Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Janeiro de 2025
Notícia
03/08/2012 | Dropes nº 171

 Vai sair!

Aconteceu na última quarta-feira, 1º, a reunião com os representantes das três candidaturas majoritárias de Itapira para discutir a realização dos debates políticos que serão transmitidos pelo Portal Cidade de Itapira e Rádio Clube.

Show de bola.

A postura dos representantes dos candidatos a prefeito, presentes na reunião, foi excelente. Cada um defendeu os interesses dos seus representados, sem qualquer animosidade ou desrespeito. Campanha política deve ser batalha de ideias, não guerra.

Ampliar a discussão.

A intenção da organização desse debate é levar todos os grupos envolvidos na campanha: os candidatos a vereador, vice, prefeito e os não candidatos.

A intenção é boa!

A ideia de chamar os candidatos a vereador para o debate está voltada à valorização do poder legislativo como instituição autônoma e, principalmente, esclarecer para o eleitor a função dos nossos representantes nas assembleias legislativas.

Fazer o quê?

A legislação eleitoral e a disparidade no número de candidatos - 80 com Paganini, 40 com Manoel Marques e 20 com Alberto Mendes, não considerando as impugnações – poderão jogar por terra a intenção dos organizadores.

Está difícil!

Para acontecer o debate com os candidatos à vereança seria necessário um acordo entre as coligações e a garantia do tratamento hegemônico.

Esses vão!

Os debates com os candidatos a prefeito e vice as regras foram discutidas. O próximo passo será a discussão de cada um com a coordenação de campanha respectiva para o aprimoramento dos detalhes.

O debate do século?

O momento de descontração da reunião foi a discussão sobre o debate com os não candidatos. Nesse quesito seria possível, por exemplo, reunir o principal apoiador de cada candidatura.

Veja a formação sugerida.

Manoel Marques indicaria Toninho Bellini. Alberto Mendes, a vereadora Sonia Santos. Paganini, o deputado Barros Munhoz. Será que seria possível acontecer esse encontro?

Uns disseram que sim.

Um dos organizadores chegou a dizer que caso esse encontro acontecesse, certamente, daria mais ibope, em nosso munícipio, do que uma decisão de campeonato entre Corinthians e Palmeiras.

Pegar fogo.

Um dos participantes da reunião chegou a dizer que a proposta era incendiária e perguntou: “vocês estão querendo um debate ou botar fogo nessa eleição?” Resposta: “não! Só queremos o maior ibope.”

Outros disseram que não.

Um ou outro poderia aceitar esse encontro, mas dificilmente esses três seriam reunidos. Ninguém quis arriscar o nome dos que confirmariam, mas uma coisa certa, até esse dia, o mistério será maior do que aquele “quem matou Odete Roitman?”

Todo mundo poderá participar.

Os programas serão transmitidos aos sábados, no final da manhã. Os eleitores poderão encaminhar perguntas à Rádio Clube, Portal Cidade de Itapira e jornal A Cidade. Essas perguntas passarão por um processo de seleção e deverão buscar os interesses do município.

Os jovens também!

Os organizadores estão pensando, também, em envolver estudantes na formulação das perguntas. A ideia é abrir o leque a toda população para que os candidatos saibam o que o eleitor espera deles.

De candidato para candidato.

Além das perguntas formuladas pela população, haverá a participação dos representantes dos órgãos de imprensa e pergunta de candidato a candidato.

Rede Bandeirantes abre os debates.

Nesta quinta-feira, 2, a Rede Bandeirantes de Televisão deu início aos debates com os candidatos a prefeito das capitais. O deputado Barros Munhoz, integrante do grupo de coordenação da campanha de José Serra, esteve presente.

Importante!

Os debates tem sido o grande instrumento de orientação dos eleitores. É nele que o candidato enfrenta a adversidade e sai, um pouco, da tutela dos marqueteiros.

Candidatos impugnados.

A grande novidade da semana foi a impugnação de André Siqueira por não estar quite com a Justiça Eleitoral. André é um dos candidatos a vereador mais cotados para figurar entre os governistas mais votados.

André na ponta.

Para alguns integrantes do grupo de Manoel Marques, André Siqueira será o mais votado, superando outro grande campeão de votos, o Lima da prefeitura.

Tudo acontece com a gente?

Ao ficar sabendo da impugnação de André Siqueira, na noite de terça-feira, um pilar governista saiu com essa: “já não chega os problemas que temos, agora vem essa? Nós vamos perder mais de trinta carros adesivados na rua. Pior que isso, será ver os votos indo para o Lima...”

Sob controle.

Para Maíra Recchia a situação de André Siqueira tem grande chance de ser revertida. André teria deixado de votarem 2002. Nas demais eleições votou normalmente. Não recolheu a multa, isso é certo, mas segundo a advogada, a penalidade pecuniária estaria prescrita.

Pena desproporcional.

Para a advogada, a multa que não chega a R$ 4,00 é muito pequena para inviabilizar o direito de André se candidatar. Para Maíra, os demais casos são semelhantes e deverão ser solucionados.

Esse não tem jeito.

O único caso complicado é o de Antonio Luis Casetta pela não desincompatibilização dentro do prazo previsto e a não apresentação de documento que comprove a filiação ao Partido Verde.

Mais de um.

Alberto Mendes comentou com este redator que a sua afirmação de que o deputado Major Olímpio não deixará a candidatura dele a pé, não significa que este será a sua única opção para defender os interesses de Itapira.

Quase irmão.

Para Mendes, Olimpio é um grande amigo, um quase irmão. Será um importante elo com a assembleia, mas esclarece que não fará como Toninho Bellini esperando que as “coisas” caiam do céu. Irá buscar todas as possibilidades, tanto no estado, como na União.

Não amigo!

Ao ser questionado sobre a relação com Barros Munhoz, Mendes não titubeou. “Jamais serei amigo do Totonho Munhoz, mas como prefeito de Itapira eu vou lhe dar o maior trabalho. Ele recebeu uma expressiva votação dos itapirenses. Atender-nos, será mais do que obrigação.”

Cadê o candidato?

Uma moradora da Vila Bazani observou o seguinte diálogo entre uma vizinha e uma jovem que distribuía material de campanha de Manoel Marques. A vizinha: “cadê o candidato, ele não veio com vocês?” A jovem: “tem um moço que sempre pergunta pra gente como que o povo está recendo esses papéis. E, por enquanto, eu acho que ele não vai acompanhar a gente, não.”

Pegou o gosto.

Paganini informa que já visitou mais de 2,5 mil casas. Começou no alto da Vila Ilze, para varrer a cidade inteira. Não deixará nenhuma casa e nenhuma rua sem ser visitada.

De cabo a rabo.

Alberto Mendes não quis ficar atrás e partiu para gastar a sola de sapato. Também quer rodar a cidade.

Prestar atenção no que o povo diz.

As andanças pela rua são importantes não só pelo contato direto com o povo, mas para ouvir as suas aspirações e incorporá-las, quando for o caso, aos planos de governos.

O Dropes detectou no Facebook duas enquetes.

A enquete proposta pela Nova Adega do Turcão aponta até o presente momento para o seguinte resultado: Alberto 3, Paganini, 31 e Manoel, 1. A outra, proposta pelo jornal Gazeta Itapirense aponta 34 para Alberto, 51 para Paganini e 6 para Manoel Marques.

Vota quem quer!

As enquetes em questão não gozam de metodologia cientifica para refletir a tendência dos eleitores de Itapira. Mas a enquete proposta pelo Facebook tem um detalhe muito interessante: é aberta a quem desejar votar, ela não proíbe ninguém de se manifestar e tem um ponto muito importante, o voto é aberto.

Prezados Internautas 

Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.

As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.

PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].

A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.

Nino Marcati, da Redação do PCI.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
3 comentários
12/08/2012 21:08:43 | Carlos
Não tem jornal porque não quis comprá-lo já que o jornal cidade lhe foi oferecido e ele se recusou a comprá-lo.
05/08/2012 23:08:52 | Redação Do Dropes
Esse dropes não é advogado, nem algoz, apenas repercute o que se fala na rua. manoel é sempre ouvido por este portal, mas quando ele é procurado para comentar algum fato, ele não atende e não retorna. É um direito dele. nós respeitamos.
05/08/2012 20:08:54 | Maria Odete Balbino
Esse drops so defende o paganini, o tribuna o alberto, o mane nao tem jornal?
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1832 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções