Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Janeiro de 2025
Notícia
12/10/2013 | Dropes nº 290

Um dia antes. Paganini entregou na tarde de sexta-feira, um dia antes do Dia das Crianças e de N. S. Aparecida, a primeira unidade do Programa Municipal Bolsa Creche, através de uma parceria pioneira na região, que une a força do Poder Público com os longos anos de atividade de uma entidade socialmente responsável e séria, o Educandário Nossa Senhora Aparecida. Como o prefeito sempre diz nada acontece por acaso...

Planejamento. Os estudos e execuções comandados pela secretária Flavia Rossi resultaram na criação do Centro de Educação Infantil “Padre Pedro Maia Pastana”,  homenageando o ex-pároco da Matriz de Santo Antônio. Cinquenta e seis crianças serão atendidas entre berçário e infantil, de 0 a 4 anos.

Bem lembrado. Todos os holofotes, durante a inauguração da CEI, no Educandário, estiveram voltados para o padre Pedro Pastana. Mas o presidente da câmara, Carlinhos Sartori, desviou as luzes para o inesquecível padre Matheus. Muitos elogiaram Carlinhos por ele rememorar a importância do fundador da entidade.

Olha o bagre! O prefeito Paganini na inauguração da CEI abriu o discurso desejando a todos um “bom dia”. Como a tarde já definhava, a turma que estava por perto dava sinais frenéticos rogando para que ele fizesse a correção rapidinho. Ele fez de conta que não via os apelos, continuou na mesma linha por alguns segundos, até se voltar para o público e dizer: “desejei um bom dia para vocês por que estou cuidando com carinho dessa inauguração desde as seis da manhã, o dia só vai acabar depois da inauguração”. E arrematou: “vocês acham que eu consertei bem?” Todos entenderam a piada e soltaram gostosas gargalhadas, sem atrapalhar o discurso restante.

Santa Casa. Aconteceu ao meio dia deste sábado uma reunião entre o prefeito Paganini, o deputado Barros Munhoz, Lurdinha e Aldo Piva e o Diretor Clínico da Santa Casa, Newton Santana. Na pauta a situação caótica por qual passa a centenária instituição e o pedido de ajuda para que eles consigam o certificado de filantropia. Estranhamente, não foi apresentada nenhuma proposta que buscasse soluções definitivas para tirar o hospital do buraco.

Encaminhamentos. Paganini se colocou à disposição para averiguar junto aos organismos internos o que a prefeitura poderá ajudar quanto ao certificado e Munhoz se reunirá na semana que vem com o empresário disposto a assumir o hospital, para avaliar possibilidades de saneamento.

Eis a questão. Especialistas consultados por esta redação disseram considerar emblemático o futuro da Santa Casa e destacaram: primeiro, a entidade precisaria ser de fato filantrópica para pleitear o certificado e conseguir ter acesso às verbas federais. Segundo, não dá para buscar outras ajudas enquanto a estrutura continuar se afundando em dívidas a despeito do enriquecimento de meia dúzia de pessoas. Logo, ou a irmandade da Santa Casa implanta procedimentos radicais de saneamento financeiro e conjuntural ou todos sairão perdendo, principalmente, o povo de Itapira.

Reunião de trabalho. Nesta semana, o prefeito Paganini reuniu secretários e diretores de pastas para tratar de assuntos referentes aos projetos que vem sendo executado por cada secretaria. Paganini cobrou ações, agilidade e mostrou-se inteirado de tudo o que ocorre em cada setor. Teve até secretario que ficou meio perdido, sem saber responder alguns questionamentos.

Entrosamento. Desde que assumiu, Paganini vem se empenhando na tarefa de aumentar a produtividade da máquina administrativa. Sabe que é comum os departamentos não se comunicarem entre si, levando, muitas vezes, os contribuintes a perderem tempo circulando pelas salas, com chefe jogando a responsabilidade sobre outro chefe, quando um simples telefonema poderia resolver e acelerar a solução. Tá nos planos o ataque no projeto: “falemos a mesma língua e facilitemos a vida do contribuinte.”

Em busca dos louros. Mas o prefeito sabe, também, que apesar do bom trabalho executado por seus secretários e diretores, ainda impera, numas mais, noutras um pouco menos, certa dose de competição. É quando o secretário tenta chamar para si todos os louros, mesmo tendo outras secretarias envolvidas.

Fortalecer o time. Foi o caso do megaevento deste sábado, Criança no Parque, que apesar do envolvimento direto das secretarias da educação, saúde, promoção social, esportes e lazer, agricultura, defesa social, obras, serviços públicos e administração, todas as benesses estavam sendo carregadas, até então, para a Secretaria da Cultura. Felizmente, todos passaram por cima e se dedicaram para o sucesso do evento. Vários, no entanto, entendem que o espirito de time deve prevalecer, pois o sucesso do governo depende de todo mundo.

Dia carregado. Paganini, neste sábado, relembrou os tempos da campanha eleitoral. Acordou no horário costumeiro, seis horas estava na rua. Às 8h30min se apresentou no Parque. As 11h recebeu um grupo de empresários locais para discutir ampliação das atividades. Ao meio dia foi a vez dos representantes da Santa Casa. Voltou para o Parque, acompanhou as apresentações e às 16 h foi para o Bairro dos Prados para participar das atividades religiosas de N. S. Aparecida. Terminou a tarde no Humberto Passarela com a distribuição de presentes. À noite prestigiou o Encontro de Corais, na Igreja Matriz de Santo Antonio. Ufa!

Não para, não para... Na quinta-feira, 10, o governador Geraldo Alckmin e o secretário Herman Voorwald assinaram com 76 prefeituras do interior de São Paulo convênios para criação de uma Creche Escola em cada município. Itapira era uma das cidades beneficiadas graças ao empenho do deputado Barros Munhoz, em atenção à solicitação do prefeito Paganini e da população. A primeira unidade autorizada de Itapira é a do bairro José Tonolli. A creche contará sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia e demais dependências.  Munhoz já viabilizou outras três: Barão Ataliba Nogueira, Cubatão e Humberto Carlos Passarella.

Olho gordo. Durante o evento no Palácio do Governo, o deputado Barros Munhoz foi assediado por muitos prefeitos paulistas. O alvoroço foi tanto que chegou a criar certa ciumeira em outros colegas parlamentares, tamanha a desenvoltura com que Munhoz percorre os corredores palacianos.

Peça chave. A Alesp aprovou esta semana o Projeto de Lei Complementar que altera e acrescenta dispositivos no Plano de Cargos e Carreiras dos servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, fruto de muita luta da categoria que motivou nos últimos anos três grandes greves. O líder Barros Munhoz, abraçou a luta e pavimentou a tramitação vitoriosa na casa.

Bem na fita com os professores. A ALESP aprovou, nesta terça-feira, 8, o Projeto de Lei Complementar 34/2013, proposto pelo Governo Estadual, mas que contou com a atuação firme e coerente do deputado Barros Munhoz, que trata das contratações temporárias de professores. A partir da sanção governamental e até 2016, o intervalo que o temporário tinha que aguardar para ser novamente contratado recuou de 200 para 40 dias. Os professores da “categoria F” não mais participarão da provinha. O processo seletivo para os professores da “categoria O” que já estão na rede passa a ser classificatório e não mais eliminatório.

Racionalização. Agora que aprendeu o caminho, Carlão Jamarino voltará à capital federal na próxima semana, levando consigo várias emendas aos pro­jetos. Carlão se reunirá com diversos deputados para fechar as emendas parlamentares para Itapira. Paganini, através do deputado Barros Munhoz, já deu o pontapé inicial. Agora, caberá ao supercarlão a tarefa de cuidar do meio de campo.

Dor de cabeça. Nesta semana, uma denúncia de negligência em atendimento no HM agitou o governo municipal: um paciente depois de passar por uma cirurgia em um dedo do pé precisou sofrer amputação de 80%. Inconformada, a família se manifestou e o caso deverá parar na justiça.

Tudo pago. Itapira parece ter ganhado, inesperadamente, um novo plano de saúde que deverá dar cobertura a qualquer situação que coloque em dúvida o trabalho do HM, principalmente na área de ortopedia. Segundo consta, apesar do paciente ter recebido toda atenção da Secretaria da Saúde, a família teria optado por se transferir para a Santa Casa onde lá receberia a gratuidade dos serviços médicos prestados.

Dilma venceria no 1º turno... A pesquisa Datafolha publicada neste sábado conseguiu a façanha de agradar todos os declarados candidatos ao Palácio do Planalto na eleição do ano que vêm: Eduardo Campos viu dobrar as intenções de voto, Dilma confirmou a projeção de que se a eleição fosse hoje, venceria no primeiro turno e, finalmente, Aécio subiu para o segundo posto.

...mas nada está decidido. Tem muita água para correr embaixo da ponte. Quando Marina aparece como candidata, Aécio volta para o terceiro e Dilma não liquida a fatura no primeiro turno. Para piorar o lado de Aécio, Serra ainda mostra-se competitivo. Um dado mais do que interessante desta pesquisa é a distribuição dos votos de Marina quando ela não aparece como candidata a presidente: Dilma e Eduardo herdam 7%, cada um, e Aécio, 8%.

Por outro lado, Serra, apesar de ser quase tão conhecido como Dilma, tem o mais alto índice de rejeição, 36%. Aécio ainda não é conhecido por quase um quarto do eleitorado. Os peessedebistas favoráveis a Aécio dizem que com a ajuda da estrutura do PSDB, governadores e prefeitos de cidades importantes colocarão o senador mineiro no segundo turno, independentemente do nome do PSB que venha a ocupar a cabeceira da chapa.

 

 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1812 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções