Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Janeiro de 2025
Notícia
20/12/2011 | DROPES: 83º capítulo
 
Dado na TVPCI. Nesta quarta-feira, às 10h, o presidente do SAAE estará no estúdio da TVPCI para conversar com os internautas itapirenses sobre a situação a qualidade da água coletada no Ribeirão da Penha que contem metais pesados e outras impurezas que o tratamento não consegue dar conta.
 
Lucas na TVPCI. Ontem, segunda, foi ao ar, ao vivo, a entrevista com o menino Lucas Lopes, de 11 anos de idade, que falou da sua preocupação com o meio ambiente e cidadania sustentável. Hoje, o programa estará disponível em arquivo. Vai envergonhar muitos adultos.
 
Piada. Ao tomar conhecimento, através do Dropes, de que o prefeito Toninho Bellini teria dito que não tem tempo para ler, nem ficar atrás da imprensa, Luis Henrique postou o seguinte comentário no Facebook: “ele Não tem tempo nem para o POVO que colocou ele onde hoje era pra ele estar fazendo algo!! Ira ter tempo pra vcs hahaha Piada”.
 
Brincadeirinha. Gilmeri Cristina Alvarenga Silva entrou na conversa no Face, mais agressiva e lascou: “tá mto ocupado com o povo e a cidade kkkkk brincadeirinha, prefeito inútil!” Será que o sentimento revelado por Gilmeri vem das suas preferências políticas, do noticiário ou das ruas.
 
Opinião do Dropes: É exagerada e deselengante qualquer afirmação que diga que um prefeito é inútil, mesmo em brincadeira, dá a entender que o posto nada se trabalha ou se produz.  Não é verdade, isso. Podemos contestar as prioridades, os equivocos e até as faltas de iniciativas de um prefeito de acordo com a nossa visão ou tendência política e nunca mais votar nele. Só isso.  
 
A coisa tá feia. É interessante observar que o primeiro comentário veio de Luis nos seus 18 anos de idade. Um jovem que se beneficiou dos mais alardeados programas do Novo Tempo: merenda, esportes, uniforme... Luis Henrique talves não represente o senso comum da sua faixa etária. Mas se representar...
 
De volta ao passado, com olhos para o futuro. Sonia e Antonio Carlos dos Santos conhecidos como o casal 20 do PT estão fora dos postos partidários dirigentes. Segundo a presidenta Alice o PT deverá retomar o velho curso. As decisões serão por maioria, depois de muita discussão. A partir de janeiro ela promete chamar os filiados para as reuniões.
 
PT vai de candidatura própria. Naquilo que depender da maioria dos integrantes do diretório municipal, o PT de Itapira lançará candidatura própria. Sonia Santos não está nos planos para ocupar os cargos majoritários, a menos que ela convença os filiados e vença na convenção. Mas uma coisa certa: haverá disputa.  Nomes não faltam.
 
Sonia tende a outro barco. A vereadora petista manifestou muita alegria com a vitória de Alberto Mendes na justiça eleitoral que manteve a filiação ao PDT, permitindo-lhe ser candidato a candidato às eleições do ano que vem. Disse estar feliz por não prevalecer o tapetão.
 
Alberto e Sonia. É uma das dobradinhas esperadas, caso o PT integre a coligação com PDT, PCdoB e PSDC. Eis uma possibilidade cada vez mais remota. Mantido o curso, o PT quer o cargo de prefeito, mesmo que saia só. Se partir para a coligação, o caminho será a chapa governista, mas também não abrirá mão de indicar o candidato. Como Sonia disse não é possível o maior partido do país e que tem Dilma na presidência seja tratado como partido nanico.
 
Menos de 10%. Sonia ocupou a tribuna da sessão desta terça-feira para dar a sua posição sobre o arquivamento da CPI que apurou o aumento da folha de pagamento.  Criticou Manoel Marques por não ter oferecido a assessoria externa para ajudar os colegas na apuração dos fatos. “Não pode falar que não tinha dinheiro. Tem R$ 350 mil para comprar a casa ao lado. Não teria R$ 20 mil para os especialistas?”, castigou.
 
CPI do abafa. Para a vereadora Sonia, a casa perdeu a oportunidade de desbaratar uma “quadrilha”. A CPI foi na contramão da história, não seguiu as vizinhas Campinas e Limeira que estão indo fundo nas denúncias. Para a vereadora, Manoel seguiu a cartilha da administração: a força tarefa do abafa.  E mais uma vez Sonia chamou a frase: “que isso sirva de lição”.
 
Manoel autorizou. Mino, apesar de ser petista, contestou a vereadora do PT e defendeu o pevista Manoel Marques sobre a não liberação da assessoria externa e a lisura da CPI. Manoel apartou Mino dizendo que está nos anais da casa que ele teria liberado a contratação de especialistas externos.
 
Os membros da CPI não pediram?  Pelas palavras do presidente da Câmara Municipal como a contratação estava liberada se fosse necessária significa que a assessoria só não entrou no caso porque os três membros não viram tal necessidade.  Fato que levou Sonia a dizer na entrevista à Rádio Clube: “não tem essa, o fato é que não houve a contratação e pronto.”
 
Votou contra porque não leu. Manoel na entrevista derradeira ao glorioso Betuska afirmou que a vereadora Sonia errou no requerimento da CPI: “ela deveria ter incluído os pagamentos duplicados, mas não o fez. Ela foi incompetente.” Marques disse, também, que a Sonia votou contra porque não conhecia o teor do relatório: “ela teve uma semana para ler e não leu.”
 
Sobrou para ele. Para Manoel as críticas de Sonia contra ele são de caráter pessoal. Ela isentou todo mundo, menos o presidente da casa: “só pode ser pessoal.”
 
Reclamação. Carlinhos Sartori usou o pequeno expediente para fazer um pequeno balanço das suas atividades parlamentares e dizer que das várias solicitações que fez para o bem do povo, poucas foram atendidas, referindo-se ao fato de estar na oposição.
 
90%. Mino Nicolai contestou o vereador Carlinhos dizendo que o poder executivo não tem como atender 100% dos pedidos dos vereadores e garantiu que pelo menos 90% dos pedidos do vereador oposicionista foram atendidos. Lembrou que noutros tempos, caso ele fosse vereador da oposição, não teria nenhum pedido levado em consideração.
 
10%, talvez. Carlinhos Sartori disse depois que o povo de Itapira estaria bem servido se a administração Toninho Bellini tivesse atendido 90% das suas reivindicações. “É bom que ele ache bastante o que foi atendido, mostra que eu fiz a minha parte como vereador”, contestou.    
 
Quem cala consente. Mino finalizou a sua fala dizendo que precisou dar as respostas adequadas às insinuações dos vereadores, senão acaba ficando o dito pelo não dito. Parece que o vereador aprendeu a lição.
 
Quem conta um conto, aumenta um ponto. Numa renomada barbearia da cidade saiu o seguinte comentário: ''Olha, fiquei sabendo que o Toninho Bellini vai declarar apoio ao Paganini para as eleições do ano que vem, é verdade, fonte limpa!''
 
Com um pé em cada canoa. Outra conversa que anda circulando é a de que Orcini candidato a vereador, provavelmente, ao lado de Alberto Mendes nas eleições do ano que vem, poderá pedir votos, também, para o Paganini. Dizem que é o próprio vereador que anda soltando essa informação.
 
O voto camarão. O vereador Orcini pela sua experiência política, macaco velho e portador de votos intransferíveis e em quantidade suficiente não deverá figurar entre os candidatos que pedirão o famoso voto sem cabeça. Mas que muitos candidatos usarão desse expediente, não existe a menor dúvida. Do lado oposicionista a norma foi estabelecida, candidato assim, nem pensar.   
 
A ideologia foi para o espaço 1. Na praça central, em uma roda de amigos, um conhecido comerciante fez o seguinte comentário: ''antigamente existia ideologia partidária entre os filiados das siglas. Exemplo: quem estava num partido voltado ao socialismo, era socialista. Quem estava num partido voltado ao comunismo, era comunista e assim por diante''.
 
A ideologia foi para o espaço 2.  E o comerciante continuou: ''hoje, essa ideologia toda acabou. Infelizmente, outro exemplo, simples e prático: peguem a lista oficial de filiados do PCdoB pela internet. Eu desafio vocês a encontrarem um comunista nato naquela lista. Não tem! Todos eles são mais capitalistas do que eu'', afirmou em meio aos risos dos colegas.
 
Se arrependimento matasse... Marcos de Paula, do PRB, já estaria mortinho da silva. O jovem tem declarado que está totalmente decepcionado com o presidente do seu partido, Sebastião Leoncio Avena. Marquinhos disse: ''olha, há seis meses eu tive a oportunidade de tomar o comando do PRB, passando por cima do Avena. Não o fiz por respeito a ele. Hoje, olha o que eu ganhei! Uma bela apunhalada nas costas.
 
Paganini continua presidente da ACEI. Até nisso o mestre é meticuloso. Como pré-candidato ele está fazendo contatos, conversando com apoiadores e prováveis candidatos etc.. Mas quando a exposição é pública ele não se comporta como candidato. Mantém a postura costumeira como presidente da ACEI.
 
Mestre é mestre. Nas aparições mostra-se cauteloso, não procura chamar atenção para si, apresenta-se, sem cerimônia, ao lado dos governistas e da chamada terceira via. Cobrado pelos correligionários repete a cantilena: tudo na hora certa!   
 
Incomodo. Sobre a eventual debandada dos oposicionistas para a terceira via ou governistas e a insatisfação com o nome “Paganini”, importantes membros do alto QG oposicionista garantem: “a história é totalmente inversa. Se abrirmos a porteira, seremos pisoteados. Quanto a tal insatisfação ventilada pelos contrários, é a prova de que o nome Paganini pegou, está incomodando, sem que ele tenha feito qualquer movimento para isso.”  
 
Festa à vista! O QG oposicionista reuniu-se ontem, segunda-feira, para organizar uma grande festa de final de ano. Dizem que vai ser uma festa de arromba. Serão convidados todos os prováveis candidatos, apoiadores e colaboradores. Querem entrar 2012 com o pé direito.
 
 
Quinta tem mais.
 
Prezados Internautas
 
Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
 
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
 
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].
 
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
 
Nino Marcati, da Redação do PCI
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1317 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções