Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Janeiro de 2025
Notícia
29/06/2012 | Dropes: 156º capítulo

 PT em paz? 

Depois de um período de indefinições que se arrastava a quarto meses e de uma semana agitadíssima que acabou resultando na sanção mais grave que pode existir para os dirigentes petistas. Em dois dias a paz foi selada. Assim se esperava...
 
Mas essa paz não chegaria, sem mais nem menos.
Assim que a ficha caiu para os membros do diretório municipal, de que os boatos da intervenção eram mais do que verdadeiros, teve neguinho atirando para todos os lados. A primeira tentativa foi usar os prováveis candidatos a vereador - únicas moedas de troca – para tentar reverter a decisão da estadual. 
 
Tenta aqui, tenta ali.
Alguns encontros fortuitos aconteceram com este e aqueles candidatos, que toparam de antemão resistir à mudança no comando. Foi marcada uma reunião para ontem que deveria finalizar os procedimentos de coleta de assinaturas para um manifesto que seria entregue na executiva na manhã desta quinta-feira. Tudo providenciado. Na hora “h”, ninguém apareceu.
 
O negócio é melar!
Sentindo que a situação era totalmente irreversível, os membros do antigo diretório jogaram os anéis fora para tentar salvar os dedos.  Alice e Almir foram a São Paulo, nesta quinta, levando uma carta  renuncia de Augusto Aparecido dos Santos. A intenção era melar a comissão provisória, como primeira opção.
 
O PT tem como norma, nesses casos, compor a comissão provisória com as duas partes, maiores, envolvidas.  Entraram em contato com José Carlos Vieira, que integrava a executiva destituída, para convidá-lo a participar da nova comissão. Carlão achou por bem declinar o convite, optando por manter-se à parte. Solicitaram-lhe sugestões. Não ofereceu! 
 
Sem consulta.
Dada a exiguidade do tempo, Augusto Aparecido dos Santos foi indicado, mesmo não tendo sido consultado. Tal indicação poderia ser substituída, posteriormente, se necessário, sem grandes transtornos.
 
Composição.
Na presença de Alice e Almir, o representante da executiva estadual, Iduigues, entrou em contato com Sonia Santos informando-lhe sobre a renúncia de Augusto e solicitando-lhe a indicação imediata de um substituto. Na tentativa de apaziguar os ânimos, Iduigues sugeriu que o grupo anterior integrasse a nova comissão. Dependia da autorização de Sonia.
 
Sonia Tereza de Calcutá.
Sonia Santos, dentro do espírito de que é hora de buscar entendimentos e não desunião, concordou de imediato com a inclusão dos nomes: um no lugar de Augusto, outro no lugar de Antonio Carlos dos Santos. Assim, a comissão provisória passou a ter a seguinte composição: Sonia Calidone dos Santos – Presidente; Valter Aparecido Amábile – Secretaria geral; Almir Francisco – Secretaria de Finanças; e
Ana Belinello e Silvana Maria Dorsa – Membros.
 
Madre Sonia de Calcutá.
A atitude de Sonia refletiu a disposição relatada na coletiva de imprensa, concedida na tarde de quarta-feira em seu escritório, quando a vereadora garantiu que não haveria retaliações contra os membros do diretório destituído e aos candidatos a vereador. Sonia teria motivos para tripudiar. Mas, optou pelo PT. 
 
Não teve Bellini no PT.
O Dropes anterior divulgou que a comissão provisória do PT apresentaria um Bellini na sua composição. Tratava-se de Sara Bellini, esposa de Alberto Mendes, filiada ao PT, mas como ela não havia se recadastrado, foi substituída por Silvana.
 
Duas medidas e um peso.
Mas nessa reunião com Iduigues, Almir acabou usando argumentos inconsistentes, senão aloprados. Primeiro tentou denunciar que Silvana Maria Dorsa, integrante da nova comissão, não era residente em Itapira, classificando tal indicação como irregular. Almir se esqueceu de que Edson Luiz Neto, integrante do diretório sob intervenção, também não é residente em Itapira, mas em Monte Alegre do Sul. 
 
Velho não sabe nada!
Não bastasse, Almir disse textualmente que outro membro indicado por Sonia, Valter Aparecido Amábile, “é muito velho, não sabe nada de nada”. Foi quando, Iduigues, chamou a atenção para o preconceito e lembrou que a presidenta destituída, Alice Palandi, também tinha idade avançada e nem por isso foi considerada inapta pelo PT.
 
Fica quieto, Almir!
A infelicidade de Almir, nos seus argumentos, deve ter feito Alice Palandi corar de vergonha. Não pelos anos de vida e luta que ela orgulhosamente sustenta, mas por ser uma grande defensora dos direitos da terceira idade.
 
Igual no Paraguai.
Finalmente, Alice e Almir, como tentativa derradeira, protocolaram um recurso junto à Executiva Nacional, órgão recursal superior, alegando que a decisão da Estadual era desprovida de elementos convincentes, classificando-a como um verdadeiro golpe. 
 
Nada muda.
Segundo informações colhidas na executiva nacional, o recurso foi recebido, porém dificilmente será apreciado ou provocará qualquer mudança em face da consistência do relatório da comissão de recursos e da decisão unânime da estadual. 
 
Coligação PDT/PT/PSDC
Está definida a coligação única dos três partidos que apoiam Alberto Mendes. As vinte legendas serão assim distribuídas: trinta por cento estarão reservadas às 6 candidatas do PDT, as outras quatorze, cinco para o PDT, cinco para o PT e quatro para o PSDC. Essa distribuição poderá ser alterada. 
 
Agora vai! 
Quem tem visto Toninho Orcini, depois de terça, juraria que o vereador evangélico teria bebido umas e outras além da conta. Erraria feio. Orcini, como se sabe, é avesso às bebidas alcoólicas. O motivo da animação foi a chegada do PT e o rumo da campanha de Alberto Mendes. 
 
Mino sim, Carlão talvez.
Está confirmado Mino Nicolai como candidato a vereador pelo PT. Ele esteve conversando com Alberto Mendes, acertaram os ponteiros e apararam as arestas. José Carlos Vieira tem se mostrado mais animado com as eleições, mas resolveu levar até a convenção se será ou não candidato a vereador. 
 
Ainda a festa do Santa Fé.
Paganini não gostou da nota publicada no Dropes de que ele teria comparecido à Festa Junina do Santa Fé com o Borsato a tiracolo, sem a esposa do lado. Justificou dizendo que o ritmo da sua campanha está alucinante, que o final de semana intenso e que Sonia, é quem está cuidado, além da sua família, administrando uma empresa com mais de 100 funcionários.
 
Maria da Penha
Paganini afirmou que Sonia estará sempre presente na sua campanha, mas exigir a presença dela em todos os eventos é como tentar matar a galinha dos ovos de ouro. Sem falar, que a exploração, o levaria a ser enquadrado na lei Maria da Penha. ”Já pensaram que vergonha eu iria passar?”, brincou. 
 
Conceição. A vice do Mané.
Continua indefinido o nome do candidato a vice de Manoel Marques. A quem diga que o nome está definido e ele aparecerá no sábado durante a convenção. Outros não acreditam que exista um nome, se existir, ninguém sabe, ninguém viu.
 
QPA.
Um brincalhão da Praça Bernardino de Campos sugeriu esta semana que Manoel Marques procure o candidato a vice nas páginas amarelas ou na lista telefônica.  Que tal o QPA, o Quem Procura, Acha! Do PCI. 
 
Que povo mais apressado!
Brincadeiras à parte, Manoel não precisará apontar o nome do vice, na convenção. Esse nome tem um tempo maior para ser apresentado. E nada impede que um nome seja apresentado agora e depois substituído. Manoel tem dito que não tem pressa.  
 
Deve ser mulher!
Está forte a tendência de Manoel Marques lançar o nome de uma candidata para seguir a influência da presidente Dilma.
 
Mário continua sendo cogitado.
O ex-vereador e ex-secretário de assuntos jurídicos, Mário da Fonseca, é o mais forte candidato a vice de Manoel Marques. Ele deixou o posto para ficar em stan by, tanto para ocupar a vaga para o cargo maior, como para ser candidato a vice. Dizem que Mário está sofrendo fortes pressões, de um lado os familiares que não querem, do outro, os companheiros que querem. Oh coitado!
 
Nuvem negra.
A semana foi péssima para Manoel Marques, além da notícia da virada do PT, dois grandes colaboradores se estranharam com o presidente da câmara. Um não está nada satisfeito com o encaminhamento da sua candidatura. O outro ficou uma arara ao saber que novatos no pedaço, que nada fizeram além de sombra e água fresca, estariam recebendo salários superiores. Pediu revisão e ouviu: “isso é coisa do prefeito! Fale com ele.”
 
45 dias de licença.
Já que o prefeito entrou na conversa, circulou hoje a informação de que Toninho Bellini vai tirar quarenta e cinco dias de afastamento por indicação médica. As más línguas estão em dúvida: não sabem se Bellini está fugindo do olho do furacão ou se é mais uma manobra para tentar reverter a decisão do PT. 
 
Tempo de rádio.  
Mantida a atual configuração, os três candidatos terão: Manoel, 4 minutos; Alberto, 8 minutos; e Paganini, 18 minutos. Com a decisão de hoje do Supremo Tribunal Federal, o PSD terá mais tempo de rádio, que no recalculo, o tempo de Paganini poderá aumentar, diminuindo os de Alberto e Manoel.  
 
Agenda:
 
Manoel Marques não autorizou a divulgação da sua agenda de pré-candidato
 
Paganini, nesta quarta e quinta, realizou reuniões domiciliares programadas. Hoje, à noite, esteve em Eleutério, participando de um aniversário.
 
Alberto Mendes usou o dia de ontem e o de hoje, quinta-feira, para os preparativos da Convenção e gastou grande parte do tempo, nas negociações. Hoje à noite, participou na câmara da reunião do Conseg.
   
Prezados Internautas
 
Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
 
Nino Marcati, da Redação do PCI.
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1479 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções