Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Janeiro de 2025
Notícia
11/11/2012 | Dropes nº 206

A Esportiva

A Prefeitura de Itapira, apesar do aumento real da arrecadação em 1%, está devagar, quase parando. Está aplicando vários cortes, inclusive o mais traumático de todos: o transporte de pessoas carentes com problemas de saúde para as outras cidades. Mas o prefeito Toninho Bellini encontra tempo para cuidar da Esportiva.

Energia dissipada.

Alguns interlocutores da Esportiva tinham procurado Paganini para auxiliá-los na busca de patrocinadores para que o time pudesse participar da série A3, no ano que vem. Há notícias de que o próprio prefeito esperava por essa ajuda do Mestre. Mas enquanto Paganini trabalhava de um lado, o prefeito trabalhava do outro.

Ciúmes.

Um diretor comentou que o prefeito Toninho Bellini não quis colocar a sua paixão no colo de Paganini. Depois de buscar a todo custo o acesso à série A2 e naufragar, além das denúncias até hoje não esclarecidas, seria demais ver Paganini dando uma boa solução para a vermelhinha.

Mas não teve jeito.

Depois das tentativas, a própria diretoria retomou o processo e nesta semana será definida uma diretoria tampão até fevereiro, quando haverá uma nova eleição. Já tem gente dizendo que Toninho Bellini é conselheiro, não dono do time.

Pressa.

A ação da diretoria da Esportiva com Paganini e Dado tem uma razão fundamental. Para montar o time e coloca-lo em condições para estrear, os trabalhos precisam começar já. O técnico já foi acertado e o apoio estrutural da prefeitura foi garantido pelo futuro prefeito.

Prefeito torcedor.

Paganini, entretanto, esclarece. O prefeito vai apoiar o time, vai torcer bastante, mas a responsabilidade pela busca de recursos e manutenção do time será da diretoria. A prioridade, disse ele, será cuidar da cidade e dos moradores.

Buraco vira vaso de flor

Não é de hoje que a população faz graça com os grandes buracos da cidade. Lá colocam bananeiras ou qualquer outra vegetação como sinaleiro de buraco. Dia desses num buraco de uma das avenidas da cidade que tinha uma planta para prevenir os motoristas apareceu um cidadão cobrando providências do prefeito eleito.

Cadê o Paganini?

Esse cidadão, ao ver a cratera disfarçada, gritou: “cadê o Paganini? Ele não vai tapar esse buraco?” Outra pessoa que estava próxima, explicou: “Paganini só em janeiro. Por enquanto, a cobrança deve ser dirigida ao Toninho Bellini ou ao Mané.” O reclamante olhou e disse: “com quem? Nem vou perder o meu tempo!”

Intermediar será que resolve?

Tem gente achando que Paganini deveria assumir a prefeitura já. Diante dos inúmeros cortes de despesas que estão paralisando a prefeitura acham que o futuro prefeito poderia cobrar do atual, providências.

Perda de tempo.

A pressão sobre Paganini está tão grande, que o Mestre chegou a pensar em conversar com o prefeito Toninho Bellini, mas foi rapidamente convencido pelos amigos: “você não vê que o Mino Nicolai, irmão do prefeito, líder do governo na Câmara, está dando mostra de que o negócio é empurrar com a barriga até o fim do governo? Não vai adiantar nada essa conversa.”

Estradão do Toninho

Um motorista que utiliza diariamente a Braz Ayres, Antonio Pires de Camargo, Bandeirantes, Alemanha e Francisco Citrângulo apelidou o percurso de Estradão do Toninho. Ele fez uma referência ao “estradão do Zé”, popularizado pelo radialista Toy Fonseca, a Rua José Bonifácio nos tempos do prefeito Alemão. Mas ele ressalva: “o estradão do Zé, no apogeu, estava mais conservado”.

Renúncia 1.

Muitos amigos de Toninho Bellini não queriam vê-lo candidato à reeleição de 2008. Achavam que a melhor opção era sair em alta e preservar seu nome para futuros embates e cravar o nome positivamente na história de Itapira. Acabou sendo convencido por aqueles que não queriam Manoel Marques como candidato em 2008. Foi para o sacrifício e deu no que deu.

Renúncia 2.

Agora está vindo à baila uma história trazida pelos mesmos amigos que faltou muito pouco para Toninho Bellini renunciar em meados do primeiro semestre de 2009, por conta da crise de 2008 que afetou drasticamente os cofres públicos municipais. Tem gente, desse grupo, que acha que ele errou de novo, permanecendo no posto.

UTI.

O futuro deverá confirmar que o Novo Tempo falhou feio no planejamento em 2008, fato que desequilibrou as contas até hoje não consertada que está colocando o município na UTI.

Era melhor ter ficado calado.

Bellini e Marques passaram os oitos anos reclamando da herança recebida de Munhoz em 2004. Agora, segundo os analistas, estão entregando o município em piores condições, tanto no presente como no futuro. Além de não oferecer a perspectiva de melhora na arrecadação, nenhuma obra importante foi entregue e nenhum patrimônio foi agregado.

Pitacos no orçamento

Quem quiser dar sugestões ou opinar sobre os temas ligados ao orçamento poderá participar da consulta pública disponível no site do Legislativo itapirense, www.camaraitapira.sp.gov.br.

 

Quase 200 milhões.

O projeto que estima a receita e fixa as despesas para o exercício financeiro do município em 2012, iniciou tramitação na Câmara a cerca de duas semanas e se encontra nas comissões para análise dos vereadores. O valor estimado para a receita e fixado para despesas de Itapira no próximo ano é de R$ 196 milhões, quantia 7.1% maior se comparado com o orçamento de 2012, quando os números apontaram R$183 milhões.

 

Pé no chão.

Tem gente aconselhando Paganini para não seguir a cartilha de Toninho Bellini quanto ao planejamento. Não trabalhar no limite, pois o mar não está pra peixe.

 

Quem tem...

Os vereadores perderam uma grande oportunidade para usar a consulta popular e dar lastro à decisão de equiparar o salário dos secretários aos dos vereadores. Deveriam ter usado a consulta popular. Por que será não usaram. Medo de dar diferente?

Compromisso é compromisso.

Não há itapirense que esteja conformado com atitude da administração municipal em cortar o transporte para as pessoas que precisam de atendimento médico fora da cidade. Ninguém acredita a não possibilidade de remanejar verbas de outros setores para continuar prestando o serviço até o final do mandato. Para garantir o recebimento das terceirizadas, o remanejamento foi feito.

Até pode...

O prefeito eleito José Natalino Paganini não quer nem ouvir falar em nepotismo. Os boatos da última semana de que Flávio Boretti não poderia ficar na secretaria de esporte devido a este conflito, foi desmistificado esta semana por um competente jurista. Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, como o cargo de secretário municipal é um cargo político, não caracterizaria nepotismo. Sendo assim, Flávio Boretti pode continuar nos esportes normalmente, se assim desejar.

... Mas não quer!

Segundo entrevista concedida ao Cidade esta semana, o atual diretor de esportes já declinou do convite e vai mesmo comandar a Sociedade Esportiva Itapirense. Segundo consta, Paganini não quer vínculo algum do time profissional da Vermelhinha com a Secretaria de Esportes. Desta forma, Boretti continuaria apenas como presidente da Vermelhinha e deixaria vago o cargo de secretário ou diretor de Esporte.

De olho na vaga.

Como o cargo para o esporte ficará vago, surgiram nas últimas semanas alguns nomes que poderiam ocupar a pasta. O primeiro deles é Flávio Figueiredo, que durante anos comandou o departamento de esportes do Clube de Campo Santa Fé, fazendo um belo trabalho, diga-se de passagem, principalmente com a equipe de basquete feminino.

Mas...

Mas o nome mais forte é do professor e ex-secretário de esporte Luiz Domingues, o Pasté, que além de possuir grande experiência na área, é ainda integrante do PC do B, partido aliado de Paganini. Correndo por fora, está Marquinhos Schimitd que atuou no projeto Segundo Tempo, integrante do PCdoB, e Oscar Soares de Campos Filho, o Calli, ex comandante do Departamento de Esporte Lazer e Turismo (Decet), que carrega consigo muita experiência, sem falar que é homem de confiança de Munhoz.

Onze secretarias, no máximo.

Paganini está trabalhando para enxugar a máquina. Quer qualidade, não quantidade. Por isso vem se organizando para reunir bons nomes para compor a equipe. No primeiro escalão não deverá ter mais do que 11 componentes.

Nomes e mais nome...

Não tem nada de oficial ainda. Paganini espera montar a equipe inteira para reunir a imprensa para uma entrevista coletiva. Espera fazer isso no início de dezembro para começar a esquentar as turbinas. Alguns nomes ganham força, uns resistem, outros nem tanto.  

Palpite não falta.

Segundo o jornal A Cidade, João Batista Bozzi (Fazenda); José Airton Borsato (Administração); Nelson Felix (Gabinete); José Alair de Oliveira (Saama e Serviços Públicos); Dionísio Coradi Filho (Promoção Social); Marcelo Iamarino (Cultura e Turismo); Luiz Domingues (Esporte); Fernanda Venturini ou (Educação); Estercita Rogatto Belluomini (Governo); Vandré Bassi Cavalheiro (Negócios Jurídicos); José Armando Mantuan (Planejamento e Obras) e Celene Audi (Saúde).

Lobby

Esta semana, um pretenso candidato ao cargo de presidente da Câmara Municipal, intensificou sua campanha fazendo lobby para assessoria parlamentar e celular corporativo. Apesar de outros postulantes terem franzindo a testa, não é que alguns novos vereadores eleitos até brilharam os olhos!

Carlinhos versus Zé.

Não é novidade para ninguém que a maioria dos integrantes do grupo que apoia Paganini não vê com bons olhos a possiblidade de Zé Branco ganhar a presidência da Câmara Municipal. Todas as fichas estão depositadas em Carlinhos Sartori. Aos poucos, outros declarados postulantes estão saindo da raia. Menos Zé Branco.

Na manga.

Mas também não é novidade que Zé Branco tem alguns trunfos para demover os futuros vereadores da intenção de seguir a orientação do grupo. Entre as cartas do colete está a briga pela restauração do reajuste dos subsídios e até a questão dos secretários e vice poderá entrar na parada.  

Prezados Internautas

Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.

As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.

PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].

A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
2 comentários
12/11/2012 09:11:01 | Itapirense
Engaçado na era de bellini todos criticara, por ele se dedicar a esportiva agora a nova era 2012 vai cuidar do esportiva engraço criticar e facil mas quando o poder sobe na cabeça ai todos mudam ne ...
12/11/2012 08:11:57 | Usuário Anônimo
Tem muita gente achando que esse paganini vai virar deus aqui em itapira, duvido que ele ira resolver os problemas do dia pra noite, aposto que em 2013 ou 2014 é que as coisas irão aparecer, tudo para tentar a reeleição... cade as empresas?
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1836 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções