Sartori usou o pequeno expediente para comentar a reunião em que ele, Kará e o Cido da ACEI participaram em São Paulo para resolver os gravíssimos problemas de segurança que o município está enfrentando. Levou recortes das páginas policiais dos jornais da cidade. Teve a garantia de três motos da Rocam, troca das seis viaturas que estão em uso e o acréscimo de mais duas, entre outras conquistas.

Mais um delegado. Outros pedidos dos vereadores Carlinhos e Kará foram direcionados para a nomeação de mais um delegado e de um coronel para comandar a polícia na cidade. Essa reunião foi agendada a pedido do deputado Barros Munhoz e contou com a participação da cúpula máxima da segurança do estado de São Paulo.

Banda sinfônica. Bom demais! Ferrarini ocupou a tribuna para agradecer o apoio do prefeito Toninho Bellini para o projeto que transforma a centenária Banda Lira Itapirense em Banda Sinfônica. É preciso enaltecer a sensibilidade do vereador e do prefeito em reconhecer e valorizar o maior patrimônio cultural de nossa cidade.

Para onde vai Manoel Marques? Manoel nega, mas são notórias as dificuldades que ele enfrenta no próprio meio. Não consegue chamar para si novos apoios. Como nada acontece na candidatura dele, os culpados? A imprensa escrita, Tribuna de Itapira e Beto Trevelin, e a imprensa virtual, o Dropes e Nino Marcati.

Mané, democracia não é isso, meu filho! Para o estandarte da democracia itapirense, quem não está com ele, está contra ele. Para Manoel Marques não basta falar dele. Ele não quer que fale dos outros. E o pior. Usa a tribuna da câmara para desqualificar quem intencionalmente ou não, cruza torto o caminho dele.

A imprensa é assim! Mané não sabe que as notícias são criadas pelos próprios protagonistas. A imprensa pode exagerar, até dar ares dramáticos ou surrealistas, pois esse é o negócio da imprensa. Assim como tem políticos que fazem cada uma, vou te contar...

Mané quer holofote! Já deu para perceber que a única forma de Manoel se manter na mídia é atacando a própria mídia. O cara confunde tudo. O Beto Trevelin parece ter decidido que não vai entrar nessa mais não e quando tiver que voltar a carga, será numa só: como um passarinho!  

Quem usa, cuida. Manoel insiste em dizer que este Portal virou um site de “fofocas”. Marques parece não saber bem ao certo o que é fofoca. Ele pode falar o que bem entender das pessoas sem prova ou checagem verídica nenhuma, já o Portal?

Uma questão de fé! O diacho é que o Portal diz e repercute na cidade inteira, até na capital. Já o que Manoel diz não passa além do grupo que o apoia e olha lá.

Quer Martins fora à força. Manoel insiste em colocar Martins fora da disputa eleitoral de qualquer jeito. Nesta terça-feira, ao comentar os convites que Nino Marcati teria recebido dos pré-candidatos, garantiu que o outro convite teria sido de Paganini, já que dele, Marques, tal convite nunca foi feito. E o Martins, Manoel, você esqueceu? De novo?

Não tem outra explicação. Desespero! Outra fanfarrice, sem tamanho, foi Manoel Marques dizer que Nino Marcati tem participado das reuniões políticas com o deputado Barros Munhoz. Para quem quer ser prefeito de uma cidade, como pré-candidato precisa dar-se ao respeito, não pode levantar falsos testemunhos, não deve tentar transformar mentiras em verdades. Não há desespero nenhum nesse mundo que justifique tais atitudes. Nem no Brasil.

Prezados Internautas

Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.

As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.

PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].

A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.

Nino Marcati, da Redação do PCI.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
1 comentário
19/05/2012 18:05:13 | Sônia Lopes Pinheiro
E cristina ,presidente do sind. dos servidores e do pdt.sai a vice- com aberto mendes?
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1349 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções