Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Novembro de 2024
Notícia
23/08/2011 | DROPES: 35º capítulo.

Peixe que nasce fora d’água, não aprende a nadar!

Sexta-feira, 19, depois de aceitar o convite da Rádio Clube para a entrevista da semana, Toninho Bellini, pontual como gosta de ser, chegou aos estúdios um pouco antes do horário marcado. Como a rádio estava transmitindo um sorteio externo que acabou antes do horário previsto, o entrevistador oficial, bem intencionado, pensando em oferecer alguns minutos a mais ao patrão, disse: “podemos começar já, se o senhor quiser!” E o prefeito: “não, não. Eu não tenho tanto assunto assim, não tenho muita coisa para falar, não...” Se fosse outro, já estaria a postos!  

Mas gosta de pescar...

Para quem estava aguardando o anuncio da pescaria no Mato Grosso do prefeito, ela acaba de ser noticiada. No início de setembro, Toninho Bellini e sua trupe rumarão para as merecidas férias.  Mas o chefe do poder executivo, desta vez, não ficará com o grupo o itapirense o tempo todo. Ele pretende dar uma fugidinha! Antes que qualquer língua solta lance veneno é bom explicar: ele vai dar uma esticadinha para visitar a filha, que está de mudança para o Pará. E como disse o Onofre Dagrane: “mudança é com ele mesmo!   

...e pode render cargo no governo federal.

A notícia veio de Brasília. Toninho Bellini teria pedido ao amigo Orlando Silva um cargo no Ministério dos Esportes. Gostaria de dar uma mãozinha na organização da Copa de 2014. Poderia apresentar-se aos estádios, sempre que a seleção brasileira entrasse em campo, não deixando nada de errado acontecer. Um futebolista com dor de cotovelo plantado na Praça Bernardino de Campos teria completado: “só se for um cargo no Ministério da Pesca.” 

Que está soando estranho, está...

Diante da divulgação de que Luiz Domingues, membro da Executiva do PC do B, prefere apoiar o candidato oficial de Toninho Bellini, um monte de gente ficou sem entender o negócio. Explica-se: Luiz Pasté era Secretário de Esportes e acabou pedindo demissão alegando falta de apoio do grupo situacionista. Não agüentou a pressão interna e externa. Mas não saiu atirando, como a praxe recomendava. Eis que nesta semana, circulou a informação que, se verdadeira, poderá explicar os dois comportamentos. Luiz Domingues teria sido contratado pela ONG “Pra Frente Brasil - Programa Segundo Tempo”, por indicação de Toninho Bellini, como supervisor regional.

A Mané o que é de Toninho!

O projeto “Segundo Tempo” vem atendendo mais de dois mil alunos e tem recebido aprovação da população. Como é um projeto com a cara do PC do B, alguns militantes ficaram assustadíssimos com tal informação. Eles esperavam que os atletas vinculados ao programa e as suas famílias se transformassem em possíveis eleitores e apoiadores. Até aí nada anormal, e a velha ação político- clientelista em ação. Poderá até garantir à legenda, a inédita cadeira na Câmara. Mas um cacife desse, os  governistas não querem nem pensar vê-los ajudando Alberto Mendes. E... Danou-se.

Mais uma preocupação para Alberto!

Falava-se que na hora “h” o PDT poderia optar por uma reaproximação com a ala oficial e apoiar Manoel Marques. O crescimento de Alberto, no entanto, estava colocando as eventuais pretensões dos subterrâneos partidários em maus lençóis. No ritmo ficaria muito difícil uma virada de mesa. Eis que aparece essa informação de Luiz Domingues e a sua contratação. Será que querem colocar o soldado do partido à prova?

Êta povo bravo, sô!

Um morador de Eleutério encaminhou um email, mal educado por sinal, criticando uma notícia veiculada no Portal Cidade de Itapira que informava que a Prefeitura de Itapira teria encaminhado um ofício para o governador solicitando a construção das duas pontes. Segundo esse atento internauta, as pontes em questão teriam sido solicitadas pelo deputado Barros Munhoz há mais de dois anos. Nesse tempo a Prefeitura não mexeu uma agulha para dar andamento no processo e nós, lá sofrendo. “Agora, não é justo Toninho Bellini vir como um “anjo protetor”, como a matéria deu a entender...”, protestou. “Será que vocês pensam que o nosso povo é bobo?” concluiu, curto e grosso.        

PCI responde.

A matéria em questão foi distribuída pela assessoria de imprensa da Prefeitura. Cabe ao PCI informar a população o que acontece na cidade, não duvidar da palavra dos poderes constituídos. Quando alguém contesta alguma informação e traz elementos novos, publicamos. Ou então, buscamos ouvir o outro lado. Nesse caso, encaminhamos um email para a assessoria da prefeitura que respondeu assim: “vamos verificar e responderemos”.

Banho de loja, cirurgião plástico, cabeleireiro, manicuro, pedicuro e ...

Foi-se o tempo que eleição era coisa de “macho”. Aquele que para mostrar que era homem deixava o sovaco cabeludo, a mão calejada e o calcanhar rachado. Já tem candidato trabalhando a aparência desde o começo do ano. Tirando as bolsas e clareando o contorno dos olhos, fazendo regime, procurando o melhor corte de cabelo, estudando como mudar a barba para que ela fique mais bonita, com cara de limpeza e lhe tire a expressão de vilão ou de desleixado. Sem falar nos pneus, nos pelos dos ouvidos e narizes, nas unhas mal feitas e sem esmaltes. Até onde isso vai isso, só Deus sabe.    

Nem com reza brava!

Um dos pré-candidatos a prefeito recebeu a seguinte orientação de um amigo. Pode fazer o que você quiser, mas a sua imagem está mal encalacrada. Você vai levar uns quatro anos para mudar o jeito que o povo te vê. Mãos à obra para 2016 para pegar o Paulão.

É hora dos vices.

Alguns partidos estão se movimentando em busca do pré-candidato a vice. Querem um nome que complete a chapa, que agregue novos elementos e, ao mesmo tempo, de consistência política. Alberto diz que tem um nome fortíssimo para ser apresentado nos próximos dias.  Manoel Marques sonha com dois nomes Orcini e Mário. 

Mas está difícil, né Manoel.

Orcini não conseguiu o PMDB. Esperava ser o candidato a prefeito da sigla. Não pretende liberar o posto para o PPS. Logo, o caminho natural será a tentativa de recomposição com o deputado Barros Munhoz, caso queira mais um mandato. Mas parece que as relações dos dois azedaram de vez. Comenta-se que o antigo vereador, enquanto tentava pegar para si o PMDB, transmitia falsas informações sobre o seu futuro, querendo com isso desviar as atenções. Pego com a boca na botija, o ex-patrão não perdoou.

Mais difícil, ainda...

Mário da Fonseca não quer nem ouvir falar em candidaturas. Estará fora do palanque e do grupo político “Novo Tempo” independentemente de quem será o maestro. Cansou, decepcionou-se, nem consegue olhar-se no espelho de tanta vergonha. Gente séria é assim. Surgiram comentários de que a saída dele do governo poderá ser antecipada. O Dropes disse e repete: é uma pena tirar esse moço do cenário político itapirense.

Mino, a metralhadora.

Na sessão de hoje, Mino ciscou de um lado, ciscou do outro, e acabou comentando sobre a tal bomba que o jornal “Tribuna” lançou. Não deu o nome aos bois, mas que ela vai estourar é coisa certa. O estopim está aceso. E dentro daquele jogo, chuta aqui que eu chuto dali, Mino aproveitou para falar sobre uma possível venda do jornal “Tribuna de Itapira” para um grupo de Americana. A informação pegou o amigo do peito Alberto Mendes com as calças na mão. Se ele não sabia, como Mino teria a informação? Simples, os eventuais compradores interessados procuraram o prefeito para pavimentar a estrada. Ou não?  

Casa Bom Bril.

O governador Geraldo Alckmin e o deputado Munhoz foram convidados para a inauguração da Casa Bom Bril. Trata-se de um projeto arrojado e inovador. A Casa quer profissionalizar as empregadas domésticas, oferecendo cursos gratuitos com teoria e prática das tarefas do trabalho doméstico. O resultado será o aumento da renda individual. Onde o governador e o deputado entram nessa história? Alckmin deve ser convidado pra tudo no estado, mas Barros Munhoz, apesar de ser o presidente da ALESP, atuou como advogado do grupo Bom Bril, antes de ser eleito prefeito de Itapira, em 1976. Nada como ter um ex-funcionário ilustre.     

Confirmado e publicado.

Conforme adiantado pelo Dropes, o PMBD está com o grupo de Munhoz colocando um sossega leão sobre a família Orcini. Na comissão provisória: David Moro Filho, Dirceu de Oliveira, Luis Henrique Sartorelli, Luiz Martinho Stringuetti e Hermes Monteiro dos Santos.

E a quietude da oposição?

Parece que os oposicionistas continuam apostando no adiamento da apresentação do pré-candidato. De duas, uma. Ou esse candidato é muito conhecido, de ofício sacramentado, do tipo “lavou tá novo”, ou, então, podem estar cometendo um erro estratégico. É sensível que a campanha eleitoral já começou. É certo que os pré-candidatos poderão entrar em processo de desgaste pelo tempo de exposição. Mas o efeito poderá ser contrário. O desejo ardente de ser candidato poderá ser um diferencial importante. Diante da realidade peculiar do município, todo cuidado é pouco? E a preparação? A eleição do ano que vem terá, seguramente, um novo ingrediente. O eleitor vai estudar os postulantes, de cabo a rabo. Ninguém vai querer errar!   

Prezados Internautas

Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.

As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.

O PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].

A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.

PCI

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2046 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções