Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Setembro de 2024
Notícia
04/07/2011 | DROPES: Nº 10
O caso da creche.
O assunto estourou numa péssima hora para o prefeito Toninho Bellini. Apesar da delicadeza que a situação merece, fatalmente, os opositores deverão explorar o assunto à exaustão. Espera-se, para amanhã, pronunciamentos duros de Sonia Santos e Carlinhos Sartori. Sem falar, do que poderá vir sábado na fala de Barros Munhoz, pelas ondas da Rádio Clube.       
 
O silencio vazou.
Não se sabe de onde partiu a motivação para manter o caso da creche encoberto. A quem diga que a própria família não tinha interesse em levar o caso adiante. Mas como esse tipo de assunto foge da vontade individual. Não teve jeito, ganhou o boca a boca. Que as nossas autoridades, presentes e futuras, aprendam com a lição e não permitam, jamais, que situações semelhantes voltem a repetir. Encobrir essas coisas, significa liberar os servidores para os descuidos dos seus serviços.        
 
O pior pode vir a cavalo.
A provável entrada do Ministério Público na parada poderá render dissabores e despesas para a administração. As investigações não devem ficar apenas sobre a creche em questão. Todas deverão ser inspecionadas e avaliadas quanto ao número e a capacitação dos servidores. Vai que as coisas não estejam nos seus devidos lugares.      
A romaria já é grande.  Record, Bandeirantes, Folha, Estado, Eptv  etc. estão na cidade. Em busca de informação.
 
E o lançamento de Alberto Mendes?
Na semana passada, Cristina Gomes correu os jornais da cidade anunciando a disposição do PDT em lançar candidato próprio para a prefeitura da cidade. Disse que Alberto Mendes teria a sua pré-candidatura lançada no Encontro Estadual a ser realizado em 1º de julho. O encontro aconteceu, mas nenhuma notícia, nesse sentido, circulou no final de semana. O que será que aconteceu?      
 
É como canja de galinha.
Quase nada se vê sobre o PSD de Kassab na imprensa. O mesmo ocorre por essas bandas. Ninguém mais abre o bico. Aliás, toda aquela movimentação partidária parece ter entrado no compasso de espera. Uai, o que será está acontecendo?     
 
Tudo começou assim:
Cada vez mais o poder judiciário se mete como legislador pela ausência ou morosidade do poder legislativo. Em face do conflito de entendimento sobre as sobras do coeficiente eleitoral, o presidente do TSE sugeriu que nesse cálculo entrasse todos os partidos que participasse da eleição de 2010. Quebraria, com isso, uma cláusula de barreira interposta pelos deputados e senadores. Acabou não entrando, mas a luz amarela acendeu!
 
E continuou.
Quando Kassab resolveu fundar o PSD, a idéia desgostou DEM, PSDB até partidos aliados do governo federal em função das suas realidades regionais. O PSD, pela lei anterior, por ser um partido novo, receberia as filiações sem que os detentores de cargos eletivos perdessem o mandato. A luz vermelha acendeu e estremeceu.            
 
PEC eleitoral.
A CCJ do Senado aprovou, no dia 29 de junho, a PEC 40/11 elaborada pela Comissão de Reforma Política que acaba com as coligações partidárias nas eleições proporcionais.  Aprovado em plenário, serão admitidas coligações apenas nas eleições majoritárias (presidente, governador, prefeito e senador), que não obrigatoriamente devem ter vinculação em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal.       
 
Fidelidade
Se o fim das coligações divide os congressistas. A fidelidade partidária, nem tanto.  O Senado aprovou no mesmo dia 29 de junho a PLS 266/11 que estabelece que o parlamentar que trocar a sigla pela qual se elegeu por um partido recém-criado poderá perder o mandato.  Mais direto impossível. Como foi em caráter terminativo seguirá direto para a Câmara dos Deputados, onde não deverá sofrer modificações.      
 
O fim do puxa voto.
Uma velha aspiração é o fim do voto proporcional. Essa discussão avançou, mas não deve valer para as eleições do ano que vem. O voto proporcional é aquele que permite um “tiririca” colocar no parlamento candidatos com votação menor que outros. A proposta acabaria com o coeficiente eleitoral.        
 
Enquanto isso...
Dependendo do encaminhamento das regras eleitorais, o jogo político muda completamente. O PSD simplesmente poderá evaporar. Partidos novos, nascidos fortes, não acontecerão mais. Aqueles que sobrevivem graças às coligações terão que rever suas estratégias. Aquele que é um bom candidato a prefeito, de repente vira um super candidato a vereador, para a sigla não perder representatividade.       
 
Querem saber.
Para que a esposa de Manoel Marques, que ocupava a 17ª posição, assumisse o cargo de Assistente Social, dezesseis outros classificados precisariam ser contratados ou pelo menos convocadas. Onde está esse povo? As fontes juram que não foram visto tanta gente assim, convocada pela imprensa. Mané, Mané...
 
A concursada precisou anunciar.
Aliás, esta semana, Edna Marques chegou para alguns profissionais do hospital, uns bem graduados, por sinal, e disse: “de hoje em diante vocês não precisam mais falar que eu estou aqui por causa do meu marido, agora sou concursada”.
 
Noé mata a cobra...
Noé Massari, conforme prometido, publicou uma matéria paga no jornal “Tribuna de Itapira” em que mostra uma foto dele com o subchefe da Casa Civil e Secretário de Relações Intermunicipais em alerta ao Governo do Estado para as dificuldades que a suspensão de todos os exames de alta complexidade vem causando em nossa região.
 
Engana que eu gosto.
Não se discute as boas intenções do ex-vereador, mas ele e todo mundo sabe, que os secretários só dão atenção especial aos pedidos formulados por determinados grupos de deputados e prefeitos amigos, muito bem posicionados. Logo, deve ter ouvido algo do tipo: “deixa comigo, darei notícias”.    
 
Mas não mostra o pau.
Para as fontes maldosas, o subchefe fica mesmo na ante-sala e mesmo assim, ao telefone ele estava dizendo para a recepcionista: “quem é esse cara? O que ele está fazendo aqui?”. Para os menos maldosos, a ligação teria sido uma simulação, daquelas que os políticos estão cansados de executar. Falam, exigem providências, mas do outro lado, não tem ninguém.
Para calar a boca desse povo, só mesmo apresentando resultados concretos. E para quem conhece o galinho, isso vai acontecer. Vamos esperar! 
 
O DROPES homenageia e agradece:
Política para a maioria das pessoas é a coisa mais chata que existe, para não dizer outras coisas piores. A melhor parte é quando ela é tratada com bom humor e sagacidade. Não existe melhor meio para aproximar o político do eleitor, senão através do humor. Lula está aí para não deixar ninguém mentindo sozinho.
Os políticos itapirenses entenderam a proposta do DROPES e estão se comportando com tipo de primeiro mundo. Riem juntos ou escrevem para a redação fazendo, democraticamente, as correções devidas, que são depois, de um jeito ou outro, publicadas. Parabéns a todos!
O DROPES agradece os altos índices de audiência. Como se sabe, na Internet, cada clique é um registro. Essa é a razão da repercussão imediata dos comentários, aqui, publicados.  
 
 
 
Prezado internauta:
Os informantes desta coluna integram todos as matizes políticos da cidade.
As opiniões aqui publicadas não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
O PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta enviar email com a manifestação desejada para: [email protected].
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Tem a intenção de democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
PCI
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1598 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções