Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Novembro de 2024
Notícia
26/10/2011 | DROPES: 59º capítulo


Democracia na veia. O Dropes vai elaborar um ranking dos cinco políticos mais democratas da cidade e vai publicar periodicamente. Uma disputa “sui generis”. Já que se fala tanto em nome desse conceito secular do mundo moderno chamado “democracia”, que tal tentar medi-lo da forma mais prática possível, vendo como os nossos políticos se comporta diante dos pensamentos adversos. Veja no final deste capítulo.
 
Democracia é do bem. Bem disse Mario Vargas Llosa, escritor peruano, recentemente: “Convém lembrar que o sistema democrático foi responsável pelos maiores avanços da civilização. Não foi o comunismo, o fascismo ou outros regimes ditatoriais.”
 
Ditadura é do mal. Toda e qualquer ditadura, no princípio se parece com aquela “mãezona” que tudo vê e tudo provê. Mas na medida em que envelhece, mostra-se dominadora absoluta dos passos dos filhos, que ela não quer que eles cresçam, de jeito nenhum.
 
Kadafi assassinado. Teve gente feliz com o fim do sanguinário ditador Líbio. Gente que deu mostra de insensibilidade ao assistir as últimas imagens de Kadafi vivo, sem manifestar qualquer fio de piedade. Sem se referir a ninguém em especial, um internauta confessou, por email, que gostaria de ver aqui, o mesmo que aconteceu por lá, com alguém que ele considera seu grande opressor.
 
O mal da democracia. Bem se vê que um cidadão que fica feliz com a barbárie, mesmo que ela seja direcionada a um tirano como bem representou Muammar Kadafi, nada tem de democrata. Talvez tenha - isso sim - altas doses de ditadura no sangue. Um povo sério e democrático sabe dirigir seu destino, sem apelo à violência, sem desmazelo à Lei.
 
O caso da creche. Um internauta encaminhou email ao Portal parabenizando a TV PCI pela entrevista coletiva sobre a
creche. Pediu que outras pessoas fossem entrevistadas e espera que a divulgação do relatório tenha a mesma exposição de mídia quando o fato veio à tona. Reclama de um corte no final da entrevista.
 
Dropes esclarece. A entrevista foi um esforço coletivo, tanto dos secretários, como dos órgãos participantes. Logo, os parabéns devem ser compartilhados. Quanto ao convite para outras entrevistas, de outras pessoas, dependerá do andamento das investigações policiais. O relatório finalizado, diz respeito à parte que cabe à prefeitura. O PCI estará sempre aberto à comunidade. O corte no final da entrevista não ceifou nenhuma informação. A câmera tinha sido desligada e nesse ínterim uma nova pergunta foi formalizada. A resposta foi gravada na íntegra.
 
Carlos Nelson, prefeito de Mogi Mirim, declarou ao jornal Impacto que conseguiu uma revolução no município, graças ao governo estadual, e principalmente, ao deputado Barros Munhoz. Os investimentos estaduais em seis anos e meio representou 60% de tudo o que foi investido na cidade no setor público e completou: "Acho difícil a reprodução de uma circunstância histórica em curto prazo. O que consegui aqui é inegavelmente uma revolução  
 
Norberto de Olivério Júnior, outro prefeito vizinho, declarou há pouco tempo que Santo Antonio da Posse pode ser dividida entre antes de Munhoz e depois de Munhoz. Martinho Antonio Mariano, de Águas de Lindóia,diz que recebeu atenção especial do governo do estado, graças ao deputado Itapirense.
 
Itapira, quase uma ilha. Juntando os comentários dos prefeitos das cidades vizinhas podemos perceber o quanto nossa cidade perdeu com a dificuldade relacional entre o grupo governista e o deputado Barros Munhoz. Enquanto nossos vizinhos esbanjam crescimento e investimentos, Itapira se contenta com uma arquibancada aqui, uma concha ali, uma UBS acolá. Itapira só não ficou totalmente ilhada, por conta da divisa com Minas Gerais.    
 
Xô pires na mão. Integrantes do Novo Tempo defende a ausência de recursos estaduais por detestarem os corredores do poder pedindo benefícios para a cidade. O dinheiro é do povo, não é de ninguém em especial, é o que eles comentam com certa freqüência. Trata-se de uma tese bonita e plenamente defensável. Pena que a gente more no Brasil.
 
Mas teve gente que pediu, sim. O Secretário de Saúde, Vladen Vieira, em nome do prefeito, esteve dois meses atrás pedindo apoio ao Deputado Barros Munhoz aos pleitos da Saúde junto ao Governo Estadual. Vladen continua aguardando os cerca de um milhão e meio de reais solicitados em equipamentos e melhorias para o Hospital Municipal. Espera por boas notícias, a qualquer momento.
 
HM + BM = Saúde. Quando perguntado por que ele teria procurado Barros Munhoz para pedir ajuda, não vacilou: “eu entendo que o HM é filho legítimo de Munhoz. Reconheço que ele nos deixou uma grande e boa herança para o sistema de saúde municipal. Mas sei que precisamos manter tudo isso que aí está. Para isso, precisamos de recursos.”
 
Desfile cívico de poucos amigos. Ficou patente o distanciamento entre Manoel Marques e o prefeito Toninho Bellini. Em nenhum momento um cochichou ao ouvido do outro, como é habito nesses eventos. Mal se olharam.  Um ficava no meio. O outro na ponta extrema. Só quando Bellini desceu do palanque para fotografias, Manoel foi ao ponto em que estava o prefeito. Saiu rapidinho, quando o manda chuva voltou.
 

 
Ranking Itapirense de Práticas Democráticas (RIPD), segundo São Dropes.

 
A partir do 60º capítulo, o Dropes passará a elaborar um Ranking das personalidades políticas de Itapira que incorporarem o conceito democracia nas suas práticas cotidianas.
Os políticos, veteranos ou novatos, com mais de dez citações no Dropes integrarão a lista em função da reação às notas publicadas, conforme o seguinte critério:
 
a)     Indiferença: 2 pontos
b)    Ficou bravo: 1 ponto
c)     Ficou muito bravo: 0 pontos
d)    Ficou bravo e encaminhou nota explicativa/corretiva: 3 pontos
e)     Não ficou bravo e encaminhou nota explicativa/corretiva: 4 pontos
f)      Reconheceu a critica, com ou sem justificativa: 5 pontos
Será dada publicidade às cinco personalidades com maior número de pontos. A pontuação será calculada considerando-se a soma dos pontos dividida pelo número de citações. O valor médio de cada personalidade será o RIPD do período.
 
A primeira lista será publicada no final de Dezembro.
 
Nota: A lista dos cinco mais poderá ser alterada para dez, em função do desenvolvimento do levantamento.
 
 

Prezados Internautas

Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
 

Nino Marcati, da Redação do PCI

 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2203 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções