Conversa de Gente Grande com Barros Munhoz. Finalmente, o presidente da Alesp encontrou uma brecha para conversar com Nino Marcati, neste sábado, 16, das 9h às 10h30min. O programa será transmitido ao vivo pela TVPCI e pela Rádio Clube de Itapira.
Quem perder, vai se arrepender. O programa vai seguir o formato das conversas mantidas com os pré-candidatos, sem dispensar a troca de ideias e os contraditórios. Serão abordados os principais assuntos, tanto suaves, como os mais espinhosos.
O homem é liso. Assim que a notícia do programa se espalhou, um cidadão fez o seguinte comentário a Nino Marcati: “ih, com esse você não vai tirar “farelo”, o deputado é um verdadeiro bagre ensaboado. Por onde você pega, ele escapa.”
Nino Marcati respondeu: “talvez você tenha razão, mas para não deixar o “bicho” escapar, usarei as duas mãos com luvas de goleiro com palma frisada.
Saúde em alta. O governo do Estado, com a ajuda do presidente da Alesp, conseguiu aprovar nesta quarta-feira, o projeto de lei que lhe permite obter empréstimo junto ao BID de 270 milhões de dólares para serem aplicados, obrigatoriamente, no Projeto "Fortalecimento da Gestão Estadual da Saúde", a cargo da Secretaria da Saúde.
Tá explicado? Depois tem gente que fica se perguntando, aqui e acolá, porque o deputado Barros Munhoz é sempre e rapidamente atendido nos seus pleitos, principalmente naqueles destinados a Itapira. Resposta: com ele, o estado não fica na mão e Alckmin sabe disso.
O preparo para o futuro de todos nós. Um dos principais objetivos do empréstimo é adequar o atendimento ao crescente avanço do envelhecimento da população paulista, ao desenvolvimento de novas metodologias das questões de saúde mental e atendimento geriátrico e aperfeiçoar a capacidade de gestão da secretaria.
Ministro da Saúde na Alesp. Na tarde desta sexta-feira, com a finalidade de discutir os novos Indicadores da Saúde (IDSUS), a Alesp receberá o Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha. Barros Munhoz, que vem defendendo veementemente o debate sobre o tema, participará do evento.
Quinta-feira negra. O prefeito Toninho Bellini, segundo os corredores da prefeitura, ao saber de antemão o que este dia lhe reservava, cancelou todos os compromissos e, desde quarta-feira, aportava em Campinas.
TCE não mudou uma vírgula. O dia começou com a divulgação do desprovimento do recurso impetrado pelo prefeito contra a decisão do Tribunal de Contas do Estado que manteve, sem qualquer alteração, a acórdão que julgou irregular a contratação emergencial com a Sanepav e a multa por afronta às determinações da Carta Magna.
Cadê 1? Quando o prefeito foi procurado pela imprensa para falar sobre o desprovimento do Tribunal de Contas, a informação foi de que deveria procurar Thiago Matiolli Kleinfelder e que o prefeito não faria nenhum pronunciamento a respeito.
Fim da Teka em Itapira. Às dez horas, desta quinta-feira, depois de várias tentativas, a diretoria da Tecelagem Teka chegou para a reunião agendada com o prefeito Toninho Bellini, quando, surpreendentemente, foi recebida por Helio Citrangulo, Carlos Vitório Boretti de Ornellas, Paulo Roberto Avancini e João Batista da Silva, integrantes da comissão que cuida dos aluguéis pagos pela municipalidade. Mas o assunto não era esse e a empresa anunciou o encerramento das atividades em nossa cidade, deixando 370 trabalhadores desempregados.
Cadê 2? Novamente a imprensa itapirense queria saber do prefeito o que tinha levado a Teka Tecelagem Kuehnrich S/A a deixar 370 trabalhadores desempregados. Dessa vez o assunto foi desviado para Hélio Citrângulo. Será que o prefeito Toninho Bellini não deveria estar na cidade para acompanhar esse caso?
Esse tribunal? Não sei não! Manoel Marques foi procurado pelo Dropes para se manifestar sobre os dois casos. Sobre o TCE, Manoel disse que essa decisão em nada atrapalha ou prejudica o prefeito. Disse que tudo o que foi feito pela administração respeitou a lei e lançou dúvidas sobre os encaminhamentos “políticos” do Tribunal.
Ninguém sabia o que eles queriam. Ao ser questionado sobre a Teka, Manoel informou que a empresa, em nenhum momento, abriu o assunto que desejava conversar com o prefeito. Diante do desconhecimento dos desejos deles, a comissão que trata dos aluguéis foi acionada.
Curta e grossa. Ainda, segundo Manoel, a empresa diante dos quatro representantes do governo Toninho Bellini se limitou a informar o encerramento das atividades e ponto final.
Outra postura. Logo que a informação chegou aos ouvidos do pré-candidato oposicionista, José Natalino Paganini, inconformado com a decisão, tentou contato com a Teka, deu uma pausa no que estava fazendo e se movimentou na tentativa de buscar alguma solução. Ligou para Deus e todo mundo para saber o nome dos diretores que estiveram em Itapira para a reunião com o prefeito, queria falar direto com eles, pessoalmente ou telefone. Até o final da tarde, ninguém tinha lhe passado a informação.
O jornal não mentiu. No capítulo anterior, o Dropes repercutiu a fala do vereador Cleber Borges na última sessão de câmara contra a matéria publicada no jornal Gazeta Itapirense. Um internauta encaminhou email para a redação do Dropes dizendo que depois de pesquisar os discursos de Cleber, nos anais da câmara, contrários ao grupo governista que ele integra atualmente, encontrou o que procurava e garante: a Gazeta falou a verdade.
Esqueceu? O internauta pesquisador perguntou por que Cleber não falou dos discursos inflamados que fazia direcionados à Sanepav e o contrato que acaba de ser novamente condenado, à Coan e à Itajaí.
Vazou. Na terça, da semana passada, o vereador Ferrarini acabou dando uma tremenda bola fora. Como representante dos Prados, onde ele sempre é muito bem votado, fez uma indicação para a troca de lâmpadas em uma praça ao lado da Rua Francisco Gabriel Pínula.
Quem vai saber? Não se sabe se o vereador Ferrarini esqueceu ou não quis falar ou não sabia mesmo, mas a referida praça tem nome: Aninha Godoy, que veio de uma justíssima homenagem.
Santista não faz isso não... Mas o mais estranho é que as lâmpadas já haviam sido trocadas dez dias antes da indicação. Consta que os moradores lhe pediram há mais de um ano para que a troca fosse feita. Será que foi distração ou o vereador não passa por lá há muito tempo ou ele pedia e ninguém atendia?
Puro boato. Rodou a informação que Mauro Moreno não receberia legenda para se candidatar à vereança na eleição deste ano por ordem do deputado Barros Munhoz. Thomaz de Moraes, presidente do PTB garante: “não existe nenhum veto a Mauro Moreno, ele só não será candidato se não quiser.”
Não é esquisito isso? Enquanto o PT, que historicamente defende a democracia e a larga participação dos filiados em suas decisões partidárias, limitou-se a convocar os filiados para os encontros num limitado espaço no jornal Tribuna de Itapira em edição de meio de semana, os partidos oposicionistas, além dos jornais, estão notificando, por escrito, todos os filiados. Ninguém poderá alegar que não ficou sabendo.
Primeira reunião. O PT, conforme anunciado nesta coluna, se reuniu com Alberto Mendes. O pedetista apresentou suas ideias, mostrou abertura nas discussões, garantiu que não colocará o PT a reboque dos seus interesses políticos e pessoais, mas apesar do gosto de ter o PT em suas fileiras, fez questão de deixar os petistas livres para escolherem o melhor caminho, sem pressão.
Satisfeitos. Participaram da conversa com Alberto Mendes, os petistas Carlão, Alice e Eduardo. Os petistas saíram satisfeitos dessa conversa. Não se falou em cargos, dando mostras de que o principal interesse do PT é com o futuro governo e com o respeito que o partido receberá da cúpula governista, caso eleita.
Segunda reunião. Amanhã, sexta-feira, os representantes do PT estarão frente a frente com Manoel Marques, e a postura do PT não será diferente. Marques tentará estancar antigas feridas, não cicatrizadas com parte da cúpula petista. Tentará reverter a tendência pró Alberto.
Quem quiser que espere! Manoel Marques tem dito que a vida política de Itapira gira em torno do nome dele. Para Marques toda a celeuma está voltada para a definição do nome do vice dele: “todo mundo quer saber quem será o meu vice, mas isso só vai ser decidido no dia 30.”
Cordeiros imolados. Ao que tudo indica o vice de Manoel Marques será mesmo Mário da Fonseca. Há quem diga, como Toninho Orcini, Mário também irá para o sacrifício.
Está trabalhando. Engana-se quem pensa que Manoel Marques está parado, preocupado apenas com os problemas relacionados ao PT ou com o vice. O presidente da Câmara passa o dia atendendo a população, ouvindo seus problemas e encaminhando soluções.
Também não é tanto assim, né! No último dia da festa de Santo Antonio, Paganini e Dado estavam juntos na barraca da roleta quando um eleitor se aproximou e disse para Dado: “vocês estão de parabéns, pode ser coincidência, mas eu só encontro vocês juntos, nunca separados, parece que vocês estão afinados mesmo, né!”
Mais do que temperado. Por falar em afinação, o clima entre o grupo oposicionista não poderia ser melhor. Todas as rusgas foram aparadas, inclusive o difícil agrupamento de partidos. Até o presente momento, segundo Dado, nenhum dos sessenta candidatos conversados manifestou qualquer descontentamento com o grupo que caiu.
Muita conversa e bom azeite. Os coordenadores dos agrupamentos, no entanto, só vão divulgar os partidos coligados quando todos os candidatos estiverem conscientes das combinações: “não queremos ninguém insatisfeito em nosso grupo, o que der para fazer, nós vamos fazer”, declarou o coordenador chefe.
Amigo é para essas coisas. Alberto Mendes convidou um comerciante da José Bonifácio para sair candidato a vereador e acabou ouvindo: “só saio se for junto com Dado Boretti”.
Administração de conflitos. Outro internauta, ao ler Alberto dizer que saberá administrar conflitos, caso eleito, comentou: “Como que Alberto agora vai administrar conflitos, se ele não conseguiu, quando esteve na secretaria, os conflitos com Manoel Marques e André Siqueira?”
Prezados Internautas
Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para:
[email protected].
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
Nino Marcati, da Redação do PCI.