Dilma inaugura! Depois que mais de um ano de espera, a Empresa Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos, a de maior faturamento de Itapira, receberá a presidente Dilma para inaugurar oficialmente o conjunto de instalações, onde passarão a funcionar as unidade de Biotecnologia. O evento deve reunir grandes empresários brasileiros e se transformar numa grande festa, apesar do período de vacas magras por qual passa a economia brasileira.
A presidente faz questão! Tem muita gente perguntando por que a empresa Cristália demorou tanto tempo para inaugurar a nova unidade, esperando a disponibilidade da presidente que não encontrava uma brecha em sua agenda para vir a Itapira. O primeiro motivo é óbvio, qualquer empresa gosta de ter um presidente do país nas suas inaugurações, dá grande visibilidade. Mas o segundo motivo é mais importante, é o presidente querer participar do evento, num mundo onde tantos são os chamados, mas poucos são os escolhidos.
No meio do furacão. Em meio à tempestade política que envolve tanto o governo federal, como o estadual, Dilma estará acompanhada do ministro da saúde, Alexandre Padilha, não estão confirmadas, mas são esperadas as presenças de Marco Antonio Raupp, Ministro da Ciência e Tecnologia, e Aloizio Mercadante, da Educação. Do governo estadual, Geraldo Alckmin e seu líder na ALESP, deputado Barros Munhoz, já marcaram presença. São esperadas, também, as presenças do Secretário da Saúde, Giovanni Cerri, e Rodrigo Garcia, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
Deve vir bem-humorada. Depois da queda de popularidade que a levou a 30 pontos percentuais, quando muita gente dizia que a derrubada não tinha volta, a pesquisa Datafolha realizada nos dias 7 a 9 deste mês, em todo o país, com 2.615 entrevistas mostrou que a presidente ainda tem folego. Recuperou seis pontos, chegando aos 35 pontos mantendo a, por enquanto, com cacife para disputar a reeleição.
A única adversária. Ainda é muito cedo, mas dentre os grandes nomes para disputa presidencial do ano que vem, o único destaque continua sendo Marina Silva, que tenta montar seu novo partido, a Rede Sustentabilidade. A ex-senadora aparece novamente em segundo lugar, repetindo o movimento de avanço gradual em sua intenção de voto. Marina é a única candidata que manteve sua trajetória ascendente, mesmo durante os protestos de rua que tomaram conta do país em junho.
Campos estabilizou. Aécio e Joaquim caíram. Os dois candidatos de oposição, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ficaram estacionados ou registraram variações até o limite da margem de erro do levantamento. Joaquim Barbosa, que não é filiado a partido e declara não ter intenção de se candidatar, também teve oscilação negativa.
Antecipando o ticket alimentação. Paganini já aprendeu uma grande lição sobre o tema administração pública: dar uma passadinha no almoxarifado, antes que as turmas saiam para o trabalho. Nesta quinta-feira compartilhou o café da manhã com cerca de 150 trabalhadores. Aproveitou a oportunidade e anunciou que a partir deste mês de agosto, o ticket alimentação será liberado juntamente com a folha de pagamento, antecipando o ticket cerca de sete a oito dias.
Turismo, R$ 250 mil. Outra lição que Paganini vem mostrando ter aprendido rapidamente é que recursos públicos não caem do céu: tem que correr atrás. Os frutos começam a ser colhidos. Depois que o ministério do esporte garantir parte das reformas do Centro de Lazer Hideraldo Luiz Bellini, nesta quarta, Paganini foi a Brasília e teve a confirmação da liberação de R$ 250 mil para aplicar no turismo itapirense, vinda de uma emenda do deputado Arnaldo Faria de Sá, com o apoio do advogado Thomaz Antonio de Moraes.
Não para, não para... Paganini com Zé Armando, durante a viagem de volta: “você vê como as coisas são, mestre, logo que eu comecei a viajar para Brasília, em busca de verbas, teve gente me criticando. A maratona é pesada, você viu, já pensou se eu entrasse na conversa deles? Pra onde iriam os recursos que nós estamos conseguindo? Às vezes eu penso que esse pessoal não quer o bem de Itapira, só querem o bem deles!” Zé Armando respondeu: ”é prefeito, você acredita que ainda tem gente que acha que dá para governar uma cidade sem tirar o bumbum da cadeira?”
Lixão, não. O prefeito Paganini acompanhado do Diretor de Serviços Públicos quando estiveram na área de 5 mil m2 que a prefeitura estuda para poder repassar para a UIPA e Amor a Quatro Patas resolvendo definitivamente o problema dos animais, depararam com um lixão no meio do caminho oferecendo sérios riscos de doenças, além da degradação do meio ambiente. Imediatamente, os dois agendaram uma nova visita ao local para que até o final da semana o problema seja solucionado.
Por essa ninguém esperava. Ou esperava? O Dr. Rafael paz e amor parece que sofreu um abalo de quarta-feira pra cá. Nesta quinta-feira, durante audiência pública para prestação de contas da Saúde na Câmara Municipal. O “doutor parlamentar” aproveitou para fazer vários questionamentos aos representantes do setor, principalmente à secretária da pasta, Rosa Iamarino. Ele bem que tentou, mas ficaram evidentes as forçadas de barra quando interrompia, insistentemente, a apresentação do balanço financeiro da Saúde com perguntas que fugiam da pauta natural.
Será! Os próximos passos do Dr. Rafael mostrarão se ele tende a liderar um novo grupo oposicionista, integrar o antigo já que mantém fortes laços com várias lideranças ou manter-se no grupo situacionista. Há quem afirme que a reação mais extremada do vereador, nessa semana, tenha sido pela dificuldade que vem encontrando para conversar com alguns secretários. Mas um experiente analista político acredita que Dr. Rafael, mesmo não encontrando facilidades no meio governista, não migrará para os lados contrários, continuará tentando agregar correligionários da área da saúde e educação, para garantir a reeleição e para plantar sua candidatura a prefeito em 2020.
Água, Suco... e Leite! O vereador Juliano Feliciano (PRB), o “Água/Suco”, esteve em São Paulo esta semana acompanhado da secretaria municipal de Promoção Social Eliana Sobreiro, visitando o secretário estadual da pasta Rogério Hamam, que também é do PRB. O resultado foi a conquista de mais 20 vagas para o Programa Estadual Ação Jovem, que serão destinadas à inclusão social dos jovens que aguardam na lista de espera do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Além disso, o secretário ficou de estudar a possibilidade de ampliar mais dos programas no município, o Renda Cidadã e em especial o Viva Leite.
Mané, não! O vereador Marquinhos entrou em contato com esta redação garantindo que em nenhum momento procurou Manoel Marques ou qualquer outro representante do grupo que perdeu a última eleição em busca de ajuda para a formação do novo partido de Marina Silva. Disse, ainda, que tem muita experiência nesse processo, caso tenha necessidade de fazê-lo, mas que o site de Marina traz todos os procedimentos necessários para quem desejar lhe emprestar apoio, tão fácil que qualquer pessoa poderia assumir essa função. “Logo, se ainda tivesse que procurar alguém para tirar qualquer dúvida, jamais correria atrás de perdedores, de gente que abandou a cidade à própria sorte”, destilou.
Assinou. Marquinhos explicou que ele e alguns vereadores da câmara assinaram o abaixo-assinado que congregará o número mínimo de assinaturas para que um partido dê início à sua formação. O seu apoio à formação da “Rede” é um processo natural que movimenta os políticos em auxilio à nova agremiação e que a assinatura não significa que ele tenha decidido mudar de partido e muito menos ser oposição a Paganini. Garantiu, que caso passe por sua cabeça mudar de partido, o que a lei lhe permite, nada fará sem antes conversar com Juliano Água Suco e com o prefeito Paganini.
Pela décima quarta vez. Começou nesta sexta, na Praça Bernardino de Campos, mais uma Festa della Nonna que contou com a presença do deputado Barros Munhoz. Pouca gente deve se recordar ou saber, mas a primeira festa italiana na Praça aconteceu em 2003, graças ao apoio incondicional que ele deu ao projeto do Circolo Italiano. O governo novotempista tentou acabar com a festa, deixando, inclusive a entidade na mão depois de prometer recursos e não cumprir. A festa só permaneceu viva por conta da ajuda emergencial dada pelo deputado. Detalhe: a maioria dos diretores do Circolo, na época, não era totonhista, trabalhou, inclusive, para a eleição de Bellini e companhia. Mais recentemente, graças ao prestígio do deputado, a Festa della Nonna vem contando com o fiel patrocínio da Shefa. Como dizia um antigo diretor da entidade: "é a tal história, quem nasce para ser rei, sabe ser rei!"
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.