Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Janeiro de 2025
Notícia
18/05/2012 | Dropes: 141º capítulo

Asfaltamento autorizado. O governador Geraldo Alckmin acaba de autorizar os dois mil e seiscentos metros de asfaltamento da estrada do Bairro dos Limas, que vai da final da Governador Mario Covas até a SP 147 (Itapira-Lindoia), mais o ramal que passa dentro do bairro.

Só falta o convênio. Para que o convênio possa ser celebrado e o serviço iniciado até o início do mês de julho, faz-se necessário que o prefeito Toninho Bellini encaminhe o projeto à Câmara Municipal o mais rápido possível. Sem perder tempo, nem prazos.

Sem errar na documentação. O município tem até o dia 4 de julho para tramitar a burocracia e iniciar as obras. Qualquer bobeada da prefeitura ou da Câmara Municipal levará o início das obras, tão esperada pelos moradores do bairro dos Limas, para além das eleições.

Será uma correria danada 1. Não pegará bem para o prefeito Toninho Bellini que deseja, ardentemente, terminar seu mandato da forma mais arredondada possível, não reunir as condições burocráticas para dar conta do recado, na parte que lhe toca.

Será uma correria danada 2. Pegará pior ainda para o pré-candidato Manoel Marques que além de queimar o filme junto aos moradores daquela região, atestaria, caso eleito, com todas as pompas, a continuidade do processo em deixar Itapira fora dos benefícios que o deputado Barros Munhoz poderia angariar para Itapira.

Vai dar pano pra manga. O assunto terceirização deverá ser o destaque dessa eleição, além das dores de cabeça, por muitos anos, para muita gente. Dias desses, uma conversa entre servidores do setor de licitações, um deles chamou atenção a respeito do assunto que é abordado, constantemente, por Alberto Mendes: a terceirização da coleta de lixo.

Comigo não, violão! Alberto não se cansa de apregoar que nunca concordou com a forma de execução do contrato entre a Sanepav e a Prefeitura e que tentou, em vão, alertar o atual Prefeito sobre possíveis irregularidades. Mas...

O alerta do Dado! Naquela conversa, aquele servidor lembrou – e muito bem lembrado – que Alberto Mendes só começou a se preocupar com o assunto “terceirização da coleta de lixo”, depois que Dado Boretti, após ler minuciosamente o contrato, avisou-o sobre a necessidade da pesagem dos caminhões.

Isso mesmo! Até aquele momento, pasmem, segundo esse servidor, os caminhões nunca haviam sido pesados e que nem o prefeito, nem o secretário de governo, que na época era Manoel Marques - ninguém - se preocupava com esse pequeno detalhe.  Alberto assinava as ordens de serviço sem o cumprimento da exigência contratual.

Pensando no peso. A conclusão daquele grupo foi óbvia. Se Dado Boretti não tivesse levantado a questão, será que o lixo estaria sendo pesado até hoje? Será que Alberto não estaria lá assinando documentos inverídicos?

Ser ou não ser... Fica a dúvida: não fosse a experiência de Dado Boretti, Alberto teria sanado sozinho tal irregularidade? Ou estaria ocupando o cargo de Secretário de Serviços Públicos sendo complacente com tais desmandos? Tá aí uma questão que jamais será respondida.

64 milhões. O déficit habitacional em Itapira está na ordem de 7 mil. Em 2008 Toninho Bellini recusou 800 casas da CDHU e em 2011 mais 330 casas. O prefeito, atendendo ao veto de Manoel Marques, desprezou mais de R$ 64 milhões em verbas trazidas pelo deputado Barros Munhoz.

Capricho. Como essa administração explicaria para esse povo que mais de mil residências foram desprezadas? Como explicar que essas casa custariam prestações em torno de R$ 100,00, como o Flávio Zacchi e Assad Alcici. Prejuízo social por conta de um capricho político.

Na Sanepav. Nessa semana, Manoel Marques e o pupilo André Siqueira fizeram uma reunião com os funcionários da Sanepav regada a sucos e salgados. Manoel garantiu que se ganhar a eleição, a Sanepav continuará “coletando” lixo em Itapira.

Nem na Sanepav? O discurso de Manoel Marques foi entusiasmado, os comes e bebes, fartos e deliciosos. Mesmo assim os aplausos ao pré-candidato pevista não foram satisfatórios.

Perguntas que ecoam pela cidade. Seria a Sanepav uma das financiadoras da campanha Manezista? Por que Manoel faz vista grossa aos reclamos  da população em relação à qualidade dos serviços prestados por essa empresa?

Os 15 virarão 16? Essa semana mais um partido procurou o grupo do deputado Barros Munhoz com a intenção de apoiar o pré-candidato Paganini nas eleições desse ano. Esse partido estava nas contas de Manoel Marques.

Na conta do Mestre. O mérito da mudança de lado desse partido, que por enquanto integra o grupo de Manoel Marques, poderá ser totalmente creditado a Paganini que tem recebido os membros da executiva para boas conversas.

Com Manoel não dá. Esse partido vem dando mostras do seu descontentamento com a pré-candidatura pevista faz tempo. A informação não foi confirmada, mas há indícios de que mantiveram contato, também, com o pré-candidato pedetista.  

Tudo definido. O presidente do PTB de Itapira, Thomaz Antonio de Moraes, garante que não existe e nunca existiu nenhuma possibilidade do partido deixar o grupo liderado por Barros Munhoz e de não apoiar a pré-candidatura Paganini/Dado.

Nada de Noé. Thomaz Antonio desvinculou qualquer atuação do ex-vereador Noé Massari nesses comentários. Noé não é mais filiado ao PTB, não participará da próxima eleição como candidato, nem como colaborador de campanha. Noé está envolvido com a política de outra cidade

Para finalizar esse assunto, Thomaz afirmou que o deputado federal Arnaldo Faria de Sá e o estadual Campos Machado estão ligadíssimos em Itapira, apoiam desde o princípio a chapa Paganini/Dado e sequer consultaram a executiva local sobre qualquer pretensão ou oferta de outros grupos da cidade.

Marqueteiro do PDT. Alberto Mendes aguarda para os próximos dias o oferecimento de uma grande notícia para Itapira. Dentre as promessas de apoio da executiva estadual do PDT para a campanha eleitoral, a primeira foi cumprida. Alberto já realizou a terceira reunião com o marqueteiro que lhe dará assessoria.

Na linha de frente. No PT, Martins voltou-se a animar com a possibilidade de disputar a prefeitura como candidato do PT. Está satisfeito com o apoio da estadual. Reuniões estão sendo realizadas para dar rumo à pré-candidatura. O PT, no entanto, não descarta a possibilidade de unir forças para enfrentar o inimigo comum: Barros Munhoz.

Não sei de nada! O Dropes anterior informou que o PT estadual teria encaminhado a situação do PT local para a Comissão de Recursos onde seriam ouvidos os depoimentos de Alice, Martins e Sonia. A presidente do PT informou que não está sabendo dessa convocação.

Muita conversa! Alice informa, também, que o Partido dos Trabalhadores de Itapira encontra-se totalmente dividido. E desabafou: “é tanta conversa que chega aos ouvidos da gente, que a gente não sabe em quem acreditar.”

Ladainha. Manoel Marques continua firme na caminhada a despeito dos obstáculos: “até o final de junho muita coisa vai acontecer, organizo a minha campanha e estou atento aos passos dos meus adversários.”

Nem pensar! Sobre a possibilidade de perder um dos partidos que apoia a sua pré-candidatura Manoel Marques garantiu que essa possibilidade não existe, pois todos os presidentes estão consolidados e firmes com ele. “Só se essa mudança vier de São Paulo”, considerou.

Iniciativa popular. Diante do movimento crescente de coleta de assinaturas para a revogação do reajuste dos subsídios dos vereadores o presidente da câmara informou que não tem informação do pedido e das bases legais. Quando a petição chegar às suas mãos ele buscará o amparo legal para os futuros procedimentos.

Sem jurídico. O presidente da câmara informou que em função da ação do Ministério Público o servidor Elias Orcini não responde mais pela assessoria jurídica da câmara e, portanto, caso tenha a necessidade de algum parecer jurídico, ele terá que buscar com profissionais no mercado.  

Prezados Internautas

Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.

As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.

PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].

A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.

Nino Marcati, da Redação do PCI.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
1 comentário
20/05/2012 20:05:00 | Carlos
Acredito que o nino marcatti está "perdendo a mão" e se mostrando um grande cabo eleitoral do paganini, por isso, a coluna está ficando chata e deixou de trazer as discussões de interesse da sociedade. este é o início do fim da coluna "dropes".
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1487 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções