Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Janeiro de 2025
Notícia
21/11/2012 | Dropes nº 209

Terça-feira gorda!

Esta terça foi marcada por dois grandes acontecimentos no quesito cidadania. No antigo salão de festas da Igreja Matriz de Santo Antonio aconteceu o encontro que reuniu os conselhos municipais de Itapira. Na Casa da Cultura, o PSOL organizou um encontro em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Conselhos Municipais.

A Rede Social, organizadora do encontro, em parceria com a Secretaria de Promoção Social trouxe palestrantes que relataram experiências nas suas cidades de origem e dissecaram alguns pontos da legislação relacionada. É fundamental a participação popular através dos conselhos. Os conselheiros municipais poderão ter no futuro um papel muito mais importante do que a figura do vereador.

Consciência negra.

Aproveitando a data, o PSOL reuniu alguns líderes negros de Itapira e convidou os participantes a responderem a indagação: onde está o movimento negro de Itapira? Cerca de quarenta pessoas estavam presentes, porém a maioria, brancos.

Na ativa.

No encontro dos conselhos municipais foram notadas as presenças dos futuros vereadores Carlão da JF, Dr. Rafael, Dr. Mauricio e Dr. Pedro. Um bom sinal para a nova câmara.  Eles mostraram engajamento num assunto muito importante para a nossa comunidade.

Na moita.

O vereador mais votado, o popular Água Suco, como primeiro negro eleito vereador de Itapira, era esperado na reunião da Casa da Cultura, mas não compareceu. Preferiu acompanhar a sessão da câmara. Deu entrevista e não se lembrou de falar do dia 20 de novembro.

Valorizar a raça.

Esse é um fardo que Juliano Feliciano deverá carregar no seu mandato. Estar atento aos movimentos sociais que envolvem a raça negra. Se não tomar cuidado, poderá nascer aí as maiores resistências ao seu nome.

É melhor olhar para o próprio rabo.

Os negros são cobrados pelos próprios negros e por muitos brancos sobre a valorização das suas origens e descasos em relação à perpetuação das suas culturas. O engraçado é que os considerados brancos se esquecem dos próprios desleixos culturais como o carnaval de salão e de rua nas pequenas e médias cidades, os grandes bailes com música ao vivo, a reunião na praça aos finais de semana, os desfiles cívicos, a preservação dos prédios antigos e por aí vai. E tem branco preocupado com o fim da congada em nossa cidade...

Fim do nepotismo.

O projeto de autoria de Mauro Moreno que veda a nomeação de parentes para cargos em comissão e funções de confiança será apreciado na próxima sessão. Não existe dúvidas quanto à aprovação.

Não era isso que eles queriam?

Ao ser indagado sobre a entrada do projeto que acaba com o nepotismo em Itapira somente agora, depois de ver o governo Novo Tempo sofrer e ainda estar respondendo por três casos, Manoel Marques ironicamente respondeu: “mas não era isso que eles eram contra? Por que agora esse projeto não serve?”

Betuska emendou.

“Ninguém está contra o projeto, a dúvida é porque isso não foi feito antes para evitar todo o desgaste que vocês sofreram por causa disso.” Manoel explicou mais um pouco, mas deixou escapar, nas entrelinhas, que vê esse projeto como uma resposta à pressão recebida dos então opositores.

Convênio para solução de conflitos.

O projeto que permite à municipalidade realizar convênio com o Tribunal de Justiça para instalar um centro judiciário de solução de conflitos e cidadania foi aprovado por unanimidade.

Rejeitaram o veto de Martins.

A câmara rejeitou o veto do vice-prefeito em exercício, Antonio Carlos Martins, provocando, dessa maneira, a promulgação, pela casa, do projeto que exige que as agências bancárias usem senhas e cadeiras para o atendimento ao público. Da mesma forma, está valendo o projeto que estabelece que as agências e postos bancários devem oferecer proteção aos consumidores dos serviços. Mino Nicolai optou por abster-se nas duas votações. Os demais rejeitaram. Sonia não estava presente.

A ponte do Zé Branco.

Com o fim da novela das pontes de Eleutério, agora é a vez da ponte do Rio Manso. Zé Branco disse que está apelando para todos os santos ou nem tanto. Não gostou de ouvir de alguém da prefeitura que iriam fazer uma pinguela. “Isso nós não queremos. Voltar pra trás, não!”

Direto das tetas.

O Zé Branco aproveitou o assunto ponte para levar o “ÁguaSuco” para uma visita ao bairro. Conversa vai, conversa vem, entrou em pauta o assunto eleição para a presidência da câmara. Ninguém sabe se o voto foi garantido, mas ele aproveitou para mostrar como é que se faz para beber um bom leite direto das tetas das vacas. E o Juliano gostou. Outros vereadores deverão seguir o caminho da roça até a eleição.

Vistas e mais vistas...

Carlinhos Sartori saiu da sessão desta terça, inconformado. Entrou com um requerimento para saber por que o prefeito não iniciou as obras da construção do novo centro comunitário, sendo que a verba para isso, já foi liberada, faz tempo. Mino Nicolai, seguindo a canção, pediu vistas.

 

Prezados Internautas

Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.

As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.

PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].

A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.

Nino Marcati, da Redação do PCI.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1836 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções