Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Novembro de 2024
Notícia
17/04/2013 | Dropes nº 242

Sagrado e constitucional. A Constituição Federal, vigente há 24 anos, no bojo do direito à liberdade, está o direito de ir e vir com autonomia e segurança. Ir e vir significa livre escolha de pensamento, livre escolha de expressão, livre escolha na sua profissão de fé, entre tantas outras liberdades, além da própria liberdade de ir e vir, de se locomover física e geograficamente, quando suas vontades, possibilidades e necessidades assim determinarem.

Xenofobia é um medo incontrolável do desconhecido, desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio daquele que as ajuíza, ou pelo que é incomum ou vem de fora. Ela pode ser caracterizada como um preconceito ou como um transtorno psiquiátrico.

Made in Itapira. Somos uma cidade exportadora de mão obra. Anualmente, inúmeros jovens ao concluírem os cursos que os qualificaram para o mercado de trabalho se lançam por este mundo em busca das melhores colocações. Vão contribuir para a riqueza de lá.

Portas abertas. Da mesma maneira, muitos profissionais saem das suas cidades de origem e aportam em Itapira completando as vagas abertas pelos setores privado e público. Vem contribuir para a riqueza de cá. Sacramentando, assim, o direito constitucional sagrado.

Xô xenô! Nem precisa dizer que as notas acima são óbvias e que não deveriam oferecer qualquer dúvida a quem quer que seja. Mas não é o que está ocorrendo. Alguns oposicionistas itapirenses na ânsia de achar pelo em ovo não poupam críticas aos contratados públicos forasteiros. O final dessa história todo mundo conhece, a xenofobia se alastra e resvala em todos aqueles que não nascem no território “protegido”.

Perseguição. Não seria de se estranhar se os trabalhadores que estão prestando serviços em nossa prefeitura e até na iniciativa privada, vindos de outras cidades, já não estiverem se sentindo perseguidos por esse sentimento xenófobo plantado por motivos políticos ou doentios.

Naturalização. Dia desses, um dos colaboradores forasteiros da prefeitura desabafou: “puxa estamos dando o sangue, trabalhando pra caramba, trazendo para cá a nossa experiência e a uma força de trabalho conhecida e reconhecida. Será que eu vou precisar me naturalizar itapirense para ser aceito por essa gente?”

Pensamento do dia: Quem quer fazer oposição de verdade, não pode ficar perdendo tempo com malandragem.

Dilma em Itapira 1. As novas unidades do Laboratório Cristália (Farmoquímica e Biotecnologia) estão desde o início do ano passado totalmente concluídas e equipadas. Há quem diga que já estejam, inclusive, produzindo, mesmo sem a inauguração oficial. Motivo: a presidenta Dilma teria se manifestado favoravelmente a participar da inauguração, repetindo o feito do presidente Lula.

Dilma em Itapira 2. Fonte do Dropes garantiu nesta terça-feira que nos dias 25 ou 26, teremos, finalmente, a inauguração oficial das duas unidades fabris. Assim como ocorreu com Lula, teremos um megaevento, com a presença das principais lideranças políticas do estado e grandes empresários. Um forte esquema de segurança já estaria sendo preparado.

Capital regional. Na próxima sexta-feira o Secretário de Estado da Habitação, Silvio Torres,  despachará em Itapira com 32 prefeitos da região, ao lado do líder do governo Barros Munhoz, no Tênis Clube. A cidade está, portanto, de volta ao "mapa político" de São Paulo. 

Maratona. Paganini, em Brasília, está encarando uma monumental via sacra pelos gabinetes dos deputados federais: na terça, 16, Guilherme Campos (PSD), Walter Feldman (PSDB), Nelson Marquezelli (PTB), Mendes Thame (PSDB) e Eli Corrêa Filho (DEM). Na quarta, 17, Alexandre Leite (DEM), Carlos Sampaio (PSDB), Ricardo Izar (PSD), Paulinho da Força (PDT), Duarte Nogueira (PSDB) e Marcio França (PSB).

Garimpar é fundamental. O prefeito de Itapira está acompanhado dos vereadores Mauricio Casimiro de Lima e Marcos Paulo da Silva. O Mestre foi para capital federal carregado de pedidos, lastreados em projetos importantes, mas esclareceu: “não basta pedir, tem que ficar em cima. Nós acompanhamos de longe o andamento, mas periodicamente temos que marcar o ponto aqui, de corpo presente, cara a cara. Senão...”.

Cobrar. Paganini disse que da última viagem, nos dias 8 e 9, todos os deputados serão novamente visitados e cobrados. “o prefeito que não ficar em cima acaba perdendo para outro que for mais incisivo, mais presente. Não tem jeito. Essa é a regra do jogo. É pelo nosso empenho que os agentes políticos percebem a importância dos nossos pedidos.”

Ministérios. Além dos deputados federais, nesta quarta-feira, a pequena comitiva itapirense terá acento nos gabinetes do Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e da Ministra da Cultura, Marta Suplicy. Com Aldo já é visita de cobrança. Com Marta serão apresentados os projetos para a área cultural do município.

Veterano. Tem muita gente elogiando a desenvoltura do prefeito Paganini que estreia na política peregrinando ora pelas secretarias do governo Paulista, ora nos gabinetes e ministérios de Brasília como se fosse um veterano na área. Paganini, no entanto, não deixa dúvida: “é minha a disposição para lutar, andar, conversar e cobrar, mas estar ao lado do deputado Barros Munhoz abrindo as portas, mostrando os caminhos, com o respeito que ele conquistou no meio político, é o que faz a diferença.”

É mole! Paganini não faz segredo de que todas as visitas e conquistas em São Paulo e Brasília sempre tem o dedo do deputado Barros Munhoz, e completa: “e não tem como ser diferente. Enquanto os outros prefeitos conseguem dois ou três contatos, aqui em Brasília, por exemplo, teremos até o final desta quarta-feira pelo menos quatorze.”

Crime! Paganini, na noite desta terça-feira, logo após o jantar, diante da produtividade do dia, comentou com os companheiros: “eu não entendo como o ex-prefeito teve coragem de abrir mão do deputado que a nossa cidade tem. Vocês podem ter certeza, Itapira perdeu barbaridade com isso. Posso dizer que chega a ser um crime...”.

Falta de educação... Ao final da sessão desta terça, Carlinhos Sartori concedia entrevista para o grande Betuska da Radio Clube quando um barulho forte começou a atrapalhar a conversa, tirando a concentração do presidente. Visivelmente irritado, Carlinhos só faltou chamar um por um para lhes dar um belo puxão de orelhas real. No comentário, não faltou.

Política é política... Na inauguração do TCE Mogi Guaçu foi sentida a falta do líder do prefeito. Carlinhos Sartori foi o único representante da Câmara de Itapira, acompanhado de João Bozzi e Guto Urbini pela prefeitura.

Futebol é a parte. O motivo da não participação de Carlão Jamarino na inauguração do TCE Mogi Guaçu, arriscam os amigos, é que lá ele acabaria tirando uma foto ao lado de Roque Citadini, adversários de primeira grandeza no mundo palmeirense.

Não era boato. O Dropes noticiou recentemente sob a possibilidade de Munhoz compor um acordo com Lula o que ocasionaria um acerto local com a sigla petista, fato que levaria alguns históricos às raias da loucura. Na ocasião, uma dessas pessoas chegou a manifestar a ira de forma antecipada.

Mudanças à vista. Pois bem, a conversa que foi colocada como um possível boato, não foi descartada por um integrante histórico do PT, da região, que disse para o vereador Cesar da Farmácia  de que em caso de vitória em São Paulo, Lula se aproximaria de Munhoz e o acordo, com base nos laços já criados, seria inevitável. Com isso, certamente, o diretório de Itapira sofreria profundas alterações.

Antecipada. Mas essa mudança no PT de Itapira poderá ocorrer bem antes do que se pode imaginar, não por conta de acordos políticos na capital, mas por acomodações locais. Os remanescentes do partido não querem os antigos caciques no comando da agremiação. Estão trabalhando por uma grande renovação que contará com a ajuda dos diretórios da região.

Sem escolha. Segundo um dos remanescentes, quem não era petista já caiu fora, bandearam para os próprios interesses. Outros permaneceram, mas não tem mais clima de continuidade. “Devem permanecer como filiados normais ou caminharem para o PSOL. No diretório ninguém quer, se essas pessoas permanecerem, o partido morre em Itapira. Não temos escolha.”

Aí tem! Não bastasse a quantidade de fotógrafos que povoa os eventos mais concorridos, promovidos pela prefeitura, onde todos desejam captar os melhores ângulos, o assédio chegou ao futebol master. Dia desses, num jogo noturno, lá estava jogando o vice-prefeito. Não é que apareceu o fotógrafo adorado pelas beatas que ao invés de tirar fotos variadas do jogo só clicava os lances em que Dado Boretti participava?

Interesses escusos. A FBI (Fábrica de Boatos de Itapira) esta soltando que os comerciantes não vão aceitar o novo ticket do servidor, enquanto o responsável pela Sind Card Plus garante já ter acordado com um dos maiores supermercados da cidade.

Cala-te boca! Especula-se que o fomentador do boato torcia mesmo para o fracasso do novo cartão para que a Prefeitura fosse obrigada a repassar para alguém ou algum órgão o controle dos quase 30 mil reais por mês gastos no comércio Itapirense. Pura bondade em cuidar do dinheiro, sem interesse algum!

Crise de opinião. Um integrante do governo municipal questionou: “se dizer que o Governo Paganini não fez nada é mentira, porque disse então? Tem gente que não tá se entendendo nem com os próprios pensamentos.”

Ecos da oposição. Conforme antecipado pelo Dropes que a oposição estava ensaiando abrir fogo contra o governo Paganini na semana que completou 100 dias de governo. Sabe-se que o pequeno grupo não conseguiu obter unanimidade. De fato, diante da reação de um dos membros que bateu o pé dizendo que queria porque queria fazer algo, reuniram algumas imagens (sem créditos, diga-se) e pequenos comentários desconexos, mas não teve partido ou pessoa que assumisse a responsabilidade pela publicação.

Paga e não-Paga. Como a matéria “Administração União por Itapira – 100 dias e... nada” foi cercada – na práxis jornalística isso significa que foi matéria paga – e o jornal Tribuna de Itapira publicou, sem que ninguém assinasse. A responsabilidade, por conta disso, está sendo atribuída ao próprio jornal.

Santo forte. Os apoiadores do governo atual garantem que os patrocinadores da matéria publicada no jornal Tribuna de Itapira, atirou em cabeça alheia, mas acertou no próprio pé. Dizem que a população sabe o que está vendo, o que está acontecendo e está percebendo as diferenças. Não dá para forçar a barra. Prova disso é que, de novo, nada repercutiu...

Líder forte. Através de acordo de liderança capitaneado pelo deputado Barros Munhoz, foi autorizada a contratação de operações de crédito com instituições financeiras controladas pela União, para aplicação de recursos em programas nas áreas de transportes, habitação e meio ambiente na ordem de R$ 6,993 bilhões. Basta agora a sanção do governador.

Líder grato. Como contou com o apoio da liderança do PT, Barros Munhoz depois de dizer que se sentia orgulhoso por ocupar o cargo de líder, elogiou o espírito republicano da presidente Dilma e do governador Alckmin ao possibilitarem a contratação de empréstimos em favor do povo.

Líder atento. Uma das grandes preocupações do momento de Barros Munhoz é a discussão do PLC 50 que provocará alterações em várias carreiras do funcionalismo. Como para Munhoz o maior patrimônio das instituições públicas são os servidores, eles precisam ser valorizados. Para isso, vai propiciar um amplo debate do projeto antes da votação.   

Novidade. A sessão de câmara desta terça-feira apresentou um fato inédito, desde a posse da atual legislatura: não teve o pequeno expediente. Será que é o Marquinhos o puxador da fila? Na sessão, Marquinhos e Mauricio estiveram ausentes, acompanharam Paganini em Brasilia.

Pedido de apoio. Antes da sessão, um grupo de servidores coordenados por Cristina Gomes se reuniu com os vereadores para pedir o apoio deles nas negociações salariais em curso. Zé Branco disse que até agora não existe nenhuma proposta para eles analisarem, o trabalho deles será de apreciar o projeto do executivo, discutir e conduzir para o que é melhor para o município.

Vivo. Aliás, Zé Branco estava feliz com o anuncio de que a antena da Vivo já está em pé e que dentro de vinte dias o bairro do Rio Manso, num raio de 10 km, estará sendo atendido pela Vivo. Disse também, que duas outras operadoras entrarão na antena na sequência. Zé falou da luta de dez anos e o apoio de Munhoz e Guilherme Campos.

Uipa oficiosa? O Dropes recebeu e-mail de um internauta questionando a entidade UIPA. Diz o signatário que a entidade, apesar do bom trabalho que diz realizar, até o presente momento não tem reconhecimento oficial, fato que inviabiliza a celebração de convênios com o poder público. 

Cano. Segundo o autor do e-mail, o governo novotempista fez todos os repasses à UIPA de forma irregular. Diz, inclusive, que os dirigentes estão cobrando as quatro últimas parcelas não pagas no ano passado.

Regularização. Para finalizar, o missivista mostra-se preocupado com a possibilidade do governo atual manter o convênio apesar das irregularidades conhecidas. Diz também que a mobilização dos defensores é perfeita na hora de pedir dinheiro, mas não conseguem conscientizar a população para que cuide dos seus animais em suas casas - e só nelas - para não produzirem as chamadas bombas biológicas, soltas pela cidade, que podem colocar em risco a saúde de todos.

 

Nino Marcati, da redação do PCI.

[email protected]

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
2 comentários
17/04/2013 09:04:37 | Leitora Assídua
Os moradores de lá sofrem para falar ao celular!! zé branco, por favor, vê se consegue resolver isso para nós. estamos agradecidos pelo rio manso, mas ajuda o bairro novo antes de chegar no istor luppi perto do cammpo. a leitora e todos agradecem.
17/04/2013 09:04:44 | Leitora Assídua
Muito boa a proposta e execução da antena da vivo pelo zé branco, mas ainda há outros bairros novos na cidade que não tem nem linha telefônica normal, caso este é o do bairro santo expedito que fica antes de chegar no istor luppi...
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1465 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções