Carregando aguarde...
Itapira, 27 de Novembro de 2024
Notícia
01/06/2012 | Dropes: 147º capítulo
O Dropes entra em recesso. Esta coluna estará em férias por uma semana. Ao contrário dos legisladores e magistrados brasileiros, sem qualquer remuneração ou benefício extra. No domingo, dia 10, o prelo será esvaziado.
 
Reforço na segurança. Daquela reunião agendada pelo Deputado Barros Munhoz a pedido dos vereadores Carlinhos e Kará e que teve a presença do presidente da ACEI, José Aparecido da Silva, mais um item acaba de ser atendido: três novos escrivães já estão a serviço da população na Delegacia de Itapira.
 
Os 24 anos do PSDB. Os tucanos comemoraram com grande estilo o vigésimo quarto aniversário de fundação do partido na noite desta segunda-feira, 28, no luxuoso Buffet Baiuca. Cada convite não saiu por menos de mil reais e o resultado financeiro foi revertido para o diretório estadual. 
 
A nata! Cerca de 300 convidados aderiram ao jantar. A nata do tucanato estava presente. O governador Geraldo Alckmin relembrou os grandes nomes do PSDB como Mário Covas e Franco Montoro. José Serra falou da história e da importância do partido para o Brasil.
 
Só deu ele! Assim que Alckmin e Serra deixaram o jantar para dar conta de outros compromissos, o presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, assumiu o posto do tucano mais assediado da noite. 
 
Confusão. O promotor de justiça Dr. André Luiz Brandão destacou no programa Conversa de Gente Grande na TVPCI que erroneamente atribui-se ao município um alto índice de criminalidade e consumo de drogas, acima das cidades da região. Confundem o crescimento das ações policiais à insegurança pública.
 
O combate aumentou. Dr. André explicou que quanto mais a polícia age, mais noticias são divulgadas pela imprensa. Acredita-se, então, que foi a criminalidade que aumentou, quando o que ocorreu foi o aumento da eficiência policial. “É mais ou menos o que ocorre com a corrupção dos políticos. Tem gente que acredita que a corrupção aumentou só porque ela é mais noticiada, hoje.”
 
O adeus do promotor. Dr. André Luiz Brandão, depois de oito anos a serviço do Ministério Público itapirense, foi promovido e assumirá o posto de sexto promotor na cidade de Limeira a partir deste 1º de junho. 
 
CONSEG. Nesta quinta-feira, na Câmara Municipal, o CONSEG homenageou alguns itapirenses colaboradores da segurança no município. Entre os homenageados o Dr. André aproveitou a oportunidade para agradecer a acolhida do povo itapirense num discurso emocionado.
 
Show. O grande advogado criminalista, Dr. Ariovaldo Risola, um dos últimos juristas itapirenses, senão paulista, a executar o direito da palavra bem escrita e interpretada, segundo Dr. André, assumiu a tribuna e deu um show de oratória levando o público presente a evitar até as piscadelas. 
 
Sobra de defunto doada. O repórter policial Adilson Fernandes foi o representante do jornal “A Cidade”. O homem estava impecável para receber a homenagem, mas todo mundo queria saber se o paletó que ele usava era o mesmo do casamento recente ou era o presenteado pelo Hugo da funerária.
 
Coisas de candidato 1. Foi só o Butti abrir a palavra aos homenageados, Adilson Fernandes quase se matou – ele não sabia se pulava o parapeito ou se usava a portinhola – só para ser o primeiro a falar e treinar o uso da tribuna para o ano que vem. E não é que o danado não fez feio?
 
Coisas de candidato 2. Antigamente, raramente o repórter Adilson aparecia nas fotografias. Ele sempre estava atrás das câmeras. Desde que resolveu ser pré-candidato a vereador, ele pula para frente das lentes, abraça o primeiro que estiver ao lado e abre aquele sorrisão. 
 
Coisas de candidato 3. A mania de aparecer nas fotos está tão incontrolável que dia desses, contou Toninho Camargo, Adilson estava num estúdio fotográfico da cidade e uma cidadã que tirava uma foto 3x4 para documento levou o maior susto ao ver a cabeça do repórter policial aparecer do nada sobre o ombro direito dela. Adilson jura que isso é gozação do dono da loja Toque de Arte.
 
Palmas para a imprensa. O ultimo a discursar no evento da CONSEG desta quinta-feira foi o vereador Luiz Henrique Ferrarini que dentre os agradecimentos gerais, agradeceu o papel da imprensa por levar a informação do que ocorre na área da segurança para o grande público. Um direito cidadão.
 
Só querem elogios. O agradecimento de Ferrarini ao papel da imprensa fez um ouvinte considerar: “não é interessante? Todos os setores, costumeiramente, agradecem e reconhecem o papel da imprensa quanto aos benefícios da informação. Menos os políticos que só veem importância desse papel quando eles não são criticados pela dita cuja.” 
 
Tá na hora da cobra fumar. Os ativistas estão programando para o próximo final de semana o encerramento da coleta de assinaturas para o pedido de revogação do reajuste, quase secreto, dos vereadores, momento em que deverão contabilizar mais de 2,7 mil adesões legitimadas.
 
Foi vapt vupt. Na terça-feira, dia 29, aconteceu na ACEI a Conferência Municipal de Segurança Pública. O prefeito Toninho Bellini compareceu, fez um rápido discurso e foi embora. Será que o prefeito não poderia ter dedicado um pouco do seu tempo na discussão de um assunto tão importante para os itapirenses?
 
Descentralizado. Ao contrário do prefeito, lá estavam o presidente da Câmara, o ministério público, as duas juízas, os comandantes da polícia civil, militar e municipal, outras autoridades e as forças vivas da cidade. Todos empenhados na busca das melhores soluções para a segurança. “Acho que é isso que o prefeito entende por descentralização.”, disse um enfurecido participante.
 
31 pontos. Foram colocados em votação 31 pontos previamente discutidos e levantados nas reuniões preliminares realizadas nos bairros. Os delegados representantes estavam aptos a discutir todos os pontos e proporem, quando fosse o caso, destaques para serem aprovados pela maioria.
 
Dois destaques. Mas os grandes destaques da noite ficaram por conta dos pré-candidatos Manoel Marques, a prefeito, e Flavio Pavinato, a vereador. Na opinião dos presentes, os dois usaram e abusaram do direito de intervir e discutir. “A impressão que dava na gente é que os dois estavam disputando quem é que aparecia mais”, disse um representante.
 
Paraquedistas. O que mais irritou os participantes mais antenados da Conferência  foi as colocações que caiam de paraquedas revelando que os dois autores nada ou pouco sabiam do que estavam falando. “E olha que Manoel não era delegado e nem tinha direito a voto”, observou outro participante.
 
Estrela ou bucha de canhão? No final da conferência, metade de um grupo de participantes chegou à seguinte conclusão: “o prefeito foi embora para deixar a estrela do Mané brilhar sozinha”. A outra metade concluiu diferente: “Toninho deve ter dito a Mané. Você não quer ser prefeito? Então se vira lá na conferência e ajuda a resolver o problema de insegurança no município.”
 
Assustou geral? O jornal “Tribuna de Itapira” desta quinta-feira estampou uma nota que agitou a cidade. Disse que o PT tinha fechado acordo com o PV em apoio a Manoel Marques em troca de gordas negociações de cargos.
 
Nada fechado. A executiva municipal garantiu que tal conversa deve ter saído por conta de uma reunião do PT local com o pré-candidato Manoel Marques. “Nós nos reunimos, noutra ocasião, com o pré-candidato Alberto Mendes. Voltaremos a conversar com os dois. Não existe nada fechado, pelo amor de Deus.”, disse um desesperado petista. 
 
Respirou aliviado. Verdadeira ou não, essa informação agitou todos os pré-candidatos, mostrando que o PT reassumiu a sua função estratégica na política de Itapira. Até o ex-vereador, petista histórico, José Carlos Vieira, chegou a se apresentar, de manhã, borocoxô com a notícia. 
 
Quem manda é a maioria. A presidenta Alice Palandi explicou que no PT não pode haver acordo de bastidores, sem a concordância da maioria dos filiados. Todo e qualquer comentário fora do Encontro Municipal é conversa mole para boi dormir.
 
Jeito tem! A única possibilidade de “maracutaia” que existe é o aliciamento dos participantes do encontro, levando apenas os favoráveis a esta ou aquela pré-candidatura ou, então, o partido não fazer muita força para que todos os petistas com mais de um ano de filiação sejam informados do encontro.
 
Quanto mais participação, melhor. Os membros da executiva garantem que os grupos estão trabalhando para levar ao encontro o maior número possível de filiados. Estão estudando, inclusive, a alteração da data do encontro para domingo para garantir uma participação maior.
 
Se vacilarem, a casa cai. Alguns membros do PT de Itapira estão aprendendo uma grande lição. Apesar do PT ter se aproximado muito dos partidos tradicionais, ainda restaram mecanismos que garantem a democracia interna. 
 
Expulsão? Alguns petistas não engoliram certas afirmações de Sonia Santos na tribuna da câmara. Esses estão pensando em abrir um processo interno para expulsar a vereadora. Outros, no entanto, acham que o partido já brigou demais e a ordem, agora, é salvar o que restou.
 
Cansei! Alberto Mendes diz estar aberto para composições e que sentará para discutir sempre que for chamado, mas não considera mais prioritário qualquer acordo com os demais postulantes. Disse que vai até o fim com o que tem hoje.
 
Ideias inacreditáveis. Mendes fez esse comentário logo depois de chegar de uma reunião com mais de quarenta pessoas no Humberto Passarela. “É impressionante o que a gente ouve nessas reuniões, entre muitas reclamações em relação à atual administração, ouço ideias geniais da população para o futuro.”
 
Lógica maluca. Mas o que mais tem animado o pré-candidato pedetista é o grau de politização que ele tem encontrado nessas reuniões. “Eu estou sendo muito bem recebido. Sei que estou bem posicionado em todas as pesquisas. Agora eles querem que eu abra mão da minha pré-candidatura em nome de alguém que está lá atrás, em nome da união? Faça-me o favor. Que lógica tem esse raciocínio.”
 
A viola tá quase afinada. Paganini caminha com a tranquilidade de candidato que não tem mais dúvidas sobre a sua estrada. O vice está definido. Os pré-candidatos à vereança estão em processo de acomodação nas coligações e preparação para a campanha e a estrutura geral, praticamente esquematizada.
 
Prezados Internautas
 
Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
Nino Marcati, da Redação do PCI.
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1170 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções