Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Setembro de 2024
Notícia
14/08/2011 | DROPES: 31º capítulo.

A nova falta de Bellini. Quase um pênalti.

Depois de ter confirmado e reconfirmado a presença na abertura da Festa della Nonna, na hora “h” quem apareceu foi o eterno representante, Antonio Carlos Martins. Depois de ouvir o vice-prefeito justificando a ausência, um dos organizadores da Festa do Peão chamou um diretor do Circolo de lado e disse: “O prefeito deve considerar muito vocês, pois no nosso caso, era para ele entregar o prêmio principal, conforme combinado, não apareceu e nem mandou avisar. Ficamos lá, como bobos, chamando por ele”.   

A justificativa.

Ao ouvir o comentário do organizador da Festa do Peão, o diretor do Circolo explicou, pacientemente, a razão da ausência: “o prefeito precisou, de ultima hora, dar assistência de viagem à filha dele”. O troco veio na hora. Eu recomendaria ao prefeito que mudasse a justificativa e não envolvesse mais a filha. Essa é a terceira vez que “eu” ouço a mesma história. “Será que essas viagens são sempre surpresas para ele”, perguntou ironicamente.

A razão da Fuga

Observadores políticos da cidade acreditam que fuga de Toninho Bellini das grandes concentrações está ligada ao medo dos questionamentos dos eleitores ou de uma eventual vaia desconcertante. Mas um deles foi ferino: “ele não deve se preocupar mais com esse problema, pelo que se vê e pelo que se ouve a população está totalmente indiferente ao prefeito. Nada esperam.” E completou: “É muito triste para eu dizer isso. Acreditei...”

Enquanto isso...

Para quem observou a desenvoltura de Barros Munhoz e o assédio dos presentes em relação a ele, comparando com os anos anteriores, constatou que o deputado, aos poucos, está reconquistando a antiga veneração popular. Outro detalhe foi o ar de descrição e do não aproveitamento político do evento, bem diferente que fazia antigamente. Sinal que o deputado aprendeu muita coisa com o povo de Itapira.

Siqueira e Sebastião

O nome parece de dupla caipira, mas não tem nada a ver com música. Os dois, conforme anunciado por esta coluna, mudaram de mala e cuia para a oposição. Estiveram reunidos, esta semana, com o deputado Barros Munhoz e assinaram a ficha de filiação de um partido que não foi revelado. Seria o PSB?

Sem pedras para atirar...

O grupo situacionista parece estar em maus lençóis. Justiça seja feita, antes de mais nada, não se pode falar que o governo pevista está paralisado. O problema é que toda semana, as notícias ruins conseguem encobrir os esforços da administração em mostrar serviço e iniciativas. E sabe como é, notícia ruim corre rápido. No entanto, sem ninguém na área para garimpar notícias contra os opositores, o noticiário só malha o prefeito, o presidente da câmara, secretários e os vereadores aliados.

E por falar nisso!

O Dropes tem procurado colocar os comentários, positivos e negativos, de todos os integrantes do arco político da cidade. É a democratização das rodinhas. Com uma rede de informantes espalhada por todos os cantos, todas as  cores partidárias. Mas os grupos opositores ao Novo Tempo produzem material com maior volume. Nada mais natural. Afinal, a vidraça situacionista está voltada para a rua. O que não é natural é a dificuldade dos governistas encontrarem deslizes novos sobre os oposicionistas. Será que Alberto Mendes foi perfeito na secretaria? Será que Barros Munhoz virou santo?

É culpa da imprensa.

Segundo o jornal Tribuna de Itapira, Toninho Bellini teria reclamado à presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Cristina Gomes, que a imprensa itapirense virou um cartel contra o governo dele. Como se a produção de notícias ruins coubessem aos repórteres, redatores, articulistas e jornalistas empenhados em destruir o Novo Tempo. É perdoável, no entanto, o pensamento de Bellini. Afinal, esse é o recurso predileto dos políticos tradicionais do Brasil. Sem falar daqueles que perseguem, retaliam, omitem ou destorcem as informações com um único objetivo: enganar o povo que governa.

OPINIÃO DO PCI

A imprensa repercute o que nasce nos gabinetes e envolvem os interesses da população. Respeitar a imprensa é respeitar a população. Que ninguém queira controlá-la, pois quem faz isso muito bem e com poder para tal, é a propria população. Mais cedo ou mais tarde, os órgãos que atuam com interesses alheios ao bem informar somem e são esquecidos, como se nunca tivessem existidos. Por outro lado, quando o poder público que se deixa levar por pensamentos conspiratórios, mostra antes de tudo a fragilidade e incompetência para reverter o que lhe é “negativado”.

Do Sebrae Móvel à Zona Azul.

No programa semanal onde o prefeito é convidado para falar sobre a cidade nas ondas da Rádio Clube, sexta, dia 12, Toninho Bellini fez elogios rasgados ao Presidente da ACEI sobre a parceria com o Sebrae Móvel. Mas quando o assunto virou para a Zona Azul, cujo empenho maior coube a Paganini e Paulo Andrade, puxou a sardinha só para o seu lado. Há quem diga que a motivação foi política, mas há quem acredite que outras questões estão por traz dessa história. Caberá ao tempo, as explicações.

O caso Teka.

Não existe a menor dúvida. A prefeitura errou juridicamente no acompanhamento do contrato com os proprietários do imóvel que abriga a empresa Teka. Errou na condução política do caso. Agora, o caso deve pegar fogo nos próximos dias. Prejudicados todos: proprietários do imóvel, a direção e funcionários da Teka, a municipalidade e os sonhos do candidato oficial. Quem sabe uma luz se acenda, antes que o pior aconteça.

Alberto Mendes vai botar a boca no trombone.

Nesta semana que entra, Alberto Mendes será o entrevistado do Portal Cidade de Itapira e do jornal “A Cidade”. Informações preliminares dão conta de que o ex-secretário de Toninho Bellini está com a língua afiada. Como os entrevistadores vão revirar o baú e apertá-lo até ele pedir água, dizem, que ele já estocou vários litros de água mineral natural. Não vai usar água gelada por dois motivos: um para não prejudicar as cordas vocais, outra para não esfriar a língua.

Prezados Internautas

Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.

As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.

O PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].

A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.

PCI

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1974 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções